WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Chamados a evangelizar – 06/07/11

José sendo vendido a Putifar, no Egito.
1ª Leitura – Gênesis 41, 55-57; 42, 5-7.17-24
Salmo – 32(33)
Evangelho – Mateus 10, 1-7 

            A primeira leitura conta-nos a compaixão de José com seus irmãos. José, filho de Jacó, que fora vendido por seus irmãos aos ismaelitas, por inveja. José tinha 17 anos de idade. Levado ao Egito, José foi vendido a Putifar, eunuco do Faraó e comandante dos guardas. Sendo belo, José foi sediado pela mulher de seu senhor, do qual recusou o relacionamento. Revoltada, a mulher levanta falso testemunho contra José, levando-o a prisão. Na prisão José revela os sonhos dos oficiais do Faraó e ganha a sua confiança, ficando responsável por todos os prisioneiros. Deus não abandonara José, porque ele nunca malquisera a Deus. Ao revelar o sonho do Faraó, este lhe concede toda confiança. Abaixo do Faraó está José, mas nada poderia fazer sem autorização de José. O Faraó oferece a filha de Putifar como esposa, e com ela José teve seus filhos.
Depois de sete anos de fartura, revelado por José conforme os sonhos do Faraó, ele conseguiu estocar incontável quantidade de grãos, pois também, havia profetizado sete anos de fome. Não só os egípcios procuravam José em razão do alimento, mas povos de outras nações. Nessa ocasião seus irmãos foram até o Egito para comprar trigo. José os reconhece, mas eles não reconheceram a ele e, deixa-os três dias na prisão. José tem compaixão de seus irmãos, dá-lhe o que necessitam impondo a condição de apresentar o irmão mais novo, que ficara com Jacó, seu pai, em Canaã.
No Evangelho Jesus determina aos doze discípulos a missão de evangelizar e expulsar os espíritos maus, curando todo tipo de doença e enfermidade. Recomenda que primeiro procurem o povo de Israel, da qual Deus depositou sua graça, mesmo sendo infiéis às suas determinações.
Vemos diante das leituras de hoje que Deus confia a nós a missão, tendo consciência que somos cabeça-duras e infiéis.
Como José, na primeira leitura, com tudo o que passou nunca perdeu a confiança em Deus, mesmo podendo, não se utilizou de vingança com seus irmãos e, no fim, teve a sua recompensa. No evangelho, Jesus poderia fazer tudo sozinho, mas ao confiar em seus seguidores, mostra-nos que Deus não quer o mais rico, o mais inteligente, o mais esperto. Deus quer o mais fiel, o mais obediente, o mais ponderado, o mais humilde de coração, o mais perseverante. A nós é confiada a missão de evangelizar e curar, acredite e viva essa verdade.
Por hoje, para nós profissionais de relacionamento comercial, reflitamos os adjetivos das pessoas pertencentes ao reino do Pai, esses devem ser nossos objetivos primários, do que resto ganharemos em consequência.
A todos, um bom dia na Paz de Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário