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segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Observância aos mandamentos – 15/08/11

1ª Leitura – Juízes 2, 11-19
Salmo – 105(106)
Evangelho – Mateus 19, 16-22 

            Nos diz a primeira leitura sobre a infidelidade do povo de Israel, que deixaram de seguir o verdadeiro Deus e adoraram a Baal e Astarte, em consequência a isso, tudo o que eles faziam a mão do Senhor estava contrário. Os descendentes dos filhos de Israel atraíam para si salteadores, que os saqueavam e os vendiam aos inimigos que habitavam nas redondezas. Mas o Senhor sempre atende ao pedido dos aflitos e manda-lhes juízes para reconduzi-los ao caminho da salvação, mas quando estes morriam, “voltavam a cair e portavam-se pior que seus pais, seguindo outros deuses, servindo-os e adorando-os”. (Jz 2, 19)
            No Evangelho que hoje refletimos, Jesus coloca a prova ao jovem rico. O jovem questiona querendo saber o que ele deveria fazer para conquistar a vida eterna. Jesus coloca a ele a observância dos mandamentos. Tranquilo o jovem diz que vem fazendo isso, o que lhe falta? Jesus o desafia dizendo: “Se tu queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me”. (Mt 19, 21)
            Nas leituras de hoje podemos avaliar como se encontra a nossa fidelidade ao Pai, a Jesus. O que damos como prioridade em nossa vida? Somos capazes de trocar a observância dos mandamentos por prazeres finitos da vida terrena? Somos capazes de fazermos algo a mais para aproximarmos do caminho da salvação? Recorremos somente a Deus nos momentos de desesperos e angústias? Reflita.
            Retrato os ensinamentos de hoje frente ao nosso interesse em querer atender o cliente. Fazemos somente o básico para satisfazê-lo de suas necessidades? Ou procuramos surpreendê-lo superando suas expectativas? Para alcançar esse intuito precisamos conhecê-lo melhor. Não somente o que fabrica, e como fabrica. Partamos do princípio que o relacionamento sempre é entre pessoas, nós representamos um empresa, como aquele que atendemos, também. A superação está em obter a confiança de quem nos relacionamos e assim podermos agir sem conflitar com seus conceitos. É a cada visita, a cada contato, explorando o que o seu cliente pensa, no que ele acredita, no que ele espera. Caso os conceitos dele transgridam as normas sociais, lógico que não poderemos compartilhar, mas temos o dever, de persuadi-lo a mudar, com paciência e boa conduta. Por exemplo: tive cliente que gostava de ir às casas noturnas, para a balada. Não preciso acompanhá-lo, mas, fazia questão em lhe falar que tinha um relacionamento estável e de confiança, não iria me sentir bem nesse ambiente. Não sei se ele mudou, mas por enquanto mantivemos contato, nunca fui substituído por esse motivo.
            A todos desejo um feliz e abençoado dia na paz de Jesus Cristo.

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