WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Um sinal – 29/02/12


1ª Leitura – Jonas 3, 1-10
Salmo – 50(51)
Evangelho – Lucas 11, 29-32

1ª Leitura – Jonas ouve pela segunda vez a voz do Senhor que pede para ir até Nínive e peça ao povo que parem e se arrependam de seus pecados. Nínive era uma cidade grande e levaria três dias para atravessá-la. O povo de Nínive acreditou nas palavras de Jonas e se arrependeram de seus pecados, seu rei saiu do trono e pôs de lado o manto real e vestiu-se de saco e sentou-se em cima de cinza, depois decretou e jejum a toda a cidade, para os homens e animais. Deus compadecendo-se, suspendeu o mal que havia ameaçado e não o fez.

Evangelho – Jesus estando no meio de uma grande multidão reepreende-os afirmando que são uma geração má, porque querem ver um sinal, mas não verão nenhum sinal. Deu o exemplo do povo de Nínive que acreditou em Jonas e se arrependeram de seus pecados, falou da rainha que veio conhecer a sabedoria de Salomão e eles tem o Filho do Homem que é maior que Jonas e maior que Salomão.

Muitas vezes, para acreditarmos na ação salvífica de Cristo aguardamos por ver um milagre em nossa vida e não conseguimos enxergar o grande sinal, que é a nossa própria existência. Com seu amor incondicional, Deus se manifesta através de pessoas, nos chamando para a conversão, acordando-nos para que consigamos ver os problemas sobre outro prisma, assim, visualizando sua resolução, só que isso exige que estejamos abertos à sua ação, estando com o coração e a mente direcionados ao seu projeto de salvação, necessitando estar intimamente ligados por meio da oração, tudo isso para estarmos capacitados em receber a sua graça. Somente através de nossa vontade poderemos deixar de participar desta geração má, da qual refere-se Jesus.

Vendas externas XVIII
Perguntas Eco e Espelho
A comunicação entre as pessoas não foi devidamente estimulada na escola tradicional, onde “ouvir” era mais importante que “falar” e o “responder perguntas” ao “formulá-las”. Por isso não nos é estranho as pessoas não terem o hábito de perguntar.
É importantíssimo que o profissional de vendas se esforce para desenvolver sua capacidade de formular perguntas com várias finalidades, tais como:
- Prospectar clientes e oportunidades de negócios;
- Levantar os interesses e pontos de vista dos clientes, antes de posicionar suas propostas;
- Sondar a assimilação e aceitação das suas informações e argumentos;
- Induzir pronunciamentos favoráveis do cliente;
- Aparar objeções e iniciar conciliação;
- Induzir reforços de argumentação e sondar novamente; e
- Obter pronunciamentos decisivos.
A principal habilidade a ser desenvolvida pelo vendedor consiste em construir diálogos verdadeiros, nos quais o cliente fala e envolve-se com o assunto tratado.
Na próxima oportunidade daremos continuidade.

A todos desejo um feliz e abençoado dia na paz do Senhor Jesus Cristo.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Conversando com o Pai – 28/02/12


1ª Leitura – Isaías 55, 10-11
Salmo – 33(34)
Evangelho – Mateus 6, 7-15

1ª Leitura – Poeticamente em nome do Senhor, Isaías fala do poder das palavras de Deus. Como a neve e a chuva que caem do céu, irrigam a terra, fecundando-a e a faz germinar, assim também é a Palavra de Deus, não voltará sem antes realizar suas vontades e produzir os efeitos que pretendeu ao enviá-la.

Evangelho – Jesus, na liturgia de hoje, ensina seus discípulos e a todos nós a orarmos, a conversar com o Pai. Primeiramente adverte que não devemos fazer como os pagãos, devemos ser humildes, simples, porque o Pai já sabe do que precisamos, muito antes de nós pedirmos. Ensina detalhadamente a conversamos com o Pai e ressalva que a justiça que tivermos com nossos irmãos, será a mesma de Deus conosco.

A oração do Pai-Nosso é tão simples que difundiu a todo o mundo, iniciando-a com louvor e fé, humilhando-nos à sua divindade e poder, reconhecendo sua força e seu amor sobre toda a humanidade e todo o universo. Jesus nos ensina que devemos pedir para que não nos falte o alimento, não somente físico, mas também espiritual. Deus ouvirá os humildes, aqueles que reconhecem sua fraqueza e pede compreensão e persistência para conviver harmoniosamente com os nossos irmãos, perdoando-os em suas faltas. Deus protegerá e dará forças a todos que reconhecem que são suscetíveis ao pecado. Para afirmar que amamos a Deus é imprescindível o amor aos nossos irmãos.

Vendas externas XVII
Etapas da venda profissional
Neste estudo que estamos realizando, vimos que podemos organizar didaticamente em três fases e nove etapas a venda profissional, que são
1ª Fase – PREPARAÇÃO DA VENDA
            1ª etapa – Preparação Técnica
            2ª etapa – Preparação Pessoal
2ª Fase – REALIZAÇÃO DA VENDA
            3ª etapa – Apresentação Individual
            4ª etapa – Interação Social
            5ª etapa – Divulgação da Empresa
            6ª etapa – Demonstração do Produto/Serviço
            7ª etapa – Fechamento do Pedido
3ª Fase – VIABILIZAÇÃO DO PÓS VENDA
            8ª etapa – Processamento Interno do Pedido
            9ª etapa – Efetivação do Pós-Venda

Na paz de nosso Senhor Jesus Cristo, desejo a todos um feliz e abençoado dia.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Santidade – 27/02/12


1ª Leitura – Levítico 19, 1-2.11-18
Salmo – 18(19)
Evangelho – Mateus 25, 31-46

1ª Leitura – O livro Levítico tem como autoria atribuída ao profeta Moises, é o terceiro livro do Antigo Testamento, pertencendo ao Pentateuco. É constituído por vinte e sete capítulos, denominado como teocrático, ou seja, é um livro legislativo, instituindo leis, rituais e procedimentos, incluindo um calendário litúrgico, encerrando com bênçãos e maldições. No trecho refletido hoje Deus fala através do profeta, pedindo que o povo seja santo, como o seu Senhor é santo. Não jurar em falso, não explorar o próximo, não reter o salário para o dia seguinte. Ajudar os deficientes, os surdos e cegos. Ser justo, exercendo a justiça. Não conspire contra o próximo, não calunie, nem tenha ódio contra teu irmão. “Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor” (Lv 19, 18).

Evangelho – Jesus fala aos seus discípulos, ensinando-os com uma parábola. Quando o Filho do homem vier em sua gloria, estará acompanhado dos anjos e sentará no trono glorioso. Todos os povos se reunirão diante dele. Assim como pastor, separará as ovelhas dos cabritos, colocando as primeiras a sua direita e outros à sua esquerda. Então o rei dirá aqueles que está a sua direita: “Vinde, benditos de meu Pai! Recebei como herança o reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo!” (Mt 25, 34). O rei amaldiçoa e manda para chamas do inferno aqueles que estavam a sua esquerda, explicando: toda vez que deixaram de atender o próximo, aquele que estava com sede, com fome, nu, vestindo-o, visitando quando estava preso, foi a Ele que deixaste de fazer, ao contrário daqueles que se importaram com os seus irmãos menos favorecidos. “Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna” (Mt 25, 46).

Uma sociedade sadia depende da atuação benéfica de cada um de nós. Não adianta cobrar de outros, se não damos o exemplo, não somente através de nossas palavras, mas principalmente, através de nossos atos. Desde milênios Deus nos chama para a santidade, respeitando o nosso próximo, o nosso irmão, concretizando com Jesus, porque viveu a santidade – denunciou os opressores, expulsou os exploradores da casa de seu Pai, ensinou sobre a vida e atendeu os necessitados. Por isso devemos amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. É difícil não guardar rancor? É difícil não odiar? É difícil disponibilizar algum momento em proveito de sua comunidade? Temos capacidade de obter a santidade, está ao nosso alcance.

Vendas externas XVI
Etapas da venda profissional – pós venda
O pós venda começa, na realidade, na própria realização da venda, durante o encontro com o cliente. Depois de acertado os detalhes do pedido, fechando-o, o vendedor deve oferecer as vantagens/benefícios adicionais ao cliente, sob a forma de serviços de assistência técnica e atendimento.
É importante o profissional de vendas deixar o cliente confiante que não se tratou de uma ação esporádica para conseguir um pedido, mas, através de visita ou contato telefônico, transmitir a intenção de fortalecer um relacionamento durável.
Vender um vez é bom, mas vender mais vezes ao mesmo cliente é a certeza da efetivação do resultado do trabalho de pós venda, demonstra que o processo de vendas da empresa foi efetivado com êxito. O pós venda é a única forma de garantir a fidelidade e permanência do cliente.
Amanhã continuaremos o nosso estudo.


Desejo a todos uma feliz e abençoada semana na paz do Senhor Jesus Cristo.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Jejum – 24/02/12


1ª Leitura – Isaías 58, 1-9
Salmo – 50(51)
Evangelho – Mateus 9, 14-15

1ª Leitura – Isaías em nome de Deus questiona as dúvidas do povo de Israel que o buscam, pedem por sua justiça, mas, o que faz o povo, ao jejuar oprimem os vossos empregados, no tempo que jejuais, fazeis brigas, litígios e agressões impiedosas. Há algum sentido nos jejuns e preceitos que vem praticando? O verdadeiro jejum não é dar a de comer quem tem fome? Vestir quem está nu? “À tua frente caminhará tua justiça e a glória do Senhor te seguirá. Então invocarás o Senhor e ele te atenderá, pedirás socorro e ele dirá: ‘Eis me aqui’” (Is 58, 58-59).

Evangelho – Jesus é questionado pelos discípulos de João porque os seus discípulos não jejuam como eles e os fariseus. Jesus respondeu: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão” (Mt 9, 15).

A Igreja católica incentiva e ensina a prática do jejum consciente. O que é o jejum se não for motivado para uma mudança, uma conversão? O jejum é uma preparação do cristão para o grande dia da ressurreição, a Páscoa. Deus, através do profeta Isaias, já questionava o povo: de que adianta fazer jejum se continuam a pecar? Se ainda oprimes o seu empregado, não veste quem está nu e nem da de comer aquele que está com fome? Pensemos numa mudança de vida e nossas bases são: o jejum, a esmola e a oração.


Vendas externas XV
Etapas da venda profissional
Realização da venda – 5ª etapa – Fechamento do pedido – neste momento deve ser acertada claramente as bases da negociação: os compromissos de quem compra e de quem vende. Tal definição é da maior importância, pois irá influenciar decisivamente tanto na satisfação do cliente, em decorrência do cumprimento do acordo estabelecido, quanto na possibilidade de manutenção do relacionamento entre ambos. As condições que se destacam:
- preço do produto;
- embalagem;
- prazo de entrega;
- forma de pagamento;
- assistência técnica;
- garantia do produto; e
- programação de compra.
O fechamento do pedido engloba também uma despedida, mais afetiva ou informal, e o agradecimento ao cliente, expressando a alegria pelo estabelecimento ou manutenção dos laços comerciais que ligam dois parceiros.

A todos desejo um feliz final de semana com as bênçãos do nosso Senhor Jesus Cristo.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Uma escolha – 23/02/12


1ª Leitura – Deuteronômio 30, 15-20
Salmo – 1
Evangelho – Lucas 9, 22-25

1ª Leitura – Moisés fala ao povo oferecendo a felicidade e a vida, a morte e a desgraça. Dependendo da escolha, o povo de Israel terá como consequência a benção ou a maldição. Seguir, amar, guardar e respeitar os mandamentos de Deus, assim o povo será abençoado, ao contrário, o povo perecerá. Honre e louve, apegue-se ao Senhor, “pois ele é a tua vida e prolonga os teus dias, a fim de que habites na terra que o Senhor jurou dar a teus pais, Abraão, Isaac e Jacó” (Dt 30, 20).

Evangelho – Jesus fala aos seus discípulos que o Filho do homem será preso, rejeitado, sofrerá muito, será morto e sepultado, mas ao terceiro dia ressuscitará dos mortos. Completou instruindo, aquele que quiser segui-lo e perder sua vida por causa de seu nome, ganhará a vida eterna, agora, aquele que quiser ganhar o mundo inteiro, se perderá e destruirá a si mesmo.

No tempo da Quaresma somos convidados a avaliar nossa vida, nossos valores. O que queremos? O que é importante para minha vida? O que posso melhorar? Tudo é uma questão de escolha. Temos um Deus que nos ama e quer que vivamos livres. A decisão de ficar escravo do pecado é individual. Por qual caminho quer seguir?

Vendas externas XIV
Etapas da venda profissional
Realização da venda – 3ª etapa – Divulgação da empresa representada – nesta etapa o profissional de vendas deverá salientar uma série de aspectos que realcem a imagem da empresa, por exemplo:
- anos de experiência de trabalho;
- tecnologia de ponta;
- produtos que acompanham as tendências nacionais e internacionais;
- qualidade dos produtos e serviços;
- preocupação em atender às solicitações dos clientes;
- assistência técnica e garantia de troca e atendimento; e
- atendimento personalizado.
4ª etapa – Demonstração do Produto/Serviço – nesta etapa o profissional de vendas apresentará uma série de informações relevantes ao cliente, tais como: as características essenciais do produto/serviço, os benefícios com a aquisição e outros produtos/serviços similares, estabelecendo uma comparação com o seu.
O importante nesta etapa é ressaltar as vantagens do produto/serviço, só poderá fazer isso argumentando com informações corretas e verdadeiras. Interligar, como já foi visto, a necessidade do cliente com as vantagens que você apresenta, levando o cliente a concluir que a solução de sua necessidade é a aquisição do produto/serviço. Muitas vezes, é aconselhável recapitular todas as razões pelas quais o cliente deve comprar o produto/serviço. Nesta etapa, a atenção, a sensibilidade e agilidade de raciocínio do profissional de vendas são fatores fundamentais na condução do próprio sucesso e determinantes no alcance da meta final que é o fechamento do pedido.
Amanhã fecharemos esse assunto com a última e quinta etapa.

Na paz do Senhor Jesus Cristo desejo a todos um feliz e abençoado dia.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

A verdade – 22/02/12


1ª Leitura – Joel 2, 12-18
Salmo – 50(51)
2ª Leitura – 2 Coríntios 5, 20 – 6, 2
Evangelho – Mateus 6, 1-6.16-18

1ª Leitura – O profeta Joel nos traz as palavras do Senhor pedindo que voltemos a Ele, que rasguemos, não nossas roupas, mas nossos corações, voltemos com jejuns, lágrimas e gemidos. Assim Deus perdoará o seu povo.

2ª Leitura – Somos embaixadores de Cristo, através de Cristo reconciliamos com Deus. “Aquele que não cometeu pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nós nos tornemos justiça de Deus” (2 Cor 5, 21) “É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação” (2 Cor 6, 2).

Evangelho – Jesus nos ensina que devemos buscar a reconciliação com Deus pedindo perdão de nossos pecados. A conversão vem através de boas práticas, sejam: nossas esmolas, nossos jejuns, nossas orações. Mas não a fazemos para que sejamos vistos pelos homens, se damos esmolas, não deixe que sua mão esquerda saiba o que fez a mão direita, para que sua esmola fique oculta. Ao jejuar, não fique com o semblante triste como os hipócritas, ao contrário, passe perfumes e lave o rosto, para que os homens não vejam que está jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. Ao orar, não seja hipócrita se colocando de pé para que todos o vejam, mas se tranca no quarto, fecha a porta e reza ao teu Pai que está oculto.

Hoje quarta-feira de cinzas, a Igreja lança a nova Campanha da Fraternidade que nos faz discutir sobre a saúde do povo brasileiro e o respeito aos mais necessitados. O tema da Campanha: “Fraternidade e Saúde Pública” e o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”, tirado do livro do Eclesiástico. A liturgia nos ensina a sermos verdadeiros, inicialmente com nós mesmos, clama por nossa conversão. O que é conversão? Como diz a própria palavra é a mudança de rota, é uma decisão da qual desejamos o perdão de nossos pecados, reconhecendo-os e reconciliando com o Pai. Jesus nos alerta para que não façamos iguais aos hipócritas, porque eles já receberam sua recompensa, mas que procuremos a verdade dentro de nossos corações. Não há conversão sem oração, aprenda a conversar com Deus, persista para que consiga a cada dia se aproximar de nosso Criador e, assim, ser mais um embaixador de Cristo.

Vendas externas XIII
Etapas da venda profissional
Realização da venda – 2ª etapa – Interação social – Nesta etapa é importante ao abordar o cliente, iniciarmos com uma conversa mais amena, de caráter informal, a fim de estabelecer bases mais pessoais e humanas, sobre as quais seja possível construir um relacionamento profissional e positivo com o cliente.
Continuamos amanhã com a 3ª etapa.

Desejo a todos um feliz e abençoado dia na paz do senhor Jesus Cristo.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Humildade – 21/02/12.


1ª Leitura – Tiago 4, 1-10
Salmo – 54(55)
Evangelho – Marcos 9,30-37

1ª Leitura – De onde vem a guerra, as brigas entre nós? Responde Tiago: vem dos conflitos de nós mesmos, de nossa ganância daquilo que nós não conseguimos ter. Não sabemos pedir, porque privilegiamos coisas terrenas, coisas que não são de Deus. “Adúlteros, não sabeis que a amizade com o mundo é inimizade de Deus?” (Tg 4, 4).  Tiago pede que nos aproximemos de Deus e afastemos do diabo, assim ele fugirá de nós. Sejamos simples, humildes, porque Deus nos exaltará.

Evangelho – Jesus retornando da Galileia com seus discípulos, ia ensinando-os, falava da missão do Filho do homem, que seria entregue, preso e morto, mas ao terceiro dia ressuscitará. Os discípulos pouco compreendiam, mas não perguntavam. Ao chegarem a casa em Cafarnaum, Jesus perguntou o que discutiam pelo caminho. Na verdade queriam saber quem seria o primeiro entre eles. Jesus sabendo de seus pensamentos, disse: Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!” (Mc 9, 35). Pegou uma criança e colocou no meio deles e, abraçando-a,  falou: “Quem acolher em meu nome uma destas crianças é a mim que estará acolhendo. E quem me acolhe não é a mim, mas àquele que me enviou” (Mc 9, 37).

Uma pessoa humilde rejeita a ganância, a soberba, o poder para promoção pessoal. Quando privilegiamos as coisas terrenas desrespeitamos o nosso próximo criando instabilidade nas relações, causando brigas e desentendimentos que poderiam se evitados. Jesus, como mestre, nos ensina que o melhor é aquele que está a disposição da comunidade oferecendo os seus talentos, os seus dons em proveito da mesma – quer ser o primeiro, sirva o próximo. Quer ser grande, aprenda a ser humilde e simples como uma criança.

Vendas externas XII
Etapas da venda profissional
Realização da venda – A execução da venda propriamente dita inclui cinco etapas importantes\;
1ª etapa – Apresentação individual – Nesta etapa o vendedor identifica a si mesmo e a sua empresa. Caso haja alguma indicação de outro cliente, mencionar claramente esta fonte. Além disso, o profissional pode explicar também as razões de sua presença. Sempre, se possível, apresentar um história de êxito, de um terceiro (firma ou pessoa), tomando cuidado para não mencionar um concorrente direto.
Amanhã continuarei com a 2ª etapa.

Desejo a todos um feliz e abençoado dia na paz de nosso Senhor Jesus Cristo.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Sabedoria – 20/02/12


1ª Leitura – Tiago 3, 13-18
Salmo – 18(19B)
Evangelho – Marcos 9, 14-29

1ª Leitura – Tiago nos questiona quem é sábio e inteligente? Ensina-nos que o nosso proceder revela o que realmente somos, será que temos a sabedoria terrena, diabólica ou a divina que vem do alto? “A sabedoria que vem do alto é, antes de tudo, pura, depois pacífica, modesta, conciliadora, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem fingimento. O fruto da justiça é semeado na paz, para aqueles que promovem a paz” (Tg 3, 17-18).

Evangelho – Jesus, descendo do monte com Pedro, Tiago e João viram que alguns mestres da lei discutiam com os outros discípulos. A multidão ao vê-los, correram para saudá-los. Jesus perguntou o que discutiam, nesse mesmo momento um homem se apresentou e falou que seu filho está possuído por um espírito mudo e surdo, dizendo que toda vez que o atacava jogava-o ao chão deixando paralisado e espumando pela boca. Jesus perguntou desde quando isso acontecia? O pai respondeu que desde criança e os discípulos não conseguiram expulsá-lo, então, Jesus lamentou “Ó geração incrédula! Até quando estarei convosco? Até quando terei que suportar-vos?” (Mc 9, 19). Jesus pediu para trazer o menino, o demônio ao vê-lo, atacou o menino jogando-o ao chão, e espumando pela boca. Jesus questionou o pai do menino se ele acreditava que Ele poderia curá-lo? O homem respondeu: “Eu tenho fé, mas ajuda a minha falta de fé” (Mc 9, 24). Jesus mandou o espírito surdo e mudo deixar e nunca mais atacar o menino. Voltando para casa os discípulos perguntaram porque não haviam conseguido? Jesus falou que essa espécie de demônios só pode ser expulsos através da oração.

Jesus ensina aos discípulos novos caminhos para o bem da comunidade. Muitas vezes pensamos que temos o melhor projeto, aquele que poderá ajudar a fazer crescer a comunidade, mas nos esquecemos, que temos que colocar todo o nosso serviço nas mãos do Pai, através da oração pedindo sua orientação e agradecendo as possibilidades de estarmos realizando algo em comum. Assim, como Tiago nos coloca, seremos sábios e inteligentes, porque nos afastamos da soberba, do dito: “eu sou o bom”. E Tiago também pede mudanças em nosso proceder para que haja vida na comunidade ressaltando a maneira da qual enfrentamos o nosso dia-a-dia. Pede que analisemos se estamos perdoando o nosso próximo suficientemente, se estamos sendo misericordiosos e humildes. A comunidade é composta da diversidade de vontades e desejos, e isso é importante para o seu crescimento, mas, por outro lado, devido a nossa natureza, cria-se muitos conflitos e desentendimentos. Para que não haja corrosão na comunidade nós devemos aprender a dominar nossas deficiências, ou seja, através da oração, poderemos ser mais humildes, generosos, conciliadores, etc.

Vendas externas XI
Etapas da venda profissional
Preparação pessoal – A avaliação que o cliente faz do vendedor certamente será uma decorrência do conhecimento técnico que este último demonstra, em relação ao produto que quer vender ou a produtos similares dos concorrentes. Porém, esta avaliação será influenciada por outros aspectos subjetivos, ligados tanto à aparência como à postura adotada pelo(a) profissional de vendas.
Quanto a aparência é importante o asseio pessoal e o vestuário utilizado, causar boa impressão, a vestimenta ser discreta e elegante. Importante, também, é a postura, pois as condições emocionais do profissional de vendas, pensamentos positivos e entusiasmo são as chaves para facilitar um relacionamento aberto da condução da venda. A comunicação entre as partes – quem vende e quem compra – fica mais fácil e agradável, evitando o surgimento de qualquer barreira que possa interferir negativamente.


Na paz do Senhor Jesus Cristo, desejo a todos um feliz e abençoado dia.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Vida – 17/02/12


1ª Leitura – Tiago 2, 14-24.26
Salmo – 111(112)
Evangelho – Marcos 8, 34 – 9, 1

1ª Leitura – Tiago nos pergunta: o que adianta a fé se não a põe em prática? Exemplifica, se um irmão não tem o que vestir e o que comer e você deseja a ele que vá em paz e não lhe fornece o necessário para o corpo, de que adiantará? Assim é a fé, “se não traduz em obras, por si só está morta” (Tg 2, 17). Lembra-nos do pai Abraão que foi declarado justo, porque colocou em prática a sua fé, chegando a oferecer seu filho Isaac no altar, por isso foi chamado amigo de Deus. “Estais vendo, pois, que o homem é justificado pelas obras e não simplesmente pela fé” (Tg 2, 24). “Assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé, sem as obras, é morta (Tg 2, 26).

Evangelho – Jesus chama a multidão e seus discípulos e fala-lhes que quem quiser segui-lo  tome a sua cruz e o siga, porque quem quiser salvar a sua vida aqui na terra irá perdê-la no paraíso, mas quem perdê-la, por causa dele, irá ganhar a vida eterna. Jesus pergunta: “Com efeito, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se perde a própria vida?” (Mc 8, 36). Fala-nos que se envergonharmos dele aqui na terra, Ele se envergonhará de nós junto ao Pai, e, profetizou que alguns, ali presentes, não morreriam sem antes ver o reino de Deus chegar com poder.

Somos chacoalhados por Jesus novamente, quem quiser segui-lo, pegue a sua cruz, ou seja, assuma a sua vida, através de boas ações, realize obras de acordo com a sua fé. A cruz é o cotidiano. Assumir a vida é reconhecer as nossas limitações, se humilhar e pedir perdão de nossas fraquezas e difundir o reino de Deus no meio da comunidade, não somente a comunidade religiosa, mas: no trabalho, na escola, dentro de sua própria casa, nas rodas com os amigos, não apenas com as palavras, mas principalmente com atos, com sua vivência. Difícil porque exige comprometimento, compreensão da Palavra e postura de serviço. Jesus nos questiona: de que adianta ganharmos o mundo se não soubermos preparar a nossa vida para a vida eterna no reino de Deus?  Deste mundo, nada levaremos.

Vendas externas X
Etapas da venda profissional
Planejar sua Atuação – a preparação técnica querer que avaliemos as ocorrências ou situações que podem acontecer durante o seu encontro com o cliente. Nesse sentido é necessário avaliar as suas necessidades, decidindo quais as vantagens e benefícios que devem receber maior ênfase na apresentação. Do mesmo modo, é fundamental prever quais serão as objeções que podem ser feitas pelo cliente. Por fim, é primordial que se organize para uma visita, isto inclui: arrumação correta da pasta de trabalho, numa sequência adequada, se levar material físico, como por exemplo: relatórios, folhetos, catálogos, que estes estejam previamente em ordem, com isso, poderá focar somente aos interesses de seu cliente e do objetivo de sua visita.

A todos desejo um feliz e abençoado final de semana na paz do Senhor Jesus Cristo.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Discriminação – 16/02/12


1ª Leitura – Tiago 2, 1-9
Salmo – 33(34)
Evangelho –Marcos 8, 27-33

1ª Leitura – Tiago reforça que todo o cristão não faz acepção de pessoas e dá exemplo: numa reunião se recebermos uma pessoa bem vestida e oferecermos um bom lugar para sentar e ao mesmo tempo um pessoa pobre e pedirmos para sentar ao chão, ou ficar de pé, estamos cometendo pecado, porque Deus não escolheu os pobres para serem ricos na fé e herdeiros do reino? Porque queremos ser juízes com critérios injustos? Quem te leva no tribunal dos homens normalmente não são as pessoas abastadas? Tiago pede que respeitemos a lei: amar o nosso próximo como a vós mesmos e não façamos descriminação entre as pessoas.

Evangelho – Jesus parte com seus discípulos para o povoado de Cesareia de Filipe, no caminho pergunta o que o povo dizem quem Ele é? Os discípulos respondem que uns acham que é Elias, outro que é João Batista. Então Jesus direciona a pergunta a eles e “Pedro respondeu: ‘Tu és o Messias’” (Mc 8, 29). Jesus o proíbe severamente de falar a alguém a respeito. Depois começa a ensinar a eles referente sua missão como Filho de Deus e todos os sofrimentos que irá passar. Pedro tomando Jesus a parte começa a repreendê-lo. Jesus olha para seus discípulos e repreende Pedro, dizendo: “Vai para longe de mim satanás! Tu não pensas como Deus e sim como os homens” (Mc . 8, 33).

Pensar como Deus, é o que pede o Evangelho de hoje. Pensar e viver como Jesus mostrou que é possível ser vivido. Vemos que do momento que Jesus comenta que irá sofrer, porque, quem pensa no próximo, atende os necessitados, trabalha para uma sociedade mais justa, esses são severamente perseguidos pelos que detém o poder, por aqueles que só trabalham para adicionar para si, rejeitam qualquer tipo de divisão. Somos catequizados por Tiago ensinando-nos que todo cristão tem como lei o amor ao próximo como a si mesmo, não fazendo acepção de pessoas. Cabe a cada um de nós refletirmos qual reino iremos entrar, qual reino iremos buscar, porque sabemos que temos a graça divina e podemos pensar e viver como Jesus Cristo.

Vendas externas IX
Etapas da venda profissional
Uma visita de vendas profissional é um evento dinâmico, onde tudo acontece de forma sucessiva e integrada. Podemos organizá-la em três grandes momentos: ANTES, DURANTE E DEPOIS DA VENDA.
Antes de sair para uma visita ao cliente, o profissional de vendas tem que ater a dois eventos de preparação: um relacionado ao aspecto técnico, da visita em si, e outro relacionado a sua própria arrumação pessoal.
Etapa 1 – Preparação Técnica
Pesquisar o Cliente – numa venda profissional para que o(a) vendedor(ar) não perca seu tempo, é fundamental importância elaborar um roteiro de visitas, que defina sua localização precisa. Utilizando os meios úteis que temos disponíveis – internet.
De igual importância é o conhecer as dimensões desse cliente, através de quantidade de empregados ou tamanho físico da empresa.
Além disso, conseguir os nomes completos, se possível, daqueles que tem o poder de decisão, daqueles que influenciam a decisão, não se esquecendo, de um modo geral, que todos participam na realização de efetiva da visita, desde a portaria até a diretoria da empresa, por isso, o respeito e a boa educação é relevante.
Continuaremos amanhã.


Na paz do Senhor Jesus Cristo, desejo a todos um feliz e abençoado dia.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Conversão – 15/02/12


1ª Leitura – Tiago 1, 19-27
Salmo – 14(15)
Evangelho – Marcos 8, 22-26

1ª Leitura – Tiago nos ensina que devemos estar atentos ao ouvir e, devagar para falarmos e para nos irritarmos, justificando que a cólera não pertence a Deus. Pede que sejamos praticantes da palavra de Deus e, não somente, ouvintes. Caso não a pratiquemos seremos como o homem que se olha no espelho e ao se afastar do mesmo, esquece como é sua aparência. “Aquele, porém, que se debruça sobre a lei da liberdade, agora levada à perfeição, e nela persevera, não como ouvinte distraído, mas praticando o que ela ordena, esse será feliz naquilo que faz” (Tg 1, 25). Alerta que o religioso controla sua língua, e reconhece que a verdadeira religião está no apoio às viúvas e aos órfãos, não se deixando contaminar pelo mundo.

Evangelho – Ao chegar a Betsaida, junto com seus discípulos, levaram a Jesus um cego e pediram para que fosse tocado. Jesus pegou o cego, levou-o para fora do povoado e cuspiu nos olhos dele e perguntou o que estava vendo, o homem falou que via homens como árvores que andam. Então Jesus passou novamente as mãos em seus olhos e ele voltou a enxergar claramente. Jesus pede que ele não entre no povoado e vá direto para sua casa.

Estar convertido não é um passe de mágica, o homem, mesmo estando do lado de Jesus, como nós, não conseguia enxergar o mundo com nitidez, com a visão de Jesus. O que será que o atrapalhava? O que impedia de ver claramente? Jesus errou e teve que refazer o milagre? Claro que não! O que nos impede de enxergarmos com os olhos cristãos são nossas fraquezas, arrogâncias, nossas iras e, com isso, Tiago, em sua carta fala que sejamos perseverantes na prática da palavra, não como pessoas distraídas, que vê, ouve e mesmo assim, não consegue entender as palavras por não praticá-las. Pode haver conversão num primeiro momento? Claro que pode, preocupe-se em não ser um fanático, pratique a palavra com mansidão, viva-a intensamente mas com sensatez e deixe-se levar pelas bênçãos e luz do Espírito Santo.

Vendas externas VIII
Abordagem ao cliente
Continuemos a refletir os dois últimos tópicos levantados:
Procedimento – a partir de uma pesquisa antecipada à visita, o profissional de vendas tem capacidade de estabelecer etapas desse encontro, podendo, estar direcionando um produto ou serviço ao seu cliente. O primeiro produto que precisa ser passado é a confiança, e uma reunião sistematizada, organizada, trará a possibilidade de estar passando ao seu cliente essa segurança.
Conhecimento de técnicas de vendas – o profissional de vendas para ter sucesso em seu trabalho necessita usar técnicas de vendas adequadas, que lhe permita relacionar o seu produto/serviço às necessidades e expectativas do cliente. Genericamente, uma venda só se realiza quando o profissional de vendas consegue demonstrar ao cliente que as suas necessidades serão atendidas pelo produto que está comprando.

A todos desejo um feliz e abençoado dia na paz do senhor Jesus Cristo.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Fraqueza humana – 14/02/12


1ª Leitura –Tiago 1, 12-18
Salmo – 93(94)
Evangelho – Marcos 8, 14-21

1ª Leitura – Tiago neste trecho nos chama para prestarmos atenção as provações que nós sofremos e afirma que não são enviadas por Deus, “pois Deus não é tentado pelo mal e tampouco ele tenta a ninguém” (Tg 1, 13). Tiago reforça que somos tentados por nossa própria concupiscência, que nos arrasta e nos seduz, gerando o pecado que nos leva a morte. Lembra-nos que toda dádiva, todo o dom precioso e toda luz vem do alto, porque Ele nos criou por vontade própria com a intenção de sermos iguais as primícias de suas criaturas.

Evangelho – Estavam na barca Jesus e seus discípulos e, estes, haviam esquecidos de levar os pães, só havia um pão. Jesus comentou: “Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes” (Mc 8, 15). Acharam que Jesus se referia a falta de pães para se alimentarem, mas Jesus repreendeu-os perguntando se eles não entenderam a multiplicação dos pães e dos peixes e que eles estavam preocupados somente com o alimento físico.

Jesus chama a atenção dos discípulos e nossa também, quanto ao fermento dos fariseus e de Herodes, assim eu entendo, que não nos deixemos cair em pecado pela vaidade, arrogância, prazeres e poder. O grande significado da multiplicação dos pães é o amor, gerado pela humildade, compaixão para com o próximo. Uma vez que nos alicerçamos em Jesus Cristo temos condições de enxergar no próximo o nosso irmão, tornando-nos capazes de fazermos a multiplicação do bem. Tiago em sua carta vem nos alertar que somos fracos e toda vez que descuidamos nos deixamos levar para os prazeres da vida e não adianta enganarmos a nós mesmos, que estas, são provações difíceis colocadas por Deus, e sabemos que não é, porque Ele não gera pecado, não atenta a ninguém, o pecado é gerado através de nossas fraquezas e nossas próprias vontades em queremos o bem estar momentâneo.

Vendas externas VII
Abordagem ao cliente
Objetivo – é necessário que tenhamos claro nosso objetivo a ser alcançado na visita. Caso é a primeira visita, por exemplo: será conhecer o cliente, ou, visitas periódicas para manutenção do cliente criando possibilidade de uma venda futura. Apresentação de um produto que saiba que é necessário ao cliente.
Ação específica – definindo o objetivo principal de sua visita, você deve determinar uma ação condizente para que se alcance o mesmo.
Um plano – estabelecer métodos para atingir o objetivo: buscar informações sobre o cliente através de seus contatos, pesquisa na internet, etc.. Marcar a visita, de acordo com a possibilidade do cliente. Preparar o material que será necessário, seja para uma apresentação da empresa ou de um produto.
Os dois últimos tópicos levantados ontem, comentaremos amanhã.

Na paz do senhor Jesus Cristo desejo a todos um feliz e abençoado dia.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Fé – 13/02/12


1ª Leitura – Tiago 1, 1-11
Salmo – 118(119)
Evangelho – Marcos 8, 11-13

1ª Leitura – Tiago no início de sua carta afirma que todos os cristãos passam por tribulações na vida e são nesses momentos que demonstramos a perseverança de nossa fé, e que esta gere obra de perfeição, santificando-nos. Recomenda se nos faltar sabedoria que peçamos a Deus, mas com fé, não com dúvidas, “porque aquele que duvida é semelhante a uma onda do mar, impelida e agitada pelo vento” (Tg 1, 6). Lembra-nos que não podemos ser inconstantes, ao “irmão humilde pode ufanar-se de sua exaltação, mas o rico deve gloriar-se de sua humilhação” (Tg 1, 10), fazendo uma comparação: basta vir o sol com seu calor que seca a erva, cai a sua flor e desaparece sua beleza, assim acontecerá com o rico no meio de seus negócios.

Evangelho – Jesus é provocado por fariseus, eles realmente não acreditavam em Jesus, e pediam que fizesse um milagre e Jesus afirma que a eles não verão nenhum sinal. Jesus deixando-os entrou na barca e se dirigiu para outra margem.

Tiago em sua carta pede que não sejamos inconstantes, não façamos como os fariseus, que cegos, não conseguem enxergar a salvação. Afirma que devemos nos dirigir ao Pai e pedir. O caminho é Jesus Cristo, mas nos alerta que conseguiremos nossos objetivos se tivermos fé, uma fé verdadeira onde não estejamos procurando um Jesus curandeiro, um Jesus que se adapte as nossas imperfeições e inconstâncias. Quantas denominações religiosas vendem um Jesus mais eficaz e, infelizmente, quantas pessoas se deixam levar, porque querem um Jesus imediatista, que não interfira na maneira em que leva a sua vida, apenas, sem mudança, interceda e resolva os problemas.

Vendas externas VI         
A venda profissional
Uma visita de vendas não é uma reunião social ou uma conversa amigável. Trata-se de um encontro de negócios com o propósito de tomar decisões e efetivar acordos que irão desenrolar certas ações.
Sem um programa claro, uma visita de vendas torna-se uma total perda de tempo.
Um profissional de compras competente evitará que isso ocorra encerrando a visita imediatamente, ele(a) espera algo específico para discutir e negociar.
Uma visita de vendas adequada e agradável exige do profissional de vendas capacidade para desenvolver as atividades básicas a seguir:
. um objetivo para realizar as visitas;
. uma ação específica;
. um plano para atingir o objetivo;
. um procedimento específico; e
. o conhecimento de técnicas de venda.
Durante a semana abordaremos este assunto.

Na paz do senhor Jesus Cristo desejo uma semana feliz a abençoada.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

“Efatá!” – 10/02/12


1ª Leitura – 1 Reis 11, 29-32; 12, 19
Salmo – 80(81)
Evangelho – Marcos 7, 31-37

1ª Leitura – Jeroboão havia saído de Jerusalém quando encontra-se com o profeta Aías coberto com um manto novo. Estavam a sós no campo. Aías rasgou o manto em doze pedaços dando a Jeroboão dez pedaços, recordando o que o Senhor havia falado a Salomão, que na próxima geração seu reino será dividido e que iria receber três tribos, enquanto, em memória do servo Davi e para com Jerusalém, cidade escolhida, guardará somente uma tribo. “Israel rebelou-se contra a casa de Davi até o dia de hoje” (1 Reis 12, 19).

Evangelho – Jesus caminhava transmitido ao povo a salvação, saindo da região de Tiro, passando por Sidônia, foi até o mar da Galileia, atravessando a região de Decápole. Apresentaram um homem surdo que falava com dificuldade e pediram que Jesus impusesse as mãos. Jesus se retirando da multidão com o homem, tocou em seu ouvido, cuspiu e colocou saliva em sua língua, Olhando para o céu Jesus pronunciou “Efatá!”, que significa: “Abra-te!”. Imediatamente o homem estava curado. Por mais que Jesus pedia que guardassem silêncio, mais divulgavam os seus milagres.

Não temos Jesus como um mágico, praticante do ilusionismo. Mas quantas vezes nós não somos iguais a esse homem, mesmo com todos os nossos sentidos em pleno funcionamento? Quantas vezes nós escutamos a verdade, mas deixamos de ouvi-la, de compreendê-la, devido a nossa prepotência e arrogância? Quantas vezes tivemos oportunidade de falarmos a verdade, que é Jesus, mas isso nos traz compromissos sérios, responsabilidades e falamos palavras desconexas para não comprometermos? Todo o reino que se afasta do Senhor Deus, Criador do céu e da terra, poderá ser destruído. Isso não é maldição, se chama consequência.  Jesus clama ao céus para que nossos ouvidos se abram – “Efatá” – nossa boca pronunciem e promovam a vida, que possamos enxergar em sua pessoa, humana e divina, o caminho, a verdade e a vida.

Vendas externas V
Erros na abordagem ao cliente
Nos aproveitando da reflexão de hoje sito um exemplo, e que muitas vezes acontecem:
- Um vendedor é recebido por seu cliente e na conversa o cliente fala que necessita de uma máquina que embale unitariamente seus parafusos. Mas ele, o vendedor, havia se preparado e quer vender uma máquina empacotadora automática. Fala do processo de embalagem, mas não consegue atingir a necessidade explícita do cliente.
Encerrando a semana, convido a refletirmos às vezes, que devido ao foco que damos a um determinado produto, acabamos não enxergando e compreendendo as dificuldades de nossos clientes, em consequência, ofuscando nosso trabalho.

Na paz do Senhor Jesus Cristo, desejo a todos um feliz e abençoado final de semana.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Migalhas – 09/02/12


1ª Leitura – 1 Reis 11, 4-13
Salmo – 105(106)
Evangelho – Marcos 7, 24-30

1ª Leitura – “Quando Salomão ficou velho, suas mulheres desviaram seu coração para outros deuses e seu coração já não pertencia inteiramente ao Senhor, seu Deus, como o do seu pai, Davi” (1 Reis 7, 4). Salomão desviado do caminho prestou cultos a outros deuses, construiu um santuário para Camos, ídolo de Moab. Salomão fez isso para todas as suas mulheres estrangeiras, que queimavam e ofereciam sacrifícios para seus deuses. Então o Senhor irritou-se com Salomão, e disse que irá lhe tirar o seu o reino e entregará ao seu servo, mas em respeito a Davi, será do filho de Salomão que será arrebatado. O Senhor afirma que deixará uma tribo a teu filho, em consideração ao servo Davi, seu pai, e para com Jerusalém, o povo escolhido.

Evangelho – Jesus chega em uma casa na região de Tiro e Sidônia. Uma pagã, nascida na Fenícia da Síria, soube de sua presença e foi implorar que Ele expulsasse um demônio que se apoderara de sua filha. “Jesus disse: ‘Deixa primeiro que os filhos fiquem saciados, porque não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos’. A mulher respondeu: ‘É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cai’. Então Jesus disse: ‘Por causa do que acabas de dizer, podes voltar para casa. O demônio já saiu de tua filha’” (Mc 7, 27-29).

Através do trecho refletido do livro de Reis analisamos que o mal nos ronda, está em nosso encalço aguardando sempre um devaneio de nossa fé, uma escorregada, uma vacilada para que possa se apoderar. Nem Salomão se livrou, por ser humano também sujeito a falhas. Deus dá-lhe um castigo, mas na sua misericórdia, abre uma porta de salvação, dando-nos condições de arrependimento e conversão. No Evangelho Jesus se coloca como o Salvador dos judeus e de todo o povo, sem rótulos, sem marcas. A mulher pagã, citada na perícope, pode ser  interpretada como as pessoas de outras instituições religiosas, não cabendo a nós afirmamos que somente nós teremos a salvação, o importante é a legitimidade da fé, porque todo aquele que tem fé em Jesus Cristo, filho, no Pai e no Espírito Santo será salvo.

Vendas externas IV
Erros na abordagem ao cliente
O primeiro e grande erro numa visita é não chamar o cliente pelo nome. Todos nós gostamos de ser respeitados. Uma vez que você o chama pelo nome, você está afirmando que veio para conversar com ele, dando-lhe a importância necessária.
Ouça o que ele tem para dizer, instigue que ele fale mais, e, você, o vendedor, ouve, reflete. Fale menos, mas faça observações direcionadas às necessidades expostas por ele, cause o interesse dele devido diante de suas expectativas, surpreenda-o.
Não vá mal vestido: roupa amassada, suja, desleixado, ou cores agressivas. Esteja com a barba feita ou devidamente aparada. Se for fumante, escove os dentes antes da visita, porque você reflete a sua empresa, a imagem é o nosso cartão de visita, ela é o primeiro passo de nossa credibilidade frente ao cliente.
Ao falar modere o volume de sua voz, certifique-se se não está falando alto.
Se portar uma bolsa, na visita, não a coloque entre você e seu cliente, evite que haja obstáculos, por mais simples que sejam.
Preste atenção nas informações passadas na conversa com seu cliente e, anote-as, para não se perder num próximo contato.

A todos desejo um feliz e abençoado dia na paz do Senhor Jesus Cristo.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Praticar a Justiça – 08/02/12


1ª Leitura – 1 Reis 10, 1-10
Salmo – 36(37)
Evangelho – Marcos 7, 14-23

1ª Leitura – A rainha de Sabá, ouvindo a fama de Salomão quis prová-lo com enigmas. Foi a Jerusalém com numerosa comitiva, com camelos carregados de aromas, ouro e pedras preciosas. Apresentando-se ao rei Salomão, fez-lhe diversas perguntas, este a respondeu todas com muita sabedoria. A rainha de Sabá ficou vislumbrada com tamanha sabedoria, com sua casa que havia construído, os manjares de sua mesa, as diversas classes dos que o serviam, os copeiros, os holocausto que ele oferecia no templo do Senhor, pasmada, agradeceu ao Senhor Deus a quem Salomão rendia graças, agradecendo por ter colocado um verdadeiro rei para o povo de Israel, justo e sábio. Explicou que os comentários não conseguiam transmitir a verdadeira grandeza de sua pessoa. Comentou que feliz é o povo de Israel e sua casa por tê-lo como rei. Depois ela deu ao rei cento e vinte talentos de ouro e grande quantidade de pedras preciosas e aromas.

Evangelho – Jesus reunindo a multidão disse: “o que torna impuro o homem não é o que entra nele, vindo de fora, mas o que sai do seu interior. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça” (Mc 7, 15). Retornando a casa os discípulos perguntaram sobre essa parábola, Jesus pergunta se eles também não compreenderam e explicou que nada o que vem de fora torna uma pessoa impura, porque não vai ao seu coração, mas em seu estômago e depois o corpo o lança para a fossa, se referindo aos alimentos, e completou: “O que sai do homem isso é o que o trona impuro. Pois é dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. Todas essas coisas más saem de dentro, e são elas que tornam impuro o homem” (Mc 7, 20-23).

A prática da oração nos leva a cobrar-nos de nós mesmos um postura mais digna frente a comunidade. A humanidade tem a propensão ao pecado na mesma intensidade para o fazer bem, como diz o ditado popular: são como dois cachorrinhos, aquele que ficar mais forte significa que é aquele que estamos alimentando melhor. O pecado parece mais atentador ao homem devido aos prazeres momentâneos que oferece, e como há pessoas que se entregam para momentos curtos de felicidade, sem dimensionar as consequências futuras que pode acarretar. Nosso ponto de apoio é o amor incondicional de nosso Pai, de nosso irmão e Deus, Jesus Cristo, que na Santíssima Trindade nos ilumina com seu Espírito Santo, convidando-nos à pratica da justiça. O mundo pode melhorar, motive aqueles que estão do seu lado através de seu exemplo, pratique a justiça, ore e renove suas forças naquEle que tudo pode.

Vendas Externas III
Abordagem
Cientes do que nós vendemos, ou seja, vendemos benefícios que venham suprir uma necessidade do cliente, precisamos rever as abordagens que fazemos em nossas visitas. Deixar e incentivar que o cliente explane suas necessidades para que você possa oferecer algo que venha com seu interesse, podendo dar opiniões oferecendo outras soluções, caso a tenha. Mude a abordagem de: Nós! Minha empresa! Nossos produtos são... Para: Você! Sua Empresa! Seu interesse! Nosso produto se adéqua a sua necessidade! Com isso terá condições de fazer uma visita mais objetiva, aprenda a ouvir o cliente.
Amanhã continuaremos com este mesmo assunto.


A todos desejo um feliz e abençoado dia na paz do Senhor Jesus Cristo.