WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Vontade do Pai – 19/07/11

Travessia do Mar Vermelho
1ª Leitura – Êxodo 14, 21 – 15, 1
Salmo – Ex 15
Evangelho -  Mateus 12, 46-50 

            No livro de Êxodo, após a fuga do povo israelita do Egito, são perseguidos pelo exército egípcio por ordem do faraó, como vimos ontem. Hoje o povo é salvo ao atravessar o Mar Vermelho. Deus ordena a Moises levantar as mãos e um vento leste muito forte fez as águas se dividirem possibilitando a passagem do povo sem molharem os seus pés. Os egípcios puseram-se a segui-los, mas no meio do trajeto Deus “bloqueou as rodas dos seus carros, de modo que só a muito custo podiam avançar” (Ex 14, 25a). O Senhor ordenou a Moisés novamente a estender as mãos sobre o mar, para que as águas voltassem contra o exército egípcio e, “Israel viu os egípcios mortos nas praias do mar e a mão poderosa do Senhor agir contra eles” (Ex 14, 30b-31a).
            Jesus Cristo, no evangelho de hoje, é questionado sobre sua família, do qual afirma que a sua mãe, seu irmão é todo aquele que faz a vontade de Deus.
            Iniciemos o que Jesus nos afirma, recordando sobre o primeiro mandamento: “Amarás o Senhor teu Deus de todo teu coração, de toda tua alma e de todo teu espírito” (Mt 22, 37), ou seja,  a primeira condição para participarmos do reino de Deus não é a consanguinidade mas, a submissão à sua vontade. Como nos ensina Santo Agostinho: quem ama, tudo pode. Quem ama pertence ao reino de Deus, porque realiza a vontade do Pai. Jesus nesta perícope não é radical conosco, mostra-nos o caminho da verdade, daquele que quer a salvação e não a condenação. Assim, também, é no Antigo Testamento. O mar significa:lugar onde se luta; lutas, dificuldades; inquietações. Por isso podemos interpretar o mar como sendo nossa vida. Suas ondas são os momentos difíceis que enfrentamos, uns com maior dificuldade, outros com menos dificuldades e ainda há aqueles que não conseguem encarar. Aquele que está submisso à vontade do Pai experimenta na sua vida algumas intervenções divinas, fazendo com que consigamos atravessar esses momentos sem “molharmos o pé”, ao contrário dos auto-suficientes que chegam a ficar atolados devido a sua ignorância e prepotência.
            Profissionalmente, além de colocarmos á disposição da vontade de Deus, devemos estar abertos a aprendermos com nossos concorrentes, observando as ações deles no mercado, reconhecendo que temos muito que aprender e nos colocando a favor desta condição. Observar significa: olhar atentamente, ver, examinar, espiar, espreitar. Quem sabe observar aprende e aquele que aprende aplica o que compreendeu em sua vida.
            Com muito amor desejo a todos um feliz e abençoado dia na paz do Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário