WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Respeitar – 30/12/11


1ª Leitura – Eclesiástico 3, 3-7.14-17
Salmo – 127(128)
Evangelho – Lucas 2, 22-40

Nesta primeira leitura extraída do livro de Eclesiástico vem nos mostrar desde o século II aC como se deve constituir uma família, o pai é honrado por Deus através de seus filhos, confirmando-os através da autoridade da mãe. Ensina o respeito que precisamos ter aos nossos pais, desde a nossa infância até nossa velhice, sendo que, quando nossos pais já estiverem debilitados, cabe a nós a paciência e atenção – “a caridade feita a teu pai não será esquecida, mas servirá para reparar os teus pecados e, na justiça, será para tua edificação” (Eclo 3, 15-17).

A perícope de hoje refletida, começa com o que analisamos ontem e segue mais alguns capítulos. Depois que o ancião Simeão consagrou e agradeceu a Deus por ter-lhe dado oportunidade de ver a Salvação, através do Messias, o menino Jesus, a profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser, já aos oitenta e quatro anos, viúva, servia ao templo com jejuns e orações. Ana ao ver o menino começou a louvar e falar da libertação de Jerusalém. Com humildade, Maria e Jose, cumpriram tudo conforme a lei do Senhor, depois retornaram à Nazaré, cidade da Galileia. “O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele” (Lc 2, 40).

A pergunta que me fez refletir após ter lido as leituras do dia, fora: O que leva a manter uma família unida? Partindo de José e Maria, ambos se puseram sob as leis, ambos aceitaram participar do Projeto de Deus, respeitaram suas condições financeiras acreditando em seu Deus. José respeitou a situação de Maria e permaneceu ao seu lado e a protegeu, Maria também, respeitou a José, seu marido, e teve a singela compreensão de sua missão como mãe do salvador. Respeitar – a Sagrada Família, que comemoramos hoje, se respeitavam. Ter razão em certas situações independe se é o pai, se é a mãe ou o filho, o importante, é o que pede a primeira leitura, o pai seja honrado pelo filho, quer dizer, precisa escutá-lo, precisa reconhecer nele um ser único, com vontades próprias, que tem suas opiniões, das quais muitas podem beneficiar a união da família, mas o filho, mesmo com a razão, deve saber conversar com seus pais, dando-lhes a autoridade que pertence. Hoje, em nossos dias precisamos reaprender a conviver em família, precisamos pedir as bênçãos do Pai para que possamos nos respeitar.

Numa corporação o respeito é essencial para a convivência sadia entre os seus membros. Tudo o que ocorre dentro da mesma, tem que ser levado a conhecimento e aprovação da chefia. Isso não é ser capacho, é respeitar a autoridade instituída. Não respeitando a hierarquia, tal corporação, estará a beira do abismo. Em qualquer grupo, qualquer setor, deve-se imitar a família, o superior ouvindo seus subalternos, e os mesmos, sabendo se manifestar, respeitando as pessoas de acordo com suas funções. Por favor, ser educado é dever de todos para com todos, independentemente qual a responsabilidade que lhe é confiada dentro da empresa.

Hoje, é o último dia que escrevo neste ano. É bom termos um fim, assim podemos recomeçar tentando sermos melhores, dando-nos a oportunidade de corrigir aquilo que julgamos ter falhado.

A todos, na paz do Senhor Jesus, desejo um abençoado final de semana, boas e construtivas comemorações de final de ano. Rezo que as famílias estejam unidas e possamos reverter o crescimento do índice de violência instaurada em nossa sociedade. A todos feliz 2012, que Deus, em sua Santíssima Trindade, com a intercessão de nossa Senhora e honrado marido José, nos acompanhe e abençoe.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Sinal de Contradição – 29/12/11


1ª Leitura – 1 João 2, 3-11
Salmo – 95(96)
Evangelho – Lucas 2, 22-35

João evangelista em sua carta ensina-nos a não sermos hipócritas. Ele afirma que aquele que diz que conhece o amor de Deus e não guarda os seus mandamentos está mentindo, é falso. Aquele que diz que está na luz e não respeita o seu irmão, se engana, está nas trevas. “O que ama o seu irmão está na luz e não corre perigo de tropeçar” (1 Jo 2, 10), ao contrário daqueles que estão nas trevas, tem sua visão ofuscada.

Lucas narra em seu Evangelho a apresentação do menino Jesus ao templo após completarem-se os dias de purificação da mãe e do filho, conforme lei de Moisés. José e Maria, em respeito a lei, ofereceram o sacrifício. No templo aguardava um homem chamado Simeão, o Espírito Santo estava com ele e já havia anunciado que não morreria antes de ver o “Messias que vem Senhor” (Lc 2, 26). Ao ver o menino, tomou-o em seus braços e bendisse ao Senhor, porque sempre acreditou em suas promessas. Profetizou que essa criança será motivo de salvação ao povo de Israel e, sinal de contradição. “Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada transpassará a alma” (Lc 2, 35).

Deus com toda a sua onipotência, na segunda pessoa da Santíssima Trindade, se coloca sob as leis da humanidade. Respeita nossos preceitos e, acima de tudo, se faz pobre. Com isso deixa-nos claro que nada justifica uma maldade, o rancor perde sua razão, inexistem argumentos que o abonam. Para ser grande é necessário ser sério, compromissado. José e Maria foram convidados à missão, com todas as dificuldades, não se perderam no caminho, sempre, em oração, estavam em contato com o Pai. Jesus nasceu num estábulo e não perdeu sua dignidade. Contra nossos valores se mostra como sinal de contradição, porque é versus aos pecados por nós praticados, irá mostrar através de ações que o poder se dá àquele que serve, que perdoa, que se coloca a disposição do próximo.

Colocando um adendo a minha reflexão, quero oferecer esta minha oração e pedir a Deus, Pai misericordioso, receba a alma da Laís, filha dos meus primos Cássio e Márcia, que faleceu ontem num acidente de moto. A sua misericórdia traga conforto a seus pais que continuam em missão.


A todos desejo um feliz e abençoado dia na paz de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Messias.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

A Luz – 28/12/11


1ª Leitura – 1 João 1, 5 – 2, 2
Salmo – 123(124)
Evangelho – Mateus 2, 13-18

Nesta primeira leitura, João inspirado pelo Espírito Santo, como em tudo que escreveu e fez, catequiza-nos ao transmitir o que ouvira de Jesus: “Deus é luz e nele não há trevas” (1 Jo 1, 5). Explica que cabe a nós decidirmos por qual lado optaremos. Todo aquele que fala que está em comunhão com Deus e vive nas trevas, no pecado, está mentindo, não está guiado pela verdade. Fomos redimidos e purificados através do sangue de seu Filho. Quem diz que não peca, engana-se a si próprio. “Se reconhecemos nossos pecados, então Deus se mostra fiel e justo, para nos perdoar o pecado e nos purificar de toda a culpa” (1 Jo 1, 9). Se pecamos e reconhecemos, temos o nosso defensor, Jesus Cristo, o justo.

Neste trecho do Evangelho de Mateus vemos a matança ordenada por Herodes quando percebeu que foi enganado pelos três Reis Magos. Antes, José foi avisado em sonhos por um anjo do Senhor que fugisse com Maria e o Menino para o Egito, ficando lá até a morte de Herodes. Assim completou-se a profecia de Jeremias, referente a matança dos inocentes, todos os meninos abaixo de 2 anos de Belém e de todos os territórios vizinhos, dos quais, os soldados romanos deixaram mães a chorar por suas crianças.

Ficamos temerosos devido a grande violência narrada pelo Evangelho, num momento tão bonito em que vivemos, a oitava de natal. Mas serve para analisarmos o quanto é prejudicial ao homem e a mulher a arrogância, o ciúmes, o poder acima de todas as coisas. Tudo ocorreu em consequência do pecado que vive em nosso meio, mas, temos o outro lado, mais forte. Muitas vezes aos nossos olhos, parece que o bem é pequeno, não consegue sobressair sobre o mal e isso não é verdade. Completa João em sua primeira carta, que todo aquele que reconhece os seus pecados vive na luz, porque fomos redimidos pelo sangue de Jesus Cristo. Pede que vivamos conforme os mandamentos de Deus, sob sua luz, se nesta passagem não nos desviarmos teremos a vida eterna como recompensa. Todo o que acredita sabe que viverá no reino que Deus preparou para nós. João nos conforta afirmando que somos pecadores e sensíveis aos desvios, mas pede que há necessidade de reconhecermos essa nossa fraqueza, assim colocando-nos ao perdão divino. Vimos na história a intervenção de Deus, cumprindo assim a sua aliança. Não deixou o mal sobressair, livrou a santa família das mãos de Herodes para que os dias posteriores confirmassem o seu amor por seu povo.

Em nossa vida profissional, como a particular, temos que levar essa lição como base de trabalho – reconhecer os erros. Quando temos a capacidade de ver nossos erros, damos oportunidade a nós mesmos de recompor o trabalho, de fazê-lo de uma maneira diferente, melhorando-o.

Na paz do Senhor Jesus, desejo um feliz e abençoado dia.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Amar – 27/12/11


1ª Leitura – 1 João 1, 1-4
Salmo – 96(97)
Evangelho – João 20, 2-8

Hoje louvamos e agradecemos a Deus pelo seu filho João, o Evangelista, filho de Zebedeu, irmão de Tiago e discípulo de João Batista. Foi um dos primeiros a passar para o seguimento de Jesus, é o discípulo predileto, aquele que reclinou a cabeça no peito do Senhor. Na primeira leitura temos o prólogo da primeira carta, das três que temos conhecimento, do evangelista, testemunhando, que a Palavra se tornou vida, que o Pai se tornou visível, e sente a responsabilidade de anunciar para que todos entre em comunhão com Ele. “E a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho0, Jesus Cristo” (1Jo 1, 3).

Refletimos no Evangelho de hoje a perícope que narra a ressurreição do Senhor, João, mais novo que Pedro, ao serem comunicados que o corpo de Jesus não se encontrava no sepulcro por Maria Madalena, saíram correndo para confirmar. Ele chegou primeiro, devido a sua juventude, olhou lá dentro e não entrou, em respeito a Pedro, mais velho, que vinha atrás. Afirma em seu Evangelho, não tinha dúvidas. “Ele viu e acreditou” (Jo 2, 8).

A fé demonstrada por João tem como base o amor. O amor que recebeu de nosso Senhor, a paz que sempre sentiu ao seu lado, não deixara-o com dúvidas. Quem ama acredita, tem fé. Ensina-nos que o respeito, a honestidade, a sinceridade e todas os dons que nos presenteia o Espírito Santo tem como base o amor. Impossível alguém ser bom sem amar, é impossível desenvolver qualquer bom serviço, sem dedicação, sem amor. Inadmissível exigir de seus filhos educação, respeito, se não o dermos amor, desde a sua concepção no ventre da mãe.

Precisamos pedir a Deus, que neste novo ano, renovados pelo amor do Menino Jesus, possamos amar mais: a nossa vida, a nossa família, os nossos amigos, o nosso trabalho, a nossa comunidade.

Desejo a todos um feliz e abençoado dia na paz do Senhor Jesus.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Acreditar – 26/12/11


1ª Leitura – Atos 6, 8-10; 7, 54-59
Salmo – 30(31)
Evangelho – 10, 17-22

Estevão, um dos sete diáconos escolhidos pelos apóstolos para o serviço da comunidade, “cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo” (Ato 6, 8). Isso incomodava alguns membros da Sinagoga, como também alguns de outras regiões que vinham discutir com ele. Mas grande era sua sabedoria e firme as palavras que proferia. Enfurecidos avançaram sobre Estevão. Em graça e glória, diz: “Estou vendo o céu aberto e o Filho do homem, de pé, a direita de Deus” (Ato 7, 56) Tampando os ouvidos e enfurecidos levaram-no para fora da cidade e apedrejaram-no, Estevão pedia para que Deus acolhesse o seu espírito, suas testemunhas deixaram suas vestes aos pés de um jovem, chamado Saulo.

Na perícope refletida hoje Jesus informa das dificuldades para todos aqueles que acreditarem neste Projeto de Salvação, acreditarem em suas palavras. Mas também pede que não nos preocupemos com o que iremos falar, porque o Espírito de Deus falará por nós. Muitos serão odiados por causa de seu nome. “Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo” (Mt 10, 29).

Após o grande dia – a vinda do Senhor – refletimos sobre a atuação daqueles que acreditam e trabalham para uma sociedade melhor. O primeiro ato deve ser nossa conversão, pois a mesma é diária, devido a nossa natureza humana somos impelidos ao pecado obrigando-nos a rever diariamente nossas atitudes e decisões. Todo aquele que trabalha conforme os mandamentos do Pai procuram melhorar a sua comunidade, difundir o amor, o respeito. Pessoas que se aproveitam de alguns trabalhos coletivos para interesse próprio se incomodam com esse tipo de atitude, e tentam inibir sua atuação, perseguindo-as, caluniando-as. Isso ocorreu, como descreve as escrituras, como foi alertado por Jesus, mas o mesmo pede que sejamos perseverantes, pois o bem sempre vai superar o mal, e nisso eu acredito piamente. Nesta semana podemos refletir o que nos falta para podermos melhorar, como filhos de Deus, como bons profissionais. O que precisamos fazer? Qual paradigma a ser quebrado? Todos param para avaliar o desempenho deste ano que se encerra, e isso é importantíssimo, mas aprendamos a evidenciar e enaltecer as coisas boas que fizemos e aquelas que ocorreram em nossas vidas, e nestas, precisamos nos dedicar melhor agradecendo a Deus diariamente, não seja pessimista, analisando e valorizando o que ocorreu de errado, apenas, não repita aquilo que te prejudicou.

Acreditando na conversão, na luz do Menino Jesus em nossos corações, possamos ter uma ótima semana, a última do ano, e na sua Paz e proteção, consigamos estar avaliando nossas decisões.


Na paz do Senhor Jesus, desejo a todos um feliz e abençoado dia.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Preparar o Caminho – 23/12/11


1ª Leitura – Malaquias 3, 1-4.23-24
Salmo – 24(25)
Evangelho – Lucas 1, 57-66

Na profecia narrada nesta leitura do Livro de Malaquias, Deus com seu amor envia um anjo para preparar o caminho, preparar-nos para podermos receber o anjo da aliança. Diz que este enviado é forte, com o poder de derreter e purificar a prata, com o único objetivo de reunir o seu povo, formado por aqueles que crêem.

No Evangelho de hoje Lucas narra o nascimento de João Batista. No dia de seu nascimento os vizinhos se alegraram por Isabel, devido a misericórdia de Deus. Após oito dias foram circuncidar o menino e queriam dar o nome de seu pai, Zacarias. Isabel, se colocando contra a tradição, disse que o nome do menino será João, incomodados foram perguntar ao pai, a Zacarias, que estava mudo desde a visão do anjo no templo. Zacarias escreveu numa tabuinha que o nome do menino seria João, neste mesmo momento, sua língua se soltou e começou a falar. Assustados, todos os vizinhos ficaram com medo, a notícia se espalhou por toda a Judéia, e comentavam: “‘O que virá ser esse menino?’ De fato, a mão do Senhor estava com ele” (Lc 1, 66).

Somos convidados a refletir sobre João Batista, profetizado por Malaquias. Como descreveu: João é um anjo enviado pelo Senhor para preparar o caminho para a vinda do Salvador. Deus não nos deixa ignorantes. Preocupado, porque quer seus filhos salvos, dá sinais de sua misericórdia, prepara a nossa mente e nosso coração para compreendermos o seu amor e, assim, podermos estar optando em caminharmos sob seus desígnios. João Batista já participava do Projeto de Amor antes mesmo de sua concepção, através do anúncio do anjo a Zacarias no templo, João recebeu, ainda no ventre de sua mãe Isabel, a visita de Jesus, de Nosso Senhor, quando Maria se propôs a ajudar sua prima. Ou seja, meus irmãos, Deus participa de nossas vidas, dá sinais de sua redenção, faz convites incessantes para que redimamos de nossas falhas e possamos abraçar os seus propósitos. O maior pecado que podemos fazer é não nos arrependermos, não nos confessarmos.

Com grande alegria desejo a todos um feliz final de semana, abençoado pela vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Menino Luz. Feliz Natal.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Humildade – 22/12/11


1ª Leitura – 1 Samuel 1, 24-28
Salmo – 1 Sm 2
Evangelho – Lucas 1, 46-56

Na primeira leitura relata-nos que Ana, mãe de Samuel, cumprindo com sua promessa ao Senhor, após desmamar, apresentou-o ao templo, junto com um novilho de três anos, três arrobas de farinha e um odre de vinho. Agradeceu ao Senhor por tê-la feito mãe e após o sacrifício do novilho ofereceu o filho para que ele o servisse todos os dias de sua vida.

No Evangelho Lucas dá continuidade a perícope que refletimos ontem referente a visita de Maria a Isabel. Maria agradece a Deus pela grandeza de sua bondade, por ter olhado para ela, reconhecendo que todas as gerações que hão de vir, a reconhecerão como bem-aventurada. Entusiasma-se com a grandeza de seu Senhor, que é todo-poderoso, que derruba os poderosos de seus tronos e eleva os humildes. Lembrou da fidelidade de Deus com os filhos de Abraão, seu povo, sendo misericordioso, socorrendo-nos. “Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa” (Lc 1, 56)

Hoje somos focados na simplicidade, honestidade e firmeza, características de pessoas humildes. Ana, quando estéril, chorou no templo ao seu Senhor, mesmo sem falar, orou e prometeu que seu primeiro filho serviria ao seu Deus. Humildemente retornou ao templo com o filho, presente de Deus, e deixou-o para que o servisse. No Evangelho somos chocados pela simplicidade e profundidade das palavras de Maria. Após a manifestação de alegria de Isabel, Maria demonstra a maior de suas virtudes, a humildade, reconhece Deus como Pai, todo poderoso, onipotente, forte, justo, misericordioso e explana o canto dos necessitados. "O canto dos que não têm voz, o canto dos que precisam de carinho. Maria assume uma compaixão pelos menos favorecidos. Ela, na condição de simples, de serva, de pobre, traz para si a dor dos outros e certamente ensina isso a Jesus” (DOUGETHY, Pe. Eduardo, sj. Orações para um Brasil Cristão, Associação do Senhor Jesus, Campinas, SP, dezembro de 2011).

Empolgado pelas graças do menino Jesus, o Natal está próximo, desejo um feliz e abençoado dia.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Solidariedade – 21/12/11


1ª Leitura – Cântico 2, 8-14
Salmo – 32(33)
Evangelho – Lucas 1, 39-45

O livro dos Cânticos, atribuído a autoria à Salomão, narra o amor mútuo de um Amado e de uma Amada, que se juntam e se perdem, se procuram e se encontram. O Amado é chamado rei, o Pacífico e a Amada é chamada de Sulamita, a Pacificada. Os versículos do capítulo dois narra que o Amado vem ao encontro de sua Amada, saltitando de alegria sobre os montes e colinas, elogia sua Amada, comparando-a como uma ave, uma rola que canta suavemente em sua terra. Chama-a de formosa, exalta sua voz de tão doce e tão gracioso é seu semblante.

O evangelista Lucas narra a visita de Nossa Senhora a Isabel, sua prima, que por intervenção divina, já não é mais estéril. Maria entra na casa de Zacarias, na Judéia, saúda Isabel, ao ouvi-la a criança pulou em seu ventre de alegria, pois o Senhor a visitou, Isabel ficou cheia do Espírito Santo. “Exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!” (Lc 1, 42). “Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu” (Lc 1, 45).

No livro dos Cânticos reconhecemos Jesus Cristo como o Amado, o rei, e a santa Igreja a Amada, a Pacificada. O Senhor sempre vai a procura dela, enaltecendo suas virtudes e graciosidade. Através da Igreja conseguiremos galgar, pouco a pouco, o caminho da salvação. No Evangelho vemos também, o Senhor indo ao encontro, solidário às nossas necessidades, através de sua e nossa mãe, Maria, que se dispõe a ajudar sua prima Isabel. Esse é o espírito que necessitamos em preparação para o dia da luz, a vinda do menino Jesus. O Natal já bate em nossa porta, tornamo-nos mais fraternos, compreensivos, sentimentos que podem, caso queríamos, fazer perdurar por todo o ano.

A todos desejo um feliz e abençoado dia  na paz do Senhor Jesus Cristo.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Sinal da Luz – 20/12/11


1ª Leitura – Isaías 7, 10-14
Salmo – 23(24)
Evangelho – Lucas 1, 26-38

Acaz, rei de Judá, idólatra, não ouve o comunicado do Senhor através de seu conselheiro, o profeta Isaías, provoca-o a fazer um pedido à Deus. Isaías diz que não provocará seu Senhor, mas, em resposta, profetiza que o Senhor lhe dará um sinal, e “uma virgem conceberá a luz a um filho e lhe porá o nome de Emanuel” (Is 7, 14).

Já, nesta perícope do livro de Lucas, é narrado a visita do anjo Gabriel a cidade de Nazaré da Galileia a uma virgem prometida a um homem chamado José. Ele se apresenta e comunica que Deus está com ela, porque encontraste graças na diante dEle. O anjo explanou o que iria acontecer, mas Maria com pequeno temor falou como poderia engravidar se não conhece homem algum? O anjo lhe diz que descerá sobre ela o Espírito Santo, o poder do Altíssimo cobrirá com sua sombra, por isso o menino que nascer será chamado santo, Filho de Deus. Informa a Maria que sua prima Isabel, que era estéril, já, há seis meses, está grávida. Maria, humildemente, se coloca ao Projeto de Salvação.

Caminhamos para o Natal, Deus se manifesta a nós todos os dias, não necessitamos provocá-lo para alcançarmos interesses próprios. Deus se manifesta em nossa vida e, devido nossa natureza, onde geramos muitos pecados, assumir o Projeto da Salvação, não significa estar alheio aos problemas, ao contrário, é assumir um compromisso de amor, onde defrontaremos as vaidades, os ciúmes, as arrogâncias, o poder destemperado, a falta de humildade.

Por isso reverenciamos a Maria, mãe de nosso Salvador e mãe de todos nós, pequena, frágil, uma simples menina, com fé se entregou aos desígnios do Pai, acreditou no Projeto e, somente assim, temos hoje a possibilidade de sermos salvos. Não é na soberba que encontraremos a Deus, mas procure num simples sorriso de seu irmão e de sua irmã.

Com alegria desejo a todos um feliz e abençoado dia nas graças de Nosso Senhor Jesus Cristo.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Onipotência – 19/12/11


1ª Leitura – Juízes 13, 2-7.24-25
Salmo – 70(71)
Evangelho – Lucas, 1, 5-25

No livro de Juízes nos é narrado a história de Sansão, abençoado por Deus desde o ventre materno. Conta-nos que havia um homem de Saraá, da tribo de Dã, chamado Manué, cuja esposa era estéril. O anjo do Senhor apareceu a sua mulher e atendendo as suas preces, informou que Deus lhe concederá um filho, que, desde então, não tomasse mais vinho e licor, não comesse comidas impuras, porque seu filho será consagrado por Deus desde o ventre materno e começará a libertar o povo de Israel das mãos dos filisteus. A mulher, prudentemente, foi contar ao marido. Assim ela deu a luz a um menino que foi abençoado por Deus e “o Espírito do Senhor começou a agir nele no campo de Dã” (Jz 13, 25).

No Evangelho nos é narrado que Zacarias, casado com Isabel, já em idade avançada, não tinham filhos porque ela era estéril. Num dos serviços que prestava no templo, Zacarias viu um anjo do Senhor. Ficou perturbado e assustado, o anjo se apresentou como Gabriel, um enviado do Senhor. O anjo falou a Zacarias que Deus ouviu suas súplicas e sua esposa Isabel terá um filho, do qual dará o nome de João. Profetizou que muitos ficarão contentes, porque ele vai ser grande diante do Senhor. Adiantou que não deverão beber vinho e nenhuma bebida fermentada, desde o ventre materno estará repleto pelo Espírito Santo. Profetizou que essa criança reconduzirá muitos do povo de Israel ao Senhor, teu Deus. Devido a dúvida de Zacarias em acreditar, o anjo disse que ficará mudo até o nascimento de seu filho e assim ocorreu. O povo que se encontrava fora do templo estava preocupado com a demora de Zacarias e devido a sua mudez e expressão, tinham certeza que ele tivera uma visão. Terminado os dias de serviço ao templo, Zacarias voltou para sua casa. Algum tempo depois, Isabel ficou grávida, isolando-se por cinco meses, glorificava ao Senhor por ter-lhe atendido e a tirado da humilhação pública.

Vemos dois acontecimentos em épocas bem distintas. Deus intervém e atende a súplica de seu povo, daqueles que o reconhece como Deus único, poderoso, onipotente. Aos crentes, aqueles que se dedicam de acordo com os desígnios de Deus, suas preces são atendidas, porque delas nunca haverá soberba, individualismo. É bom observar que fazer a vontade de Deus não quer dizer que devemos ser radicais, fanáticos, fundamentalista. Acredito que Deus quer que nós nos portemos como seres humanos, como seus filhos, louvando e respeitando na figura do próximo. Todo fundamentalismo, todo radicalismo nos leva para o pecado, pois a lei se torna maior que o homem e, isso, é errado.

Á Deus, tudo é possível, a Ele, tudo pode. Com o seu poder e com seu amor, intervém em nossas vidas através de pessoas, consideradas por nós como fracas, sujeito a preconceitos. Deus se manifesta na humildade de seus filhos, na lealdade, na fé e devoção. O Senhor nosso Deus e Pai, pode em qualquer momento transformar tudo, do impossível se tornar plausível, mas o seu amor e sua aliança com seu povo faz com que respeite nossa liberdade, não deixando de oferecer novos caminhos para nossa salvação, mas, por nenhum momento, interfere em nossas decisões.

Iniciamos esta semana, quarta do advento, rezando em agradecimento a Deus, pedindo também, perdão de nossas faltas, com isso nos preparamos para recebermos em nossos corações a beleza do menino Jesus.

A todos desejo uma feliz e abençoada semana.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

O Enviado – 16/12/11


1ª Leitura – Isaías 56, 1-3.6-8
Salmo – 66(67)
Evangelho – João 5, 33-36

Isaías, neste capítulo 56, transmite que Deus nos pede que pratiquemos a justiça, não somente os filhos de Israel, mas todos os povos, porque somos todos convidados. Da justiça praticada pelo homem, manifesta e justifica a justiça praticada por Deus. Guardemos o sábado, não o profanemos, Deus pede que mantenhamos a aliança, assim, todos serão bem vindos à casa de oração.

Jesus explica a importância de João Batista, ele é como uma lâmpada que veio para iluminar o caminho, e nós nos alegramos com sua luz. “Mas eu tenho um testemunho maior do que João: as obras que o Pai me concedeu realizar” (Jo 5, 36). Elas, as obras, explica e testemunha que foi enviado pelo Pai.

Deus, Pai eterno, cria oportunidades para reunir o quanto mais os seus filhos, por que se afastam através do pecado. Enviou o profeta Isaías que incessantemente transmite ao povo suas vontades, estas que nos levam a salvação. Quando fala do sábado, não entendo que se resuma somente a um dia da semana, mas a profanação da Palavra de Deus tem que ser evitada todos os dias da semana. Enviou João Batista para nos alertar e batizarmos, colocando-nos participantes da salvação. Tanto Isaías como João, são instrumentos santos enviados para prepararem a vinda de seu Filho em nosso meio para a nossa redenção. Jesus veio até nós, como um de nós e, todo aquele que acredita alcança suas glórias. A suas obras testemunham que Ele é o Filho de Deus, porque a Ele foi concedido o poder de realizar maravilhas em nosso meio – “As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou” (Jo 5, 36).

Hoje peço que reflitamos a importância do marketing. O que é marketing? É o estudo das atividades comerciais que, partindo do conhecimento das necessidades e da psicologia do consumidor, tende a dirigir os produtos, adaptando-os para o seu melhor mercado. Nada é apresentado repentinamente, de um dia para outro, nada é imposto, pois assim seria imediatamente repudiado. Para que haja aceitação na comunidade, seja social ou industrial, é necessário que se prepare uma apresentação partindo da necessidade ou prazer, desta ou daquela comunidade. Hoje podemos presenciar, como exemplo, os produtos disponibilizados nos mercados, sejam grandes, médios ou pequenos. Deixam para o final do corredor normalmente os itens de primeira necessidade, como por exemplo: o arroz e o feijão. Provocando nossa caminhada entre os diversos itens secundários até atingir o local onde está disponibilizado o que realmente precisamos. Eles são oferecidos com intuito de venda, seja pelo impulso, pela promoção e outros tantos motivos. Esse é o caminho de ida, precisamos voltar para irmos até o caixa. Passamos novamente por todos esses itens, indiretamente, nos pressionando para a aquisição dos mesmos. Pense nisso, sem estratégia e planejamento não alcançaremos nossos objetivos.

O tempo de advento nos prepara para recebermos o menino Jesus, tão importante é esse momento, que até os não crentes se deixam levar pelo Espírito de Paz e compaixão. Peçamos a Deus que nos ilumine e que possamos, na sua graça, termos um feliz final de semana.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Misericórdia – 15/12/11


1ª Leitura – Isaías 54, 1-10
Salmo – 29(30)
Evangelho – Lucas 7, 24-30

Vemos na primeira leitura que Deus se aproxima de Jerusalém concedendo a ela a grandeza de receber todos os seus filhos através do Salvador, reconcilia-se com a cidade, coloca-se como esposo, como Senhor dos exércitos, Criador de toda a terra. Numa demonstração de infinito amor afirma que as montanhas podem desaparecer e os montes podem se desfazer mas o seu amor nunca se acabará e a aliança de paz nunca mais será quebrada.

No Evangelho, dando continuidade ao que foi refletido ontem, após a saída dos discípulos de João Batista, Jesus questiona as multidões: o que foram ver no deserto, um homem bem vestido, com luxo? Afirma que estes se encontram nos palácios. Mas, então, o que foram ver no deserto? Ele mesmo responde que foram ver um profeta, afirmando que João é mais que um profeta, é um mensageiro de Deus que veio a frente para preparar o seu caminho. Diz que entre os nascidos de mulher, ninguém é maior que João, ao mesmo tempo, o menor no reino de Deus é maior que ele. Fala que muitos o ouviram, cobradores de impostos acreditaram em suas palavras e foram batizados por ele. Mas, os fariseus e os mestres da lei o rejeitaram tornando inútil o projeto de Deus.

Isaías tem a visão da cidade de onde viveria o Salvador, em nome de Deus, fala que sua misericórdia é infinita e reconcilia-se com seu povo. Tem piedade, sente sua infelicidade. Oferece condições necessárias para nos colocarmos ao perdão de nossas falhas. Cria em nós esperança, porque somos amados pelo Pai. E, tudo se completa em Jesus, ao exaltar a figura de João Batista, um homem maior que qualquer profeta, ensina-nos e oferece a possibilidade de sermos iguais a ele, somente nos declinando aos desígnios do Pai. Como já foi discutido, nossa conversão é diária, pois convivemos com mal, somos fracos, caímos, mas a compaixão do Pai, seu amor por nós é imenso e, por setenta vezes sete que nos arrependamos, seremos perdoados. O pecado é vício e devemos evitá-lo, porque não sabemos a hora do nosso encontro com o Pai.

Estamos próximos do grande dia em que celebramos a vinda de Jesus menino, inofensivo, inocente. Preparemos nosso coração, que nossos pensamentos se voltem em louvor e agradecimento, manifestado através da convivência com nossos irmãos, sendo solidários e fraternos.

A todos desejo um feliz e abençoado dia na paz do Senhor Jesus Cristo.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Ser aguardado – 14/12/11

João Batista e seus discípulos

1ª Leitura – Isaías 45, 6-8.21-25
Salmo – 84(85)
Evangelho – Lucas 7, 19-23

Isaías pela ação divina revela Deus, fala por Deus: “Eu sou o Senhor Deus...” (Isaías 45, 6) Neste trecho afirma quem é o criador da luz e das trevas? Do céu só pode vir a justiça, sobre seu desígnio só pode germinar a salvação. Todo aquele que voltar ao Senhor será salvo, aqueles que resistirem voltarão a Ele envergonhados, nEle é justificado e glorificado toda a descendência de Israel.

No Evangelho de hoje é narrado que João envia seus discípulos para perguntarem a Jesus se ele é a quem anuncia. Jesus por sua vez, em resposta, faz os cegos verem, faz os surdos ouvirem, os paralíticos andarem, os leprosos serem purificados, os mortos serem ressuscitados e a boa-nova é anunciada aos pobres, e diz: “E feliz é aquele que não se escandaliza por causa de mim” (Lc 7, 23).

Vemos que a salvação, tanto no livro de Isaías, no Antigo Testamento, como a maneira que Jesus revela aos discípulos de João Batista, no Novo Testamento, escancara a nós, sem rodeios, sem meias palavras, que a salvação chegou para todos aqueles que acreditarem e não temerem em dizer alto e bom som – eu acredito em Deus que é Pai, eu acredito em Jesus Cristo, seu Filho, enviado não para condenar-nos, mas, para salvar-nos. O caminho para alcançarmos o Reino de Deus é simples, não exige mágica, trilhas tortuosas, indecisões. Nós nos renovamos todos os dias, pois o Pai nos dá oportunidade de reconciliarmos a Ele insistentemente. Por isso é inadmissível, hoje, alegar ignorância frente ao Plano de Salvação. Reconheçamos, nós que pecamos, sempre voltamos envergonhados ao Pai.

Um certeza tenho, o Pai sempre está nos aguardando, criando oportunidades para refletirmos nossas ações e pensamentos. Jesus é o que João Batista anunciava e, nós, podemos ser os filhos abençoados por Deus.

Na representação comercial temos a responsabilidade de divulgar os produtos e serviços de nossos representados. Para superar a concorrência não invente histórias, não propague aquilo que você mesmo sabe que não atenderá. O melhor cartão de visita é corresponder com as ansiedades e necessidades do cliente. A próxima negociação depende totalmente da satisfação do produto ou serviço oferecido, se na primeira compra nós falamos mais do que apresentamos, certamente estamos fora da próxima concorrência, ao contrário, se atingirmos as expectativas do cliente, podemos, em raros casos, sermos fornecedores exclusivos.

A todos desejo um feliz e abençoado dia na paz do Senhor Jesus Cristo.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Seu sim seja verdadeiro – 13/12/11

Santa Luzia

1ª Leitura – Sofonias 3, 1-2.9-13
Salmo – 33(34)
Evangelho – Mateus 21, 28-32

Sofonias é um profeta que exerceu seu ministério entre os anos 640 a 609 a.C., no tempo de rei Josias, seu livro profético pode ser dividido em quatro partes: a primeira o julgamento de Judá, ou dia de Javé, a segunda como o julgamento de todas as nações, a terceira levanta os motivos do julgamento de Jerusalém e por última, a quarta, o remanescente e o Reino Messiânico.

Neste trecho de hoje, do capítulo três, contra todos os infiéis afirma que Deus está sob o comando e enviará homens purificados, não mais se envergonharão sobre suas obras, porque “eu afastarei do teu meio teus fanfarrões arrogantes, e não continuarão a fazer de meu santo nome o motivo de suas vanglórias” (Sf 3, 11). A paz reinará ninguém será mais molestado.

Jesus na perícope de hoje ensina aos chefes dos sacerdotes e anciãos com uma parábola: o pai pede a um filho para ir a vinha trabalhar, este diz que não vai, mas se arrepende e vai. O pai solicita ao segundo filho e pede para ir a vinha, este de imediato diz que sim, mas acaba não indo. Jesus pergunta qual deles cumpriu com a vontade do pai? Responderam certamente que fora o primeiro. “Então Jesus lhes disse: ‘em verdade vos digo que os publicanos e as prostitutas vos precedem no reino de Deus’” (Mt 21, 31). Completou dizendo que João o antecedeu e eles não acreditaram nele, ao contrário das prostitutas e republicanos.

Deus nos dá a oportunidade de arrependermos, convidando-nos novamente para refletirmos sobre a maneira que conduzimos nossa vida, quais são as nossas preferências, como encaramos os nossos irmãos. Somos convidados a vivermos uma nova filosofia, abandonarmos a arrogância que gera a infidelidade, a falta de fé no Pai, Criador do céu e da terra. Sua misericórdia é tão grande, que através do exemplo do evangelho somos agraciados com o perdão, desde que nosso sim seja verdadeiro, nossa mudança seja real, que sintamos a necessidade de vivermos na graça de nosso Salvador, Jesus Cristo. “Nem todo aquele que diz Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que estás no céus” (Mt 7, 21).

Para nós, profissionais de qualquer área, aprendemos com a mensagem do dia de hoje que nosso trabalho terá perspectiva de crescimento se o vivermos realmente. Acreditando e nos responsabilizando pelo que fazemos e vendemos. É como conduzir um veículo motorizado, na dúvida não faça, evite acidentes.

A todos desejo um feliz e abençoado dia na paz de Nosso Senhor Jesus Cristo. Santa Luzia, rogai por nós.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Projeto de Amor – 12/12/11


1ª Leitura – Gálatas 4, 4-7
Salmo – 95(96)
Evangelho – Lucas 1, 39-47

O apóstolo Paulo faz uma catequese em favor do povo de Gálatas, ensinando que Deus seguindo o seu Projeto da Salvação, já se cumprido o tempo “enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à lei” (Gl 4, 4). Informa que através desse amor nós já não somos mais escravos, porque fomos resgatados, somos filhos e, assim, somos herdeiros na graça de Deus.

No Evangelho, Lucas narra o belo encontro de duas mulheres grávidas, duas santas frente ao Projeto de Amor, através de seu sim se tornam reais esperanças ao povo. Maria parte para a região montanhosa ao saber que sua prima Isabel estava grávida, tendo esta idade avançada. Isabel ao receber Maria exclama com alegria: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!” (Lc 1, 42) Ambas conhecem a responsabilidade que assumiram, sabem da importância. Isabel fala da alegria de sua criança em seu ventre ao saber que iriam receber a visita de Maria, porque ela acreditou no que o Senhor prometeu. “Então Maria disse: ‘A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu salvador’” (Lc 1, 46-47).

Neste tempo de advento somos energizados em espírito para podermos caminhar ao grande dia em que celebramos a vinda do menino Jesus. Deus que se faz homem, está sob a lei, como todos nós, criando assim uma paridade em nossa natureza, mostrando a partir de si mesmo que podemos participar do Reino do Amor. O pecado pode ser evitado, rejeitado. Hoje já não somos escravos, porque o pecado escraviza, mas, somos reconhecidos como filhos de Deus, temos como herança a vida eterna. Santa Isabel, mãe de João Batista, o anunciador e, Nossa Senhora, Maria, mãe de Jesus, o Salvador. São mulheres que através de sua fé se colocaram a disposição do Projeto do Amor, se entregaram aos desígnios do Pai, são exemplos de fidelidade, de certeza, a esperança do povo se renova em suas atitudes.

Podemos ser convincentes quando vivemos aquilo que confiamos, não expondo coisas vãs, mas colocamos e oferecemos algo que usamos em nosso dia-a-dia, passamos confiabilidade porque nós mesmos acreditamos naquilo que vendemos.

Que Deus abençoe a nossa semana, felicidades.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Julgar – 09/12/11


1ª Leitura – Isaías 48, 17-19
Salmo – 1
Evangelho – Mateus 11, 16-19

Deus fala através do profeta Isaías que Ele ilumina o nosso caminho. Seríamos mais felizes se o seguíssemos, se observássemos os seus mandamentos. Encontraríamos a paz se ouvíssemos e eternos se entregássemos ao seu amor.

No Evangelho Jesus compara a geração daquele tempo, e não distante a nossa geração, como crianças sentadas na praça que ao tocarem flautas não dançastes, ao gritarem lamentações não batestes ao peito. Veio João, não acreditaram porque vivia em jejum e sozinho no deserto, agora vem aquele que vive com os pecadores, bebe nas festas e reclamamos que ele é um beberrão, comilão e vive com os cobradores de impostos e pecadores. “Mas a sabedoria foi reconhecida com base em suas obras” (Mt 11, 19).

Temos o péssimo defeito de julgarmos as pessoas e normalmente frente aquilo que achamos como elas poderiam ser. Esquecemos de nossos defeitos para nos preocuparmos com os defeitos dos outros. Somos uns eternos insatisfeitos, nada nos agrada. Jesus também foi julgado, como pode um salvador viver como vivemos? Ele provou através de nosso dia a dia que podemos ser santos, mesmo com a fraqueza humana, porque Deus é misericordioso. Jesus pede que respeitemos a individualidade do outro, seu caráter, porque é com a diferença que se cresce, que se aprende. Amemos e nos respeitemos com o mesmo grau que gostamos de sermos amados e respeitados.

Profissionalmente não julguemos precitadamente nossos clientes e nossos concorrentes. Cuidado com o que fala, siga o ditado popular: “as paredes tem ouvidos”. Ao deixarmos de julgar negativamente alguém ou uma empresa isso não significa que não analisamos – a análise é ferramenta essencial ao planejamento – precisamos averiguar os caminhos, evitar terrenos movediços. Ser ético é não ter medo, constrangimento ao fazer um elogio, e ser contrito a uma apreciação negativa de alguém.


Nesta preparação deste tempo do Advento, desejo a todos um feliz e abençoado dia na paz do Senhor Jesus e ótimo final de semana.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Predestinados ao amor – 08/12/11


1ª Leitura – Gênesis, 3, 9-15.20
Salmo – 97(98)
2ª Leitura – Efésios 1, 3-6.11-12
Evangelho – Lucas 1, 26-38

No livro de Gênesis traz a passagem em que Deus procura por Adão no jardim do Éden e este se esconde, porque reconhecia que estava nu. Deus compreendeu que ele havia comido da fruta que havia proibido. Adão imediatamente indagou que a mulher havia oferecido a fruta, a qual, acusou a serpente que a enganou e a fez comer. Assim, Deus amaldiçoou a serpente, desde então Adão chama a mulher de Eva, porque ela é mãe de todos os viventes.

Na segunda leitura Paulo indaga que somos abençoados pelo Espírito Santo em razão de nossa união com Cristo Jesus. Somos escolhidos antes de nossa conceção* para que sejamos santos. Deus nos escolheu, nos predestinou para sermos os seus filhos adotivos pelo amor de Jesus, fazemos parte de seu projeto, estamos sob a sua decisão e vontade, para sermos o louvor em sua glória.

O evangelista Lucas narra a visita do anjo Gabriel fez a Maria, uma jovem, imaculada. Inicialmente pede que não tenha medo, porque é um enviado do Senhor e, ela, havia encontrado graça diante de Deus. Profetizou que conceberia um Filho, do qual chamaria de Jesus, a ele será dado o poder e toda a honra, será concedido o trono do seu pai Davi. Maria, surpresa alegou não poder gerar uma criança, pois não conhecerá nenhum homem. “O anjo respondeu: ‘O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus’” (Lc 1, 35). Numa demonstração de fé, de confiança em Deus, “Maria, então, disse: ‘Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua Palavra!’” (Lc 1, 38).

Através da mulher, Eva, fomos manchados pelo pecado, e pela mulher, Maria, imaculada, trouxe-nos a redenção. Na alegórica história do livro de Gênesis é narrado que por nossa iniciativa nos manchamos, pecamos. Mas, Paulo em sua carta a Efésios nos ensina que somos predestinados ao amor de Deus, porque somos escolhidos e pertencemos à sua família, como filhos adotivos. Deus se fez menino, através da virgem Maria. Deus se colocou sob a lei, para que nós, que estamos sob a lei, pudéssemos nos render ao seu amor.

A Igreja católica apostólica romana desde 8 de dezembro de 1476, através do Papa Sisto IV, foi introduzido a festa universal à Imaculada Conceição e, foi solenemente definida como dogma pelo Papa Pio IX em sua bula Ineffabilis Deus.

Dogma é uma certeza indiscutível, temos fé e a atestamos, não há dúvidas. Porque Imaculada Conceição? Imaculada devido não ter a mancha (em latim “mácula”) do pecado. Maria foi predestinada, reservada por Deus, foi o primeiro berço de nosso Salvador. Conceição, porque concebeu o menino, santo, Filho de Deus, sem pecado. Concebeu na graça divina, gerou e deu a luz à criança que assumiu o trono do rei Davi. A salvação nos foi dada gratuitamente, por isso somos predestinado ao seu reino, ao seu projeto de amor. Vemos um mundo cheio de maldade, infestado pelo pecado, só há uma maneira de combatê-lo, é cada um de nós amarmos o nosso próximo, o nosso irmão, fazermos a nossa parte neste projeto de salvação.

Reverenciamos e louvamos a Maria, mãe do Salvador, nossa Mãe, Imaculada Conceição.


Pela intercessão da Imaculada Conceição, desejo a todos um feliz e abençoado dia na paz de nosso Senhor Jesus Cristo e, parabéns Votorantim que comemora hoje 48 anos de emancipação política e administrativa, minha terra natal.

*conceção - conforme reforma ortográfica de 1990.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Conforto – 07/12/11


1ª Leitura – Isaías 40, 25-31
Salmo – 102(103)
Evangelho – Mateus 11, 28-30

Isaías pede para avaliarmos a criação, a nossa vida. Avaliarmos o céu, as estrelas, enfatiza, não precisamos temer, pois não somos esquecidos por Deus. “O Senhor é o Deus eterno que criou os confins da terra; ele não falha e nem se cansa, insondável é sua sabedoria” (Is 40, 28). Todo aquele que nEle crê renovam suas forças, caminham sem parar.

Jesus, no Evangelho de hoje, edifica os ensinamentos de Isaías, oferecendo-se para o descanso de nossa caminhada. Como eterno e fraterno amigo se coloca humildemente para nos atender. Recolhe-nos afirmando: “Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mt 11, 30).

Hoje somos agraciados e reconfortados para caminharmos seguros e firmes preparando-nos para o Natal, para recebermos o menino Jesus, Deus criança. Deus que tem o poder sobre todas as coisas, mas respeita nossas limitações, respeita nossas decisões, mesmo que sejam contrárias à sua vontade, colocando-se de braços abertos para todos que queiram sua presença, inclusive a nós pecadores. Temos um Deus que é Pai, misericordioso, sua compaixão é infinita, seu amor é incondicional.

Ontem, fiz uma visita a um cliente que encontrava-se insatisfeito com a postura e insistência do proprietário de uma das empresas que represento. Deixei-o falar, reclamar, percebi que ele precisava desabafar, não por causa somente da empresa que represento, mas pela pressão do seu trabalho. Sem instigá-lo contra ninguém, aos poucos fomos conversando e afirmando que as atitudes que o aborreceram serão evitadas, em alguns momentos humildemente pedi desculpas, enfim, após, me foi confiado um novo e bom pedido para entrega em janeiro de 2012.

Esse é o nosso real papel na manutenção dos clientes, estar presente, ser ouvinte e tomar atitudes que venham favorecer o relacionamento entre as duas empresas. Não é admissível a expressão: “não levo desaforo pra casa”. Inúmeras vezes, por pressão do dia, nossos clientes estouram. Reconheça que nossos concorrentes querem ter o nosso lugar e, por isso, com cautela, honestidade e simplicidade, nos atemos á situação e com sabedoria a revertemos a nosso favor.

Nesta gloriosa preparação para o Natal, desejo a todos um feliz e abençoado dia na paz do Senhor Jesus.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Quem é excluído? – 06/12/11


1ª Leitura – Isaías 40, 1-11
Salmo – 95(96)
Evangelho – Mateus 18, 12-14

Conhecido como o Livro da Consolação (cap. 40 ao 55), Deus se faz presente num momento difícil, o exílio e o abandono. Envia seu mensageiro no meio do povo para anunciar que o fim da desgraça está próximo. Isaías anuncia que Deus caminha com seus escolhidos, transformando vales em planícies, endireitando o que está torto, alisando as asperezas. O profeta afirma que o feno seca, a flor murcha, mas a palavra de Deus fica para sempre. Dá-nos uma alusão ao profeta João Batista, que anuncia o momento de redenção, a vinda de Deus em nosso meio, preparando o povo para recebê-lo.

No Evangelho de hoje, Jesus conta uma parábola: um pastor que tem cem ovelhas, quando perde uma, deixa as noventa e nove na montanha e vai procurar a que se perdeu? “Do mesmo modo, o Pai que está nos céus, não deseja que se perca nenhum desses pequeninos” (Mt 18, 14).

No âmbito do projeto da salvação ninguém está excluído, afirma as Escrituras, confirma Jesus em seus ensinamentos.  Nós mesmos, por decisão própria, que nos afastamos de suas graças, rejeitamos a sua misericórdia. Jesus acalenta-nos dizendo que os anjos do Senhor fazem festa a cada filho que é reconquistado, Deus enfatiza sua presença e poder quando tudo parece estar perdido – nos momentos difíceis de nossa caminhada, quando parece não haver mais saída, a quem recorremos? Quantos testemunhos de conversão já ouvimos afirmando que essa volta ao Pai se deu devido ter implorado o seu perdão, a sua ajuda? Infelizmente a exclusão às pessoas somos nós que fazemos, seja por sua raça, nível social, aparência. Já deveríamos ter aprendido, mas deixamo-nos levar pelo consumismo, status, etc. A mídia explora muito esse lado selvagem da intimidade humana, as pessoas que mais ganham no mundo são aquelas que estão em destaque, sua imagem é explorada ao máximo, revertendo aos coordenadores mais poder e muito dinheiro, aguçando ainda mais a exclusão dos menos favorecidos.

Revendo nosso papel dentro de nossa comunidade, peço ao Pai que tenhamos mais um dia de preparação ao santo Natal.

A todos desejo um abençoado e feliz dia na paz do Senhor Jesus.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Expectativa – 05/12/11


1ª Leitura – Isaías 35, 1-10
Salmo – 84(85)
Evangelho – Lucas 5, 17-26

Em Isaías vemos que devemos colocar nossa confiança em Deus, pois para nós chegará a recompensa, profetizando a vinda do Senhor Jesus em nosso meio. Não haverá mais deserto, solidão, pois a vida se floresce no Senhor. Coloca que aquele que acredita e põe sua vida para Deus, irá sofrer, passar por dificuldades, mas sempre terá amparo e chegará o dia em que não haverá mais dor e prantos.

Lucas, nesta perícope, nos conta que Jesus estava em uma casa ensinando e curando, muita gente tentava entrar, lá dentro estavam também os fariseus e mestres da lei, que o procuravam para escutá-lo. Uns homens traziam um paralítico e tentavam chegar até Jesus, não conseguindo devido a multidão, subiram no telhado e o desceram até onde estava Jesus. Vendo a fé desses homens Jesus disse: “Homem, teus pecados estão perdoados” (Lc 5, 20). Os mestres da lei e os fariseus cochichavam entre si questionando quem era ele para perdoar os pecados, isso era uma blasfêmia. Conhecendo os pensamentos deles “Jesus respondeu, dizendo: ‘Por que murmurais em vossos corações? O que é mais fácil, dizer: ‘teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘levanta-te e anda’? Pois, para que saibais que o Filho do homem tem na terra o poder de perdoar os pecados” (Lc 5, 23-24). Nisso, Jesus vira para o paralítico e mandou levantar e pegar as suas coisas e sair, todos ficaram com medo e maravilhados pelos milagres que ocorriam.

Expectativa, como nos define os dicionários: esperança fundada em promessas, viabilidades ou probabilidades. Ansiedade, esperança. Isso é que nos provoca Isaías, a esperança de vir a nós o salvador, a expectativa de participarmos do reino de Deus. Para alcançarmos isso precisamos viver conforme seus desígnios, tendo a certeza de sua compaixão e misericórdia, pois somos fracos, qualquer vento contrário nos faz afundar. E, em Jesus encontramos nossa recompensa, Ele está em nosso meio, atuando em nossas vidas. Nós que muitas vezes não queremos segui-lo e o desprezamos. Nos momentos de desespero e angústia sabemos a quem recorrer, mas somos convidados a evangelizar nos momentos em que nos encontramos bem, temos ciência que somos pequenos e suscetíveis a mudanças, por isso precisamos ter a certeza, a confiança que estamos bem alicerçados. Assim teremos momentos reais de alegria.

Criar expectativa é uma ferramenta de poder, pois fazemos enxergar certas necessidades que poderão ser supridas através de nosso serviço ou produto. É muito importante a responsabilidade em cumprir com o que está sendo oferecido, porque ao contrário, frustramos nossos clientes abrindo espaço para a concorrência. O atendimento preciso, antes de uma venda, como, principalmente, pós-venda, cria a certeza aos clientes que o que foi adquirido irá atender as suas necessidades, porque tem a confiança de estar respaldado e qualquer problema terá a quem recorrer.

Nesta preparação, nesta expectativa de caminharmos ao Natal de Nosso Senhor, desejo a todos uma feliz e abençoada semana.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Capacidade de Ver – 02/12/11


1ª Leitura – Isaías 29, 17-24
Salmo – 26(27)
Evangelho – Mateus 9, 27-31

Neste trecho Isaías profecia que a ação de Deus no meio do seu povo será realidade, prevê que Deus triunfará sobre os soberbos e exaltará os humildes. Desaparecerão, sendo sucumbidos os trapaceiros e malfeitores, a casa de Jacó não se envergonhará, honrarão a Deus de Israel.

No Evangelho, Jesus é seguido por dois cegos que gritavam para serem curados. Quando Jesus entra na casa, pergunta aos insistentes se eles acreditavam que ele tinha a capacidade de curá-los. Os cegos responderam que sim, então Jesus tocou-lhe os olhos falando: “Faça-se conforme a vossa fé” (Mt 9, 29), e começaram a ver. Jesus os repreende para ficarem quietos, mas, alegres e satisfeitos, espalharam para toda a região.

O segredo para conseguirmos ver as realizações divinas em nossa vida é somente uma, a fé. “Muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não viram” (Mt 13, 17), é preciso que acreditemos e, até parece contraditório, mas real, uma vez que tenhamos a fé em Jesus Cristo, nosso Salvador, em Deus que é Pai e Deus Espírito Santo que nos ilumina, não precisamos ver, pois podemos sentir sua atuação em nosso pensamento, na maneira de agirmos. A fidelidade consiste na liberdade de ação, sem constrangimento, sem pressão. Ninguém pode se julgar fiel se estiver constantemente sendo vigiado. O cristão fiel tem toda a liberdade do mundo, porque ele acredita na salvação vinda através de um menino, por si só, vive a fé.

E o que nos move a cada dia é a capacidade de acreditarmos que conseguiremos conquistar os nossos objetivos. Sem esse desejo e essa fidúcia, fica-nos difícil acordar e encarar um novo dia. O sol nasce para todos, justos e ímpios, aproveitam dessa luz e desse calor a seu favor somente aqueles que desejam, acreditam que são superiores a seus problemas e podem enfrentá-los com dignidade. Quando caímos, com certeza é para podermos pegar algo que se encontra no chão, necessário para a caminhada. A decisão de ser feliz é individual – você acredita que Jesus pode fazer isso?

A todos desejo um belo e abençoado final de semana na paz do Senhor Jesus.