WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

O LIXO – Resíduos Sólido



 O que fazer?
Como fazer?
Foto da internet




Como é notório, o prazo limite para adequação e destinação de RESÍDUOS SÓLIDOS aos municípios, a nível nacional, encerrou neste último dia 02 de agosto. Independentemente se, por força de lei ou não, os administradores municipais deveriam colocar como prioridade em seu governo a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos).

Novamente o professor da Unesp de Sorocaba para cursos de graduação em Engenharia Ambiental, Mestrado e Doutorado em Ciência e Tecnologia de Materiais e Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental, Sandro Donnini Mancini, em seu novo artigo publicado pelo diário matutino “Jornal Cruzeiro do Sul” do dia 19 de agosto de 2014, nos alerta - cidadãos comuns, edis, chefe do executivo e seus secretários, ainda é tempo. Tarefa difícil, mas não impossível, “e mais do que isso, é necessário e urgente”.  Maiores conhecimentos acesse: http://www.sorocaba.unesp.br/#!/graduacao/engenharia-ambiental/paginas-docentes/sandro-d-mancini/

Desculpas e mais desculpas, aonde nos levará? Por imprudência, inercia e arrogância estamos colocando em risco a saúde pública, a saúde de nosso meio ambiente, a contaminação de solos, em consequência os lençóis freáticos.







O que fazer?
Primeira fase, recolher inteligentemente o lixo da cidade – porque não utilizarmos o sistema da empresa Sotkon (www.sotkon.com/pt). Os sistemas Sotkon são um conceito completo para a reciclagem e recolha de resíduos sólidos urbanos. Sistemas modulares, progressivos, discretos e únicos.







Segunda fase, contratar por meio de licitação uma empresa para manipular, reciclando materiais de acordo com sua categoria, criando compostagem do lixo orgânico, investindo numa usina. “Isso é sonho? Talvez. Mas na Suíça, Alemanha, Áustria, Holanda, Suécia, Dinamarca e Bélgica isso é realidade: esses países fazem parte do seleto grupo que manda menos de 5% dos seus resíduos sólidos para aterros sanitários, aproveitando de alguma maneira o restante.


Votorantim – está na hora de tomarmos uma atitude em favor da VIDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário