WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

terça-feira, 24 de junho de 2014

Casa da mãe Joana

Origem da expressão
A expressão "casa da mãe Joana" teve origem no século XIV, segundo Câmara Cascudo (historiador, antropólogo, advogado e jornalista) foi criada graças a Joana I , rainha de Nápoles e condessa de Provença, que viveu entre 1326 e 1382. Teve uma vida conturbada e em 1346 mudou de residência para Avignon, na França. Alguns autores afirmam que esta mudança ocorreu porque Joana se envolveu em uma conspiração em Nápoles que resultou na morte de seu marido André, enquanto outros indicam que Joana foi exilada pela Igreja por viver de uma forma sem regras e permissiva.
Em 1347, quando tinha 21 anos, Joana normatizou os bordéis da cidade onde vivia refugiada, criou certas regras para impedir que alguns frequentadores agredissem as prostitutas e saíssem sem pagar. Para as meretrizes, Joana era como uma mãe e por isso os bordéis eram conhecidos como "casa da mãe Joana". Em Portugal, a expressão paço-da-mãe-joana era um sinônimo de prostíbulo. A expressou chegou ao Brasil e como "paço" não é uma palavra comum, foi mudado para "casa", e a expressão "casa de mãe Joana"  passou a significar o lugar onde cada pessoa faz o que bem entende, sem respeitar nenhum tipo de normas.

Fonte: http://www.significados.com.br/casa-da-mae-joana/

Ponto de Vista
Algumas atividades praticadas por cidadãos em nossa cidade estão erradas e, para evitar críticas, não há uma ação efetiva de nossas autoridades, poder executivo, secretarias e/ou policiais. Analisemos os três exemplos abaixo:

01) Flanelinhas – nós que pagamos os impostos temos o direito de trafegar e estacionar, caso seja permitido, onde quisermos. Hoje, em todos os centros e zonas movimentadas, seja em Votorantim, Sorocaba e região, os malditos flanelinhas infestam as ruas, inibindo-nos de procedermos da maneira que queremos. Usufruem da via pública como se fossem donos, e há, aquele que vá contra!

Estacionamento público ao lao do Paço Municipal de Votorantim


02) Vendedores ambulantes – vimos, principalmente neste tempo da Copa do Mundo, ambulantes oportunistas oferecendo materiais mais baratos, outros, fazendo churrasquinho, outros vendendo doces em cima de canteiros, calçadas – bens públicos. Essas pessoas não contribuem com impostos, porque não são cadastrados, o município não arrecada nada, fora, a concorrência desonesta com os comerciantes cadastrados, registrados de acordo com a lei. Usam, usufruem de bens públicos sem dar nenhum retorno.
Como se posiciona a Associação Comercial de Votorantim?
Há fiscalização da Vigilância Sanitária?

Av. Otávio Augusto Rangel - Rio Acima

Av. Otávio Augusto Rangel - Rio Acima

Av. Otávio Augusto Rangel - Rio Acima

03) Carro de som – no meu bairro, Jardim Archila, há dias que 8:00 h começa a passar carros de som, com volumes acima do permitido por lei, chegam trafegar até às 20:00h - descansar como? Há outros, particulares, tocando Funk com volumes que fazem tremer as janelas da casa. Conforme o Conselho Nacional de Trânsito apenas são permitidos veículos de qualquer espécie, em nível de pressão sonora não superior a 80 decibéis, medido a sete metros de distância do veículo, isso não está sendo respeitado. O artigo 228 do CTB estabelece como infração de trânsito “Usar no veículo equipamento com som em volume ou frequência que não sejam autorizados pelo CONTRAN”.




De acordo com os exemplos acima, precisamos trabalhar muito para mudarmos o que chamamos de “cultura popular”, só que esses exemplos estão infligindo a lei e, neste caso, INFLIGIR A LEI É CRIME.

domingo, 22 de junho de 2014

O dia seguinte – Domingo 22/06/2014


Avenida Otávio Augusto Rangel - Rio Acima

Avenida Otávio Augusto Rangel - Rio Acima
Como podemos verificar o lixo continua no meio do jardim da Avenida Otávio Augusto Rangel. Realmente somos um país subdesenvolvido, porque essa prática não pode ser considerada natural numa sociedade que quer ser reconhecida como culta. O pior, é se estender entre os demais, como ficará a principal avenida do bairro do Rio Acima? Despejar o lixo em lugares públicos, não é crime? Onde estão as autoridades competentes?
Analiso que a visão das autoridades de diversas divisões é limitada, digo isso, citando um exemplo: o policial que flagra uma inflação, como: som alto nos carros, acima dos decibéis permitido, uma pessoa jogando lixo na via pública, não toma nenhuma atitude, argumentando que não é da sua alçada. E assim, acontece em todos os setores públicos e, nisso, ficam acontecendo barbáries que poderiam ser evitadas desde o início. 

sábado, 21 de junho de 2014

Nova BARDA de alguns comerciantes no Rio Acima.

Avenida Otávio Augusto Rangel - Rio Acima

Avenida Otávio Augusto Rangel - Rio Acima


Avenida Otávio Augusto Rangel - Rio Acima
Acho que virou moda e nenhuma autoridade toma providência. Olha onde os comerciantes estão colocando os lixos para serem recolhidos. O pior que atravessa a noite espalhados no jardim. E aí? O que fazer?


Boca de lobo – Odor horrível


Av. Philomena Lopes Vasques - Rio Acima

Av. Otavio Augusto Rangel - Rio Acima
Não sabemos qual o motivo, algumas vezes exala um odor forte e mal cheiroso das bocas de lobo – 1) Avenida Philomena Lopes Vasques em frente ao “Pitanga Bar”; 2) Avenida Otávio Augusto Rangel em frente a Farma Ponte. Por que desse mal cheiro? Se for motivado por esgoto, podemos concluir que está sendo despejado no rio, sem tratamento? Precisa ser verificado urgente.

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Jornal Cruzeiro do Sul – 111 Anos de História


Queremos parabenlizar a toda família e colaboradores da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do Jornal “Cruzeiro do Sul” por mais um ano de vida ativa, registrando informando, educando e motivando municípios de nossa região e litoral paulista, desde 12 de junho de 1903 - 111 anos. Veículo de comunicação utilizado por muitas matérias publicadas por este Blog. Que Deus os abençoe.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Os buracos da Av. Carmem Galan Burgos, Jardim Archila continuam a crescer.

Secretaria de Obras de Votorantim, o que acontece? Desde janeiro de 2014 estamos acompanhando o desleixo com as ruas e avenidas da cidade. Desde fevereiro de 2014 venho reclamando, porque esses buracos estão causando risco de acidente; um está na entrada da avenida, em frente ao KOMILÃO, e o segundo, subindo a avenida Carmem Galan Burgos, está em frente a ao COLÉGIO DIMENSÃO. Já é o sexto mês. Senhores vereadores, ninguém está vendo o descaso e o deterioramento das vias públicas de Votorantim?

Av. Carmem Galan Burgos, em frente ao KOMIÃO

Av. Carmem Galan Burgos, em frente ao KOMIÃO

Av. Carmem Galan Burgos, em frente ao COLÉGIO DIMENSÃO

Av. Carmem Galan Burgos, em frente ao COLÉGIO DIMENSÃO


domingo, 1 de junho de 2014

Agenda Cultural de Votorantim para o mês de junho


A Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer (Sectur) digulgou nesta quinta-feira a programação cultural para o mês de Junho. Os destaques vão para apresentações teatrais para crianças e adultos, as exibições de filmes pelo projeto Cinema nos Bairros e discussão sobre a memória Política – Ditadura Política.

TEATRO
05/06 – Colônia Penal
Pautada em obra de Kafka, criação de Sandro Borelli é dedicada aos mortos e desaparecidos políticos na ditadura militar brasileira.

Horário20h
Local: Auditório Municipal “Francisco Beranger”
Avenida Vereador Newton Vieira Soares, 291 – Centro
Classificação: 18 anos


ENCONTRO
05/06 – “Memória Política no País – Arte Engajada no Viés Social/Político a partir do golpe de 1964”
O encontro “Memória Política no País – Arte Engajada no Viés Social/Político a partir do golpe de 1964” abordará questões de preservação da memória, direito à verdade e seus diálogos com a arte e a cultura atuais, com presença de convidados, como Marco Escrivão, diretor do projeto “Memórias da Resistência”, e promoverá o debate acerca do Regime Militar Brasileiro e suas sequelas ainda presentes nos dias de hoje.

Local: Teatro Municipal Francisco Beranger
Horário: 21h
Duração: 50 minutos
Entrada: Gratuita
Classificação: 14 anos

TEATRO

06/06 - “Dramaturgia para crianças no Brasil”
O encontro “Caminhos da Dramaturgia para Crianças no Brasil”, se propõe a um espaço de reflexão sobre a dramaturgia brasileira para teatro infantil e jovem, sua história, evolução, problemas e perspectivas criativas. Organizado pela Cia Bendita Trupe, premiado grupo paulistano que atua com espetáculos infantis, e proporcionado através do programa PROAC da Secretaria de Estado da Cultura.

Local: Teatro Municipal Francisco Beranger
Horário: 20h | Duração: 90 minutos
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre


CINEMA

06, 13, 20 e 27/06 – Mais quatro bairros receberão o Cine Bairros: “Um time show de bola”
Em junho o Cine Bairros Votorantim irá apresentar a aventura de animação “Um time show de bola”. O filme conta a história de Amadeo, um fã de pebolim, que construiu seus próprios jogadores e ensaiou as mais diversas jogadas. Um dia ele é desafiado pelo arrogante Ezequiel e perde a partida.

06/06 – Vossoroca (Local: Avenida Julia Martins Domingues (Igreja Nossa Senhora Aparecida)

13/06 – Vila Dominguinho (Local: Praça José Ermírio de Moraes)

20/06 – Vila Garcia (Local: Rua Isabel ferreira Coelho na Praça José Silva de Oliveira “Parriba”)

27/06 – Carafá – (Local: Associação Amigos do Bairro Carafá)

Horário das Sessões: 20h
Entrada: gratuita (retirar convite com 1h de antecedência)

TEATRO

07/06–Teatro infantil “Terremota”
Um espetáculo para toda a família, “Terremota” conta a história de Maria, uma menina corajosa e esperta, que vive com o Tio Bigode e tem um gato chamado Platão. Passa grande parte do dia sozinha em casa e sua maior diversão é analisar o mundo pela janela. Um dia, indignada com o que vê, cheia de ideias e transbordando liberdade, Maria decreta autonomia e funda, na própria sala, uma nova ordem, a República Terremota.

Local: Teatro Municipal Francisco Beranger
Horário: 16h | Duração: 50 minutos
Entrada: Gratuita (retirar convite com 1h de antecedência)
Classificação: Livre



11/06 – Cinema na praça

“A Copa do Tetra: Todos os corações do mundo”

Copa do Mundo de 1994, as partidas inesquecíveis, os gols, as torcidas, os heróis e os vilões que marcaram história nos gramados da Copa dos Estados Unidos em 1994. A Copa do Mundo em que o Brasil conquistou o tão sonhado tetracampeonato. Um filme marcante com imagens impressionantes que não foram transmitidas pela TV, gravadas com câmeras especiais durante toda a copa.

Local: Praça dos Expedicionários (Avenida Matheus Conegero, altura do n.º 45)
Horário: 20h | Duração: 106 minutos
Entrada: Gratuita (chegar com 1h de antecedência)
Classificação: Livre


LITERATURA

Conto & Cia
Projeto de formação de leitores que apresenta o mundo da leitura às crianças.

Local: Biblioteca Municipal de Votorantim
Horário: Terças e quintas às 9h30 e às 14h30
Entrada: gratuita
Classificação: livre (público-alvo: 6 a 10 anos)

A Secretaria de Cultura informa que todos os eventos acima são abertos ao público em geral com entrada gratuita.

Mais Informações: (15) 32435814 - 32431191

Fonte: http://www.gazetadevotorantim.com.br/noticia/9384/agenda-cultural-para-o-mes-de-junho.html

Prefeitura de Votorantim apresenta Nota Fiscal Eletrônica


A Prefeitura de Votorantim, através da Secretaria de Finanças, apresentou na manhã desta sexta-feira (30), a Nota Fiscal Eletrônica para representantes dos escritórios de contabilidade, despachantes, comerciantes, prestadores de serviços e interessados em geral. A apresentação ocorreu no auditório municipal “Francisco Beranger” e contou com a presença do prefeito Erinaldo Alves da Silva que ressaltou a importância de se contar com o serviço digital. “Há muito tempo que empresas, prestadores de serviços, comerciantes enfim, todos que necessitam emitir nota fiscal esperavam poder fazê-lo via internet, com mais rapidez e eficiência. Implantar a Nota Fiscal Eletrônica era uma da metas da nossa administração”, afirmou o prefeito.

O diretor da VLC, empresa vencedora da licitação para implantar a NFE, Venâncio de Leo, explicou o processo de desenvolvimento do sistema. Em seguida o passo a passo para a emissão da Nota Fiscal Eletrônica foi mostrado aos presentes com todas as telas de acesso ao serviço. Depois, as dúvidas foram esclarecidas pelos técnicos da empresa responsável e da prefeitura. Participaram do evento os secretários de Administração, João Silva Moura Neto; Finanças, Célio Salvetti e Negócios Jurídicos, Fábio Lugari Costa.

O sistema entra em vigor a partir do dia 1º de setembro de 2014. Todos os usuários serão orientados em relação aos procedimentos para que possam se cadastrar no novo sistema. A SEF informa, ainda, que de 2 de junho a 30 de agosto será é o período para que as empresas e escritórios tomem conhecimento e se cadastrem junto ao sistema. Uma equipe da secretaria estará à disposição para oferecer as informações durante este período de adaptação e cadastramento.

Fonte: http://www.gazetadevotorantim.com.br/noticia/9390/prefeitura-de-votorantim-apresenta-nota-fiscal-eletronica.html

Tour do Rio Sorocaba acontece nesta segunda-feira



Nesta segunda-feira (2), das 8h30 às 12h, será realizado gratuitamente o Tour do Rio Sorocaba. Em um ônibus, os participantes percorrerão um trecho que vai da Cachoeira da Chave, em Votorantim, até a Estação de Tratamento de Esgoto S1, em Sorocaba, conhecendo os aspectos históricos e ambientais do Rio Sorocaba.

Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), a atividade de Educação Ambiental faz parte da programação especial em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, e tem como objetivo sensibilizar os participantes com relação ao Rio Sorocaba.

Com saída às 8h30 do Parque da Biquinha, no Jardim Emília, os participantes vão percorrer de ônibus um trecho que vai da Cachoeira da Chave, em Votorantim, até a Estação de Tratamento de Esgoto S1, passando pela Cachoeira dos Guimarães, antiga usina a diesel da Cianê e o Parque das Águas, no Jardim Abaeté.

Em cada parada, serão abordadas as questões ambientais e as curiosidades de cada local. Na barragem da Represa de Itupararanga, os participantes receberão informações sobre a importância da criação da APA de Itupararanga, os aspectos legais e os impactos ambientais presentes no local. Na Cachoeira da Chave, os participantes apreciarão um local com águas limpas, bem próximo ao Centro de Votorantim.

Na usina, o grupo observará o registro da maior enchente que Sorocaba sofreu: janeiro de 1929, quando a água do rio atingiu a metade do prédio. Por último, na ETE S1, os participantes terão a oportunidade de conhecer a maior estação de tratamento de esgoto da cidade e receberão informações sobre o programa de despoluição do Rio Sorocaba, bem como a importância do tratamento de esgoto realizado pelo Município.

Fonte: http://jornalipanema.com.br/noticias/regiao/50503-tour-do-rio-sorocaba-acontece-nesta-segunda-feira