WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Reconhecendo a verdade – 01/02/12


1ª Leitura – 2 Samuel 24, 2.9-17
Salmo – 31(32)
Evangelho – marcos 6, 1-6

1ª Leitura – Davi pede a Joab e todos os chefes do seu exército que percorram todo Israel, de Dã a Bersabeia e fizesse um recenseamento, porque queria saber quantas pessoas viviam sob seu domínio. Foi apresentado a Davi o resultado: em Israel oitocentos mil homens de guerra e, em Judá, quinhentos mil. Após obter o resultado Davi cai em remorsos, devido julgar insensato o que tinha feito e pede perdão ao Senhor. No dia seguinte, Deus falou através do profeta Gad, vidente de Davi, o qual, ofereceu para Davi decidir o que ele queria como consequência de sua falha: “Que preferes: três anos de fome na tua terra, três meses de derrota diante os teus inimigos que te perseguem ou três dias de peste no país?” (2Sm 24, 13) Davi, contrito e arrependido do seu pecado, optou ficar nas mãos de Deus e não de seus inimigos. Era época da colheita, então o Senhor enviou a peste a Israel, desde aquela manhã até o dia fixado, morrendo setenta mil homens, quando o anjo do extermínio iria levantar a mão para destruir Jerusalém, o Senhor o proibiu, o anjo encontrava-se à eira de Areúna, o jebuseu (AREÚNA - O Jebuseu, remanescente da antiga população de Jerusalém. Areúna era o proprietário da eira (chácara), no cimo de uma colina, ao norte de Jerusalém, que foi comprada pelo rei Davi e onde, posteriormente , Salomão construiu o templo de Javé. Em “Crônicas” Areúna é chamado de “Ornan. Ver Moriá. - Bíblia Comentada por Versículo - Locais e Termos Bíblicos ). Davi pediu a Deus que era ele quem deveria morrer, porque ele cometeu o pecado, e não o povo, que sua ira volte-se contra sua vida e de sua família.

Evangelho – Jesus retorna a Nazaré, sua terra natal, e seus discípulos o acompanha. Chegando, no dia de sábado Jesus ensina na sinagoga e todos ficam maravilhados diante de seu conhecimento e autoridade, mas desacreditaram, questionando se ele não é o filho de Maria e de José, dizendo que seus familiares moram ali, ficando escandalizados por causa de Jesus. “Jesus lhes dizia: ‘Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares’” (Mc 6, 4). Jesus fez alguns milagres, ficando admirado com a falta de fé deles. Saiu de lá e percorreu a região ensinando.

Davi, o ungido do Senhor, diante de suas fraquezas retrata nossa condição humana, estamos propensos ao pecado. Diante dessa realidade são felizes aquelas pessoas que reconhecem o seu erro, pedem humildemente perdão e estão cientes que a partir desse pecado irá ocasionar algo como consequência. Se plantarmos uma goiabeira, sabemos que no futuro poderemos colher goiaba, se a cortarmos, temos a certeza de não mais saborearmos o seu fruto. Nossa base de apoio para enfrentarmos esse dilema humano é Jesus, somente ele, o Filho de Deus, Deus na segunda pessoa da Santíssima Trindade, somente Ele pode nos salvar. Jesus está conosco o tempo inteiro, não podemos agir como o povo de Nazaré, ou seja, não acreditar. Ele tem o poder de mover montanhas, acalmar as tempestades, ressuscitar os mortos, curar os doentes, restabelecer a visão ao cego, como também, faz andar um paralítico. NEle devemos colocar nossa confiança, a Ele devemos pedir perdão de nossos pecados, de nossas falhas, só através dEle chegaremos no reino de Deus.

Na paz do senhor Jesus Cristo desejo a todos um feliz e abençoado dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário