WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

terça-feira, 31 de maio de 2011

“A minha alma engrandece ao Senhor” – 31/05/11

1ª Leitura – Sofonias 3, 14-18
Salmo – Is 12
Evangelho – Lucas 1, 39-56

            Hoje nós recordamos e louvamos a visita de Maria à sua prima Isabel, após ter recebido a visita do anjo Gabriel e aceitado a missão de ser a mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo.
            Na primeira leitura a perícope é tirada do livro profético de Sofonias (cujo nome significa “Deus escondeu”) pregações tidas no reino de Judá entre 640 a.C. a 625 a.C., cronologicamente entre os profetas Isaías e Jeremias. O Reino de Judá, era caracterizado por alguma desorientação religiosa provocada pelos reinados ímpios e violentos de Manassés e Amon e pelo fato de parte do seu território ter estado dominado pela Assíria depois da invasão de Senaquerib. Manassés terá mesmo chegado a dar proteção oficial a artes mágicas e encantadores e a mandar construir altares para adoração do sol, lua, estrelas e signos do zodíaco. Na sua pregação, Sofonias dirige ataques não apenas às modas e cultos trazidas pelos invasores estrangeiros, mas também aos poderosos que aceitam e até mesmo protegem esses costumes.
O seu livro bíblico divide-se em quatro partes: O Dia do Senhor em Judá; Ameaças Contra as Nações; Contra Jerusalém, Promessas a Israel. Sofonias dá esperança ao povo de Israel pois profetiza que Deus olha por seu povo e a ele enviará a salvação.
            Assim, somos guiados ao evangelho de Lucas. Lucas foi um médico grego, viveu na cidade de Antioquia, Síria antiga. Padroeiro dos pintores, médicos e curandeiros. Alguns afirmam que Lucas pertenceu ao grupo de setenta discípulos do qual Jesus enviou para pregação, mas conforme a tradição, não foi testemunha ocular dos acontecimentos. Há outros grupos que defendem que ele queria conhecê-lo. O certo que foi amigo de Paulo e acompanhou até o seu martírio, Lucas é mencionado somente três vezes pelo seu nome no N.T. (Cl 4.14 - 2 Tm 4.11 - Fm 24). Também foi o primeiro iconógrafo, teria pintado a Virgem Maria, Pedro e Paulo. Lucas, em seu evangelho acatado Mariano, recorda o encontro de Maria com Isabel, nos mostra um pouco do que deve ser um encontro de verdadeiro amor entre duas pessoas. Por um lado, vemos Maria, que vai ao encontro de Isabel assim que sabe da sua situação, vai para servir, fazer com que seu amor se transforme em gesto concreto. Quando encontra Isabel, a saúda, pois valoriza aquele momento de encontro e também a pessoa com quem se encontra. Por outro lado, vemos Isabel que, ao ver sua prima, exalta imediatamente todos os seus valores como mãe do seu Senhor, assim como as suas virtudes. E este encontro termina com um cântico de exaltação ao amor de Deus.
            Em nossa vida profissional, como encaramos os nossos encontros com nossos clientes? Avaliamos como martírio? Maria após assumir uma sublime missão, se propôs a ir ao encontro de Isabel, sua prima, ao saber que ela estava grávida e já com idade avançada, para poder ajudá-la.
            Pensemos nisso.
            Desejo a todos um feliz dia na paz do Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário