WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Discurso Conclusão de curso - TCC - Técnico em Informática - Votorantim - ETEC - 2012



Ilustres professoras, professores, diretora, coordenadoras do Curso de Informática, parentes, amigos e companheiros de curso.

Inicialmente queremos agradecer de coração a Prefeitura Municipal de Votorantim, ao Governo do Estado e a Fundação Paula Souza, que num trabalho árduo oferece a todos a possibilidade de aprendermos uma profissão através das escolas ETEC’s.

Concluímos neste momento mais uma etapa em nossa vida, a nós foi generosamente oferecido a oportunidade de crescermos intelectualmente, socialmente e profissionalmente.

Muitos iniciaram desconhecendo o real objetivo do curso - desenvolvimento de software, isso fez com que alguns desistissem, mas reconheço que não foram fracos, na verdade, foi a falta de intimidade com que fora estudado. Por isso, agradecemos pela chance de conviver e o encanto de terem participado da nossa história.

Também sei, que nem todos irão seguir o caminho de desenvolvedores de software, mas felizes somos nós, que usufruiremos deste novo conhecimento e aporemos em nosso currículo profissional e com esta experiência ajudaremos o desenvolvimento de profissionais no mercado de trabalho. Eu por exemplo, irei aplicar no departamento de vendas o que aprendi, já não sou mais ignorante as linguagens técnicas de informática e suas aplicações.

Gostaria de agradecer aos colegas a confiança depositada ao me escolherem para falar em nome da turma, e com os meus cinquenta anos de vida, ressalto três pontos, que para mim abrange as características de um bom profissional: Conhecimento, foco e amizade.

Até quando devemos campear novas informações? Nos atualizar? Digo: para sermos felizes, façamos até o último piscar, quando já velhos não conseguirmos mais abrir nossos olhos. Pois conhecer é viver, o conhecimento é como o oxigênio, a descoberta nos revigora, nos faz novos e capazes de acompanhar as exigências do mercado.

Quanto vale um segundo? ... Quanto vale um minuto? ... É imensurável! Vi no decorrer desses três semestres muitas oportunidades desperdiçadas, porque deixamos de aproveitar o momento. Perdíamos nosso valoroso e irrecuperável tempo desviando nosso foco. Deixamos de usufruir novos conhecimentos por estarmos direcionando nossa atenção a outros motivos.

A amizade. Nossa classe é totalmente heterogênea. Com diversidade de cultura, religião e aspirações. No início, naturalmente, formamos grupos, entrávamos naquele que mais se enquadrava com a nossa personalidade. Assim é a vida, assim são construídas ótimas comunidades, assim se fazem grandes empresas. Conviver com a diversidade faz-nos sábios, tolerantes e argutos. Diante de tantas dificuldades e contrariedades, nos vemos aqui, um abraçando o outro, porque juntos galgamos o mesmo objetivo. Negociamos e seguimos o mesmo caminho, cada um com seu jeito, seu caráter. Acabamos de construir uma nova network, tão badalada e necessária no mundo corporativo.

Aos nossos mestres lembro a frase de Isaac Newton: “Se eu vi mais longe, foi por estar de pé aos ombros de gigantes” – muito obrigado, que Deus os abençoe em sua jornada.

Por fim, amigos, foi um prazer estudar e conviver com cada um de vocês, muito obrigado.


Edson Corrêa