WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

A messe é grande – 18/10/11


1ª Leitura - 2
º - Timóteo 4, 10-17
Salmo – 144(145)
Evangelho – Lucas, 10, 1-9

            Hoje relembramos, agradecendo a passagem do evangelista e autor do livro dos Atos dos Apóstolos o discípulo Lucas, que acompanhou Paulo em suas viagens. Exerceu a profissão de médico, evangelista do amor e misericórdia divina, apresenta Jesus como amigo dos pobres e defensor das mulheres. No livro dos Atos nos mostra a Igreja traçando seu caminho perseverante na caridade fraterna, na fração do pão e na oração, conforme os ensinamentos dos apóstolos.
            Na primeira leitura Paulo é abandonado por alguns, narra sua decepção, porque perdeu-os para os prazeres do mundo. Afirma que Lucas ficou ao seu lado. No momento de se defender no sinédrio se tornou forte porque o Senhor o fez forte. Cronologicamente é a última carta de Paulo.
            No evangelho refletido de hoje Lucas conta que Jesus escolheu outros setenta e dois discípulos e mandou-os, dois a dois, para levar a boa nova. Recomendou que não levassem nada, e em cada casa que chegassem saudassem: “A paz esteja nesta casa!” (Lc 10, 5) Afirmou se ali mora alguém de paz a paz permanecerá nessa casa, caso contrário, retornará a eles. Jesus evoca que a messe é grande, poucos são os operários. Jesus mandou-os para anunciar que o Reino de Deus está próximo.
            Se pararmos para analisar, reconhecemos como somos dependentes da Palavra. Ela nos traz a paz, esperança de justiça, de um mundo melhor. O que seria de nós se tivéssemos somente o poder conforme as vontades da humanidade? Será que estaríamos ainda vivos? Como nos mostra a história, o homem se corrompe pelo poder, a ganância aniquila a dignidade humana. Quantas pessoas, nossos irmãos, morrem por falta de assistência, do apoio que deveria ser dado pelo poder público. Todo o dinheiro extraviado, aquele que deveria ser aplicado em favor da comunidade, reflete na morte de infelizes. Somos tão fracos que para saciar o seu prazer, a sua paixão, até o rei Davi se corrompeu, mandou Urias à morte na guerra. Mas a Palavra nos traz esperança, que pessoas de bem, fortes no amor, presos e compromissados com desígnios do Pai interferirão na vida, obstruirão a destruição do homem e da mulher. Ainda é real: a messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita” (Lc 10, 2).
            A todos desejo um dia abençoado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário