![]() |
| São Filipe |
1ª Leitura – Atos 8, 26-40
Salmo – 65(66)
Evangelho – João, 6, 44-51
Damos continuidade aos fatos nas leituras de hoje, tanto do Atos dos Apóstolos como o Evangelho, são uma sequência lógica. Jesus explica detalhadamente ao povo quem Ele é, reforça o motivo de seu envio em nosso meio e coloca que todo aquele que escuta e se deixa ser instruído pelo Pai, chega até Ele. Podemos considerar que esse “escutar”, não é somente ouvir, mas, se comprometer de alma, permitir que todo o seu corpo se envolva e aja. Escutar sem agir é o mesmo que negar o que ouviu, ou também, não entender.
Vimos que Filipe, pela graça do Espírito Santo sai para evangelização e é direcionado para evangelizar um eunuco, etíope, ministro de Candace, rainha da Etiópia, e administrador de seu tesouro, que passava lendo os escritos do profeta Isaías. Uma vez explicado a escritura convertendo e batizando o eunuco, Filipe foi arrebatado para Azoto, assim foi evangelizando até Cesaréia.
Tal qual é a graça do Espírito Santo quando deixamos atuar em nossa vida, somos colocados nos momentos certos, com frases corretas, convencemos sendo sucintos. Filipe ouviu, entendeu e acreditou. Colocou-se a disposição das missões.
Vimos que a transformação está na clareza da comunicação. A falta de informações, excesso de detalhes, distorções no processo de comunicação provocam mal entendidos, erros, retrabalhos, ressentimentos, ansiedade e lógico, desperdiçam um tempo enorme.
Para sermos efetivos na comunicação devemos respeitar o interlocutor, sabendo ouvi-lo, limitando ao seu conhecimento e interesse. Estabeleça o real objetivo, clarifique suas idéias. Observe o ambiente e as pessoas, seja coerente entre a linguagem verbal e não verbal, mantenha o contato visual, peça um “feedback” do apresentado e, principalmente, seja conciso, não entre em detalhes inúteis.
A todos um bom dia na paz de Cristo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário