WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Semear – 20/07/11

Deus oferece o maná no deserto ao povo de Israel.
1ª Leitura Êxodo 16, 1-5.9-15
Salmo – 77(78)
Evangelho – Mateus 13, 1-9 

            O povo de Israel está no deserto a caminho da terra prometida, como diz a primeira leitura. Devido a falta de alimento reclamam a Moisés e Aarão.O povo se arrepende novamente de terem saído do Egito, não se importando que lá, eram escravos. Sensível com as necessidades de seu povo “o Senhor, falou, então, a Moisés, dizendo: Ao anoitecer, comereis carne, e pela manhã vos fartareis de pão. Assim sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus” (Ex 16, 12). Ao anoitecer o acampamento foi invadido por codornizes e, pela manhã, após a evaporação do orvalho, apareceu no deserto na superfície uma coisa miúda, em forma de grãos.
            Já no Evangelho, o evangelista Mateus narra que estando Jesus sentado às margens do mar da Galileia, o povo se punha de pé na praia a ouvi-lo. Jesus conta a parábola do semeador. As sementes caíram em quatro diferentes terrenos: no meio do caminho, onde os pássaros as comeram; no chão pedregoso, as sementes brotaram, mas por ter pouca terra, as raízes não eram profundas e o sol as queimou; outras caíram em um terreno cheio de espinhos, as plantas nasceram mas foram sufocas e morreram e, por fim, as últimas sementes caíram em terra boa, estas “produziram à base de cem, de sessenta e de trinta frutos por semente” (Mt 13, 8).
            Como não temos o poder de prever e ler o nosso futuro, graças a Deus, muitas vezes nos colocamos como o povo de Israel, povo duro de coração, infiel a aliança. Deixamos de crer nos desígnios do Pai. Se estamos trabalhando no sentido de atingir nossos objetivos, nos corrigindo, observando o mercado, sendo útil ao nosso cliente, atendendo às suas expectativas, isso tudo, não deveria ser motivador para acreditarmos nas bênçãos de Deus? Para acreditarmos que não pereceremos no meio do caminho? Deus não é infiel ao compromisso de Amor com seu povo - para conosco. Ele é o semeador e, nossa mente e nosso coração é o campo a ser semeado. Quem prepara, decide, para receber essa semente de Amor, somos nós mesmos. Cada um organiza o seu campo de acordo com sua fé. É o Ágape, é a ação de Deus a nosso favor, Ele é o Senhor do impossível, nunca deixará de semear em nosso coração, aguardando, como Pai, que estejamos preparados para florir em seu Reino de Amor.
            Quando Jesus ora ao Pai: “Grande é a messe, mas poucos são os operários. Rogai ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe” (Lc 10, 2). Acredito que somos convidados a participar desse plantio no mundo. Nós, através de nosso trabalho, vendemos sonhos, realizações. Tudo começa por uma necessidade, cabe a nós, vendedores, descobri-las e supri-las no seu todo. E se, não o fizermos com amor, com técnica, com vontade, certamente não atingiremos a satisfação de nosso cliente, podendo até perdê-lo.
            Desejo a todos, força, perseverança e fé, com as bênçãos de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário