WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

O Principal – 11/07/11

Escravidão no Egito

1ª Leitura – Êxodo 1, 8-14.22
Salmo – 123(124)
Evangelho – Mateus 10, 34 – 11, 1 

            O livro do Êxodo irá narrar a libertação do povo frente a escravidão no Egito e sua peregrinação no deserto, estando dividido em três partes, sendo: I. A libertação do Egito; II. A caminhada no deserto; III. A aliança no Sinai.
            Hoje é narrado a ação do novo rei do Egito em relação ao povo de Israel. Vendo que ele crescia demasiadamente e, em caso de guerra poderia unir-se ao inimigo antes de partir, impôs inspetores nas obras de construções, impondo-lhes a fazer os piores serviços, aqueles destinados aos escravos e prisioneiros de guerra. Mas não adiantava, pois o povo, mesmo com trabalho amargo e pesado não deixava de crescer. Ordenou então o faraó que as parteiras matassem todas as crianças do sexo masculino que nascessem, mas devido não terem obedecido, mandou que fossem lançadas no rio Nilo.  Assim termina o capítulo primeiro, que é uma preparação para continuidade da história da libertação do povo de Israel.
            No evangelho Jesus chama a nossa atenção ao instruir os seus discípulos. Não há amor maior que não seja ao Pai que estás no céu, e dá exemplos: quem recebe um profeta, por ser profeta receberá a recompensa de profeta, assim também com aquele que receber o justo, terá a recompensa do justo, mas aquele que O receber, colocando-O como prioridade em sua vida, terá a recompensa eterna. Não é verdadeiro o amor do pai, da mãe e, mesmo do filho, se estes não amarem a Deus acima de tudo e de todos. Por isso somos convidados a tomar sua cruz e segui-lo, honrá-lo através de nossas palavras e ações.
            Iniciemos a semana sabendo distinguir o que é prioritário. Não desmerecendo ninguém mais coordenando adequadamente o que necessita ser feito inicialmente, priorizando e identificando o que é, ou quem é o principal.
            Desejo a todos um bom dia na paz do Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário