WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Prefeitura de Votorantim é investigada pelo Ministério Público por terceirizar serviço de limpeza.


Promotora de Justiça Fabiana Dal'Mas Rocha Paes
Foto internet
A contratação, realizada pela Prefeitura Municipal de Votorantim, de uma empresa particular para efetuar serviços de limpeza do Paço Municipal será investigada pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, através da 3ª Promotoria de Justiça de Votorantim.
Em ofício, protocolado no último dia 24 na Câmara Municipal de Votorantim, a promotora de justiça Fabiana Dal´Mas Rocha Paes, informa a instauração de um inquérito civil (nº446/14) para apurar se houve ilegalidade na contratação de serviços da empresa PHR Comércio e Serviços Ltda EPP no valor de R$ 127.105,80 com prazo de 12 meses para realização de serviços de limpeza do Paço Municipal I com fornecimento de mão de obra, materiais e equipamentos. De acordo com a promotora, serão investigados dois aspectos: o fato da Prefeitura Municipal contar com a criação por lei de 100 cargos para Auxiliar de Serviços Gerais; e o fato de constar que existem funcionários aprovados em concurso público para a mesma atuação, mas a despeito disso, a Prefeitura Municipal optou pelo pregão para licitação e contratação deste serviço temporário.
A promotoria solicitou informações à Prefeitura com o prazo de 30 dias, com a cópia de todo procedimento licitatório, inclusive do contrato para prestação de serviços. Na investigação ainda serão realizadas cotações do serviço e material que constam no atual contrato com empresas de limpeza de Sorocaba e Votorantim.
O inquérito cita ainda artigos da Constituição da República, dando ênfase que “a não obediência aos preceitos que regem a administração pública sujeita o administrador e servidor público à prática de improbidade administrativa, bem como às sanções previstas na Lei nº 8.429/90, as quais consistem em multa, ressarcimento integral do dano, suspensão dos direitos políticos”.
A denúncia que motivou o inquérito é de autoria do vereador Pedro Nunes Filho (PDT), que através do requerimento n° 084/14, aprovado na sessão legislativa de 05 de março de 2014, encaminhou ao Ministério Público a informação sobre a contratação da citada empresa. Em seu requerimento, o vereador questiona a Prefeitura por qual motivo optou-se por contratar uma empresa especializada para execução de serviço de limpeza no Paço Municipal, sendo que já existem, no quadro de pessoal da Prefeitura, funcionários concursados para exercerem o cargo de Auxiliar de Serviços Gerais que podem ser convocados. “Muitas pessoas que fizeram o concurso estão aguardando serem chamadas para trabalhar no serviço de limpeza na Prefeitura. Não é mais fácil chamá-los do que fazer licitação? Na licitação sempre a empresa que ganha vai receber currículo do prefeito e de secretários para beneficiar quem trabalhou em campanha eleitoral”, justificou o vereador na ocasião.
A resposta ao requerimento, encaminhada pelo prefeito Erinaldo Alves da Silva para a Câmara em 18 de março de 2014, informa que existe um concurso em andamento, com o vencimento previsto para setembro / 2014. O prefeito afirmou ainda que “quanto a contratação da empresa especializada para a prestação de serviços de limpeza no prédio principal, a Prefeitura optou pela sua terceirização, por uma questão de economicidade e eficiência, em decorrência da demanda dos serviços a serem executados”. Em nota, a Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos, informa que até o momento a Prefeitura não foi notificada.

Reportagem:  Luciana Lopez

Fonte - http://www.scribd.com/doc/235742704/Gazeta-de-Votorantim-79

Meu ponto vista

Concordo plenamente com o Poder Executivo. A cidade perderá muito optando em aumentar o número de funcionários públicos. Neste caso, serviços de limpeza, sou totalmente favorável a contratação de empresa especializada. O município não irá arcar, com as faltas, abonos, férias, afastamentos e, no futuro, a aposentadoria merecida do funcionário. Esses recursos economizados, devem ser aplicados principalmente na EDUCAÇÃO, dela gerará melhor postura do povo, melhor saúde, e melhores pessoas pensando em benefício da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário