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sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Respeito ao próximo – 19/08/11

Noemi e Rute
1ª leitura – Rute 1, 1.3-6.14-16.22
Salmo – 145(146)
Evangelho – 22, 34-40 

            Na primeira leitura de hoje, narra a bondade de Rute, nora de Noemi. No tempo em que os juízes governavam, devido a fome instalada, Elimelec, com sua esposa e dois filhos mudaram para os campos de Moab. Lá ele morreu. Noemi, criou os dois filhos, que se casaram, um com Orfa e outro com Rute. E, ali permaceram dez anos. Maalon e Quelion, filhos de Noemi, também morreram. Então Noemi decidiu voltar do campo de Moab às terras de Belém, Orfa, viúva e no seu direito, voltou junto a seus familiares, já Rute decidiu cuidar de sua sogra, “para onde fores irei contigo, onde pousares, lá pousarei eu também” (Rt 1, 16). Assim, Rute, a moabita, regressou junto com sua sogra, fazendo de povo dela o seu povo, do Deus dela o seu Deus.
            No Evangelho, os fariseus souberam que Jesus havia calado os saduceus, então provocando perguntaram qual era o maior mandamento. Jesus respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’. (Mt 22, 37-39).
            Refletindo as duas leituras de hoje chegamos a conclusão: quem não ama a Deus não tem capacidade de amar a si próprio, e com isso, qualquer manifestação ao próximo é falsa, mentirosa. Torna-se uma pessoa mesquinha, egoísta e escrava das riquezas humanas. Esquece que aqui na terra não levamos nada e, principalmente, o tempo de nossa passagem é desconhecido. “É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã” (Compositor: Dado Villa-lobos / Renato Russo/ Marcelo Bonfá). Muitos já falaram sobre o assunto, muitos já ensinaram o que Jesus ensionou, mas, "Há os quase cegos, pois só enxergam o que querem ver. Há os quase surdos, porque só ouvem a sua própria voz." (Valmor Vieira)
            Por isso é necessário ser repetitivo, nós profissionais do relacionamento comercial, nunca nos esqueçamos dos 4 “As”: 1ºA= Abordagem – comece o respeito com as pessoas que estão na portaria, é sua fonte de informações, sua porta de entrada. Seja gentil, inclusive com os responsáveis de manter o ambiente higienizado. 2º A= Apresentação – vista-se de acordo com o que representa, respeitando o cliente. Há lugares que é imprescindível estar de terno, há lugares que somente o social é o suficiente. Mas esteja limpo, roupas passadas, nunca mascando chicletes, fumando ou mal hálito. 3º A= Atendimento – deixe o cliente comunicar sua necessidade, diz o ditado que temos duas orelhas é para ouvirmos mais do que falamos. Faça feedback, nunca deixe de retornar uma solicitação do cliente, anote sua agenda, não chegue atraso aos compromissos. 4º A= Agradecimento – nunca deixe de agradecer. Agradeça a recepcionista que te atendeu, agradeça o faxineiro que o socorreu, agradeça ao cliente pela oportunidade de poder oferecer o seu serviço ou produto. Enfim, fidelize o seu cliente.
            A todos, desejo um feliz dia e um bom fim de semana com a benção de Nosso Senhor Jesus Cristo.

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