WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Predestinados ao amor – 08/12/11


1ª Leitura – Gênesis, 3, 9-15.20
Salmo – 97(98)
2ª Leitura – Efésios 1, 3-6.11-12
Evangelho – Lucas 1, 26-38

No livro de Gênesis traz a passagem em que Deus procura por Adão no jardim do Éden e este se esconde, porque reconhecia que estava nu. Deus compreendeu que ele havia comido da fruta que havia proibido. Adão imediatamente indagou que a mulher havia oferecido a fruta, a qual, acusou a serpente que a enganou e a fez comer. Assim, Deus amaldiçoou a serpente, desde então Adão chama a mulher de Eva, porque ela é mãe de todos os viventes.

Na segunda leitura Paulo indaga que somos abençoados pelo Espírito Santo em razão de nossa união com Cristo Jesus. Somos escolhidos antes de nossa conceção* para que sejamos santos. Deus nos escolheu, nos predestinou para sermos os seus filhos adotivos pelo amor de Jesus, fazemos parte de seu projeto, estamos sob a sua decisão e vontade, para sermos o louvor em sua glória.

O evangelista Lucas narra a visita do anjo Gabriel fez a Maria, uma jovem, imaculada. Inicialmente pede que não tenha medo, porque é um enviado do Senhor e, ela, havia encontrado graça diante de Deus. Profetizou que conceberia um Filho, do qual chamaria de Jesus, a ele será dado o poder e toda a honra, será concedido o trono do seu pai Davi. Maria, surpresa alegou não poder gerar uma criança, pois não conhecerá nenhum homem. “O anjo respondeu: ‘O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus’” (Lc 1, 35). Numa demonstração de fé, de confiança em Deus, “Maria, então, disse: ‘Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua Palavra!’” (Lc 1, 38).

Através da mulher, Eva, fomos manchados pelo pecado, e pela mulher, Maria, imaculada, trouxe-nos a redenção. Na alegórica história do livro de Gênesis é narrado que por nossa iniciativa nos manchamos, pecamos. Mas, Paulo em sua carta a Efésios nos ensina que somos predestinados ao amor de Deus, porque somos escolhidos e pertencemos à sua família, como filhos adotivos. Deus se fez menino, através da virgem Maria. Deus se colocou sob a lei, para que nós, que estamos sob a lei, pudéssemos nos render ao seu amor.

A Igreja católica apostólica romana desde 8 de dezembro de 1476, através do Papa Sisto IV, foi introduzido a festa universal à Imaculada Conceição e, foi solenemente definida como dogma pelo Papa Pio IX em sua bula Ineffabilis Deus.

Dogma é uma certeza indiscutível, temos fé e a atestamos, não há dúvidas. Porque Imaculada Conceição? Imaculada devido não ter a mancha (em latim “mácula”) do pecado. Maria foi predestinada, reservada por Deus, foi o primeiro berço de nosso Salvador. Conceição, porque concebeu o menino, santo, Filho de Deus, sem pecado. Concebeu na graça divina, gerou e deu a luz à criança que assumiu o trono do rei Davi. A salvação nos foi dada gratuitamente, por isso somos predestinado ao seu reino, ao seu projeto de amor. Vemos um mundo cheio de maldade, infestado pelo pecado, só há uma maneira de combatê-lo, é cada um de nós amarmos o nosso próximo, o nosso irmão, fazermos a nossa parte neste projeto de salvação.

Reverenciamos e louvamos a Maria, mãe do Salvador, nossa Mãe, Imaculada Conceição.


Pela intercessão da Imaculada Conceição, desejo a todos um feliz e abençoado dia na paz de nosso Senhor Jesus Cristo e, parabéns Votorantim que comemora hoje 48 anos de emancipação política e administrativa, minha terra natal.

*conceção - conforme reforma ortográfica de 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário