WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Ser luz – 31/10/11


1ª Leitura – Romanos 11, 29-36
Salmo – 68(69)
Evangelho – Lucas 14, 12-14

            Paulo neste trecho da carta ressalta que o povo está salvo diante da misericórdia e da aliança de Deus firmada com os antepassados. Essa misericórdia não tem distinção, é para todos, menos para os soberbos que se mantiverem incrédulos. “Como são inescrutáveis os seus juízos e impenetráveis os seus caminhos” (Rm 11, 33). Fazendo referência á Escritura, retirando do livro de Isaías questiona quem tem conhecimento para entender os pensamentos de Deus, quem é o seu conselheiro? Deus nos dá o dom de graça, “porque tudo é dele, por ele e para ele. A ele, a glória para sempre” (Rm 11, 36).
            Jesus no Evangelho de hoje ensina os chefes dos fariseus que o convidou para um banquete, quando forem dar um almoço ou um jantar, não convide os parentes, ou pessoas ricas financeiramente, com a certeza que eles podem retribuir. Mas, convidai para a festa os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. Deste modo será feliz, porque estes não poderão retribuir. “Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos” (Lc 14, 14).
            Estamos sendo convidados, neste início de semana e último dia do mês de outubro, a  sermos um sinal, uma luz no meio de nossa comunidade. Como a misericórdia de Deus não enfrenta a discriminação, o preconceito, devemos também, fazer o bem sem aguardarmos algo em troca, sem esperarmos uma recompensa. Conheço algumas pessoas, os respeito pela coragem e disponibilidade, sem interesse num retorno, anualmente criam movimentos para arrecadação de alimentos, brinquedos e materiais de higiene e, sem propaganda nenhuma, ofertam buscando ajudar os asilos e orfanatos da região. O que será que esperam? Na verdade, a única coisa que alcançam é a alegria espiritual, pois muitas vezes as pessoas que recebem nem os conhece.
            Justamente essa luz que precisamos ser no nosso dia, aproveitar as pequenas oportunidades para fazer o bem, inclusive evitando falar mal de alguém, fazendo fofoca. Se dispuser sem esperar se haverá recompensa. Vemos nossa sociedade o quanto está corroída, principalmente na política – quase nada é feito sem que se possa vislumbrar um retorno. Há milênios de anos somos chamados à mudança através das Escrituras, a conversão depende de nossa única e exclusiva vontade.
            Desejo a todos um feliz e abençoado dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário