WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Não julgue, ajude – 20/06/11

1ª Leitura – Gênesis 12, 1-9
Salmo – 32(33)
Evangelho – Mateus 7, 1-5 

            Vemos no livro de Gênises que Abrão, descendente da nona geração de Sem, o qual foi um dos filhos do patriarca Noé que tinha sobrevivido às águas do dilúvio. Abrão o precursor da fé, aquele que acreditou num único Deus, o verdadeiro Senhor, criador de tudo o que desfrutamos na terra e gerou uma herança divina a seu povo, desenvolveu as três das maiores vertentes religiosas da humanidade: o judaísmo, o cristianismo e o islamismo. Aos seus 75 anos, por ordem de seu Deus, pegou todas as suas coisas, sua família e seus escravos e foi para a terra prometida. O livro não narra dúvidas, mas obediência e fé.
            Ser obediente à vontade de Deus, é poder externar o amor com seu irmão, por isso no evangelho de hoje, Jesus, Senhor e nosso Mestre, nos adverte: o amor que precisamos ter com o próximo repudia qualquer forma de pecado e não o pecador. Não cabe a nós julgamos os eleitos para a salvação, porque não temos capacidade suficiente para reconhecer nossos próprios erros – “Por que observas o cisco no olho do teu irmão e não presta atenção no teu próprio olho?” Muitas vezes julgamos superiores àqueles que cometem um delito, mas não reconhecemos nossas faltas, achando que somos o senhores da razão. A difícil tarefa de julgar deixemos para Deus, cabe a nós evitarmos o pecado e convivermos como irmãos. É importante ressaltar novamente que conviver em harmonia é também dizer não, é se mostrar incomodado quando algo não está do nosso agrado. Conviver não significa investir numa fantasia com máscara de palhaço com objetivo de alegrar aqueles que estão ao nosso redor, mas tentar diariamente, ser transparente.
            Neste novo início de semana, comercialmente curta, por causa do feriado de quinta-feira (Corpus Christi) somos convidados a não enfrentarmos o mercado sem planejamento, para que não julguemos: seja um cliente, um concorrente, um companheiro, uma situação, ou seja, qualquer ação que tenhamos que tomar, precisamos conhecer, refletir, analisar por diversos ângulos antes de manifestarmos. É imprescindível usarmos uma ferramenta utilizada para planejamento e implementação de soluções, esta é elaborada em resposta as sete questões, a ferramenta se chama 5W+2H, que irei discorrer a partir de amanhã.  Alerto que numa semana como esta, tomemos o cuidado de não atrapalharmos o cliente, porque a semana é curta para ele também.
            Sem mais, fiquem com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário