WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Vereador, João Queiroz (PT), quer saber o custo de 11 mil ovos


A Prefeitura de Votorantim distribuiu cerca de 11 mil ovos de chocolate aos alunos da rede pública municipal como parte das comemorações pela passagem da Páscoa e, para saber, quanto a "extravagância" custou o vereador João Queiroz (PT), protocolou requerimento na Câmara local.

O pedido deveria ter sido votado na sessão legislativa de ontem, mas o autor pediu sua retirada para acrescentar outros questionamentos. Joãozinho, como é conhecido, quer saber o montante dos gastos e a origem do dinheiro para fazer frente à despesa. "Onze mil ovos de Páscoa chegam a ser um exagero. Vamos emendar o requerimento e reapresentá-lo para ser votado na semana que vem", argumentou o parlamentar.

Fonte: Notícia publicada na edição de 29/04/14 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 007 do caderno A
           http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/544386/vereador-quer-saber-o-custo-de-11-mil-ovos

Minha cidade cada vez mais limpa


"Minha cidade cada vez mais limpa" é o nome do programa apresentado pelo vereador Eric Romero (PPS) com caráter educativo de integrar, divulgar e incentivar as ações públicas e privadas nas áreas da higiene e da limpeza, bem como na correta destinação dos resíduos sólidos gerados.

A proposta foi apresentada no último dia 22, por meio do Projeto de Lei nº 020/14, e de  acordo com o autor, é baseada no "Programa Cidade Limpa", de iniciativa da TV TEM, em parceria com as prefeituras da região, no qual os materiais coletados vão para um ponto de apoio e posteriormente são destinados à reciclagem.
"Para que o projeto obtenha bons resultados é necessário que todos assumam a responsabilidade, governo municipal e a sociedade em geral. Cada munícipe deve responsabilizar-se pela manutenção da limpeza e da higiene em seus locais de acesso frequentes, tais como residência, local de trabalho, vias públicas, transporte público e entre outros. Nossa intenção é que essas ações sejam desenvolvidas por bairro, incentivando a educação ambiental e a coleta seletiva", justificou Eric.

As divulgações do programa deverão ser identificadas com o título "Minha cidade cada vez mais limpa" e deverá ser escrito em letras maiúsculas e acompanhado pelo subtítulo "A responsabilidade é de todos!", ambos de maneira legível. "Também poderão ser realizadas parcerias, intercâmbios e convênios entre o Poder Executivo e a Organizações Não Governamentais (ONGs), cujos projetos se enquadrem nos temas e objetivos do programa instituído pelo projeto apresentado", ressaltou o parlamentar.

Dentre os itens citados, Eric destaca sobre a criação de um canal de comunicação para informar o cidadão, além da prática diária, a legislação vigente sobre o tema e as penas nelas previstas por descumprimento e degradação ambiental, os munícipes também poderão comunicar às autoridades policiais ou administrativas a ocorrência de depósitos irregulares de lixo em áreas públicas ou particulares da cidade.

Mesmo com as intervenções da fiscalização e da vigilância sanitária em atividades comerciais, indústrias e prestadoras de serviços para uma adequação integral às normas vigentes é importante que a aplicação do programa proposto amplie a cultura do cidadão a respeito dos procedimentos de higiene e limpeza.

Thalyta Lima
Assessora de Imprensa
Câmara Municipal de Votorantim

Fonte: noticiasvotorantim.blogspot.com.br 

Agenda Cultural de Votorantim para o mês de maio

04/05 - Cinese
Projeto de arte independente que integra diversas expressões artísticas, apresentando o pianista João Leopoldo, o rapper Eu mesmo Ângelo e a banda "O bardo e o banjo" além de diversas exposições.
Local: Aquário Cultura
Horário: das 15h às 21h
Entrada gratuita
Classificação: livre

08/05 - Aquário Sertanejo
Show ao vivo com o melhor da música raiz da cidade e região.
Local: Aquário Cultura
Horário; das 20h às 23h
Entrada gratuita
Classificação: livre

09/05 - Noite de Saudade
Show ao vivo com o grupo de Seresta "Quinteto da Vila".
Local: Aquário Cultura
Horário: das 20h às 23h
Entrada gratuita
Classificação: livre

08, 09 e 10/05 - Teatro de Rua
A companhia teatral Nativos Terra Rasgada promove a quarta edição da Feira Teatro de Rua, com apresentações na Praça "Lecy de Campos", trazendo para os dias de hoje os costumes artísticos de antigamente, o projeto traz apresentações teatrais ao ar livre.
Local: Praça de Eventos "Lecy de Campos"
Horário: 08/05 – das 19h às 21h
09/05 – das 20h às 21h
10/05 – das 15h às 18h
Entrada gratuita
Classificação: livre

10/05 - Quintal livre
Trazendo para a cidade o melhor da arte, o quintal livre traz apresentações artísticas como shows, performances, além de cinema mudo e a "tenda da cura", trazendo massagens, reiki e cromoterapia.
Local: Praça "Zeca Padeiro"
Horário: das 15h às 22h
Entrada gratuita
Classificação: livre

10, 11, 17 e 18/05 – "A canção de Bernadete" / Circo Teatro Guaraciaba
A história se passa na frança em 1858. Bernardette tem uma visão: os moradores acreditam que seja a Virgem Maria; o governo a considera louca e quer abafar a história. Esse Projeto tem o Apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Programa de Ação
Cultural.
Local: Teatro Municipal
Horário: 20h
Entrada gratuita (retirar o convite com 1h de antecedência)
Classificação: livre

13/05 - Chorinho na Praça
Apresentação ao vivo durante a Feira da Lua com o conjunto "Amburana".
Local: Praça de Eventos "Lecy de Campos"
Horário:20h
Classificação: livre


16/05 - Sambadeira
O melhor do samba com o grupo "Em família".
Local: Aquário Cultura
Horário: das 20h às 23h
Entrada gratuita
Classificação: livre

16/05 – Concurso Rainha da 99ª Festa Junina de Votorantim
Local: Teatro Municipal
Horário: 20h
Entrada gratuita
Classificação: livre

18/05 - Palco Livre
Apresentando o "Inferium Metal Fest" com as bandas: Doomwrath, Dark Wine, Pervencer, Enforcation e Dead Crush Band.
Local: Aquário Cultura
Horário: das 15h às 20h
Entrada gratuita (retirar o convite com 1h de antecedência)
Classificação: livre

22/05 - Aquário Sertanejo
Show ao vivo com o melhor da música raiz da cidade e região.
Local: Aquário Cultura
Horário: das 20h às 23h
Entrada gratuita
Classificação: livre

23 e 24/05 – Meu nome é Ernesto
A velhice pode ser confusa, mas não deixa de ser desperta e divertida. Essa é mensagem que o espetáculo teatral "Meu nome é Ernesto" procura provocar no público. A peça, eleita como uma das melhores da Mostra de Teatro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 2011
Local: Teatro Municipal
Horário: 20h
Duração: 50 min
Entrada gratuita (retirar o convite com 1h de antecedência)
Classificação: 12 anos

29/05 - Cinema 3D na praça
Projeção do filme "Um time show de bola", em 3D em praça pública. A distribuição dos óculos 3D para a população será feita com uma hora de antecedência.
Local: Praça "Zeca Padeiro"
Horário: 20h
Entrada gratuita (retirar o óculos 3D com 1h de antecedência)
Classificação: livre



Toda as terças e quintas – Conto & Cia
Projeto de formação de leitores que apresenta o mundo da leitura às crianças através de contação de histórias.
Local: Biblioteca Municipal de Votorantim
Horário: Terças e quintas às 9h30 e às 14h30
Entrada gratuita
Classificação: livre (público-alvo: 06 a 10 anos).

A Secretaria de Cultura informa que todos os eventos acima são abertos ao público em geral com entrada gratuita.
Mais Informações: (15) 32435814 - 32431191


Secom Votorantim

Fonte: noticiasvotorantim.blogspot.com.br 



domingo, 27 de abril de 2014

Estudo alerta para possível déficit de água

Em cinco anos, disponibilidade hídrica diminuiu 7% nessas bacias; já a demanda aumentou 10% no mesmo período

Sabrina Souzasabrina.souza@jcruzeiro.com.br
programa de estágio
Jornal Cruzeiro do Sul - 27/04/2014

Composta por Sorocaba e outros 34 municípios, a região cortada pelos rios Sorocaba e Médio Tietê já apresenta projeções de déficit hídrico, pois a disponibilidade de água nessas reservas diminuiu 7% em cinco anos, diante de um aumento de 10% da demanda por água no mesmo período. É o que constatou o Relatório de Situação dos Recursos Hídricos, estudo elaborado pelo Comitê de Bacias Hidrográficas dos rios Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT) com base nas tendências de crescimento populacional e de aumento da atividade econômica nessas cidades. 

O índice médio de vazão das reservas das bacias Sorocaba e Médio Tietê (S-MT) - de 10,8% - é classificado como estado de atenção e coloca a região como a terceira mais crítica dentre as 21 unidades paulistas de gestão de recursos hídricos, ficando atrás apenas das bacias do Alto Tietê e dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. 

"Se continuarmos nesse ritmo, em breve teremos problemas graves de falta de água", alerta Rosângela Aparecida César, representante da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) no CBH-SMT. Realizado com dados oficiais deste órgão e do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daae), o estudo considera a necessidade diária de 100 a 150 litros de água por habitante, além do número de outorgas de uso da água pela indústria, agronegócio e abastecimento público. 
O documento aponta que as cidades com maior demanda total do recurso são Sorocaba, Itu, Tatuí, Cerquilho e Botucatu - a soma desses cinco municípios equivale a 64,5% da necessidade regional. Destes municípios, o único que não faz parte dos mais populosos é Cerquilho. 

Racionamento

Rosângela lembra ainda que Itu, classificada como uma das cidades com maior déficit hídrico da região, já enfrentou situação de racionamento de água no último verão, quando cinco dos seus reservatórios operaram com apenas 10% de sua capacidade e o último secou completamente. 

Apesar de não estimar até quando haverá água disponível nessas bacias, já que prevê medidas para amenizar a situação, o estudo mostra que a relação entre a demanda estimada e a realizada nos 35 municípios já se aproxima a uma média de 95%, chegando ao limite do uso do recurso nas reservas do S-MT. A necessidade urbana de água destaca-se em relação a outros usos, e as cidades com maior demanda para este segmento são Sorocaba, Itu, Tatuí, Botucatu e Votorantim, equivalendo a 84% do total regional. 

Governador

Segundo o governador Geraldo Alckmin, que esteve ontem em Itu, as cidades que não são abastecidas pela Sabesp contarão com o apoio do governo do Estado, embora ele não tenha ressaltado de que maneira isso ocorrerá. O governador afirmou que o Estado está estimulando o uso racional da água, dando prêmios para quem reduzir o consumo. 
Em São Paulo, a medida teve 76% de aderência do público. Também se adotou a oneração maior do uso da água para quem aumentou o consumo. O governador falou de investimentos no sistema Cantareira. Destacou o aumento no número de reservatórios: dois em Campinas, além de Jaguariúna e Pedreira

Setor industrial

A segunda maior demanda é da indústria, com 78% do recurso desse setor destinado a Cerquilho, Sorocaba, Boituva, Araçariguama e Itu. A quantidade de água direcionada para o setor rural é a terceira maior, sendo que 77% do seu total são para Tatuí, Botucatu, Anhembi, Piedade e Salto de Pirapora. 

"Por conta da falta de água na capital, as indústrias estão migrando para o interior", analisa Rosângela. Apesar do impacto nos recursos hídricos causados com isso, a representante do comitê considera que trata-se de uma atividade essencial para a economia e cabe aos gestores controlar o uso da água. "É necessário a avaliação de quanto e onde pode ser retirado das reservas", comenta. 
Um exemplo é o Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), que será instalado até 2018 em Iperó e usará a água do rio Sorocaba para dissipar o calor gerado em sua torre de refrigeração. No projeto da instalação estão previstas a retirada de 30 litros de água por segundo e a devolução à natureza de 20,3% do material captado, sem danos ao meio ambiente. 

Medidas de controle 

Como se trata de um bem finito, a manutenção da produção da água depende da proteção de suas nascentes e reservas, o que inclui a preservação dessas áreas contra o avanço da urbanização, o tratamento do esgoto devolvido à natureza e metas de despoluição. "A cabeceira dos rios fica em regiões rurais, que sofrem forte pressão do setor imobiliário interessado em explorá-las", justifica Rosângela. Para tanto, o comitê estuda novas ações a fim de mudar as projeções negativas de disponibilidade de água nos rios Sorocaba e Médio Tietê. (Colaborou Anderson Oliveira)

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Os Containers nas ruas e o Lixo

Neste final de semana decidi parar e registrar, por onde passei, sem ficar procurando problemas, como que se encontra a organização dos containers colocados em algumas ruas de nossa cidade.
Desde a administração passada, não houve nenhum planejamento, não há um espaço preparado para recebê-los, estão colocados ou em cima da calçada ou na rua, limitado pelas guias.
 
Registrei casos, em que deveria tirar os antigos suportes de ferro, onde eram depositados os sacos de lixo, abrindo um espaço, no lugar dele, previamente preparado, sem atrapalhar o fluxo dos carros e o fluxo de pedestres, a colocação do container.
 
 
O container aberto e no meio da rua - Av. João Lauerano

Containers nas esquinas
isso não é inflação?


Praça dos Expedicionários - Parque Bela Vista
 
Praça do Expedicionários - Parque Bela Vista
 
Avenida João Laureano - Rio Acima
 
Containers nos pontos de ônibus
isso não é inflação?
 
Avenida João Laureano - Rio Acima

Avenida João Laureano - Rio Acima
 
Containers na passagem de pedestres
isso não é inflação?

Avenida São João - Parque Bela Vista


Dois sistemas de coleta, não deveria aproveitar e preparar o local para o container?

Avenida Luiz do Patrocínio Fernandes - Rio Acima

Avenida Luiz do Patrocínio Fernandes - Rio Acima

Avenida Luiz do Patrocínio Fernandes - Rio Acima
 
Container colocado no meio da rua
perigo ao cidadão.
 
Praça dos Expedicionários - Parque Bela Vista
 
Infelizmente, se pararmos para observar, há muita irregularidade nas ruas de nossa cidade, chego a conclusão que povo se acostumou ao descaso, precisamos mudar essa cultura de povo subdesenvolvido e exigir das autoridades – Prefeitura, Câmera dos Vereadores, empresas contratadas – que realizem serviços de primeira qualidade, planejando-o para o futuro e, não somente, para sanar um problema imediato.
 
Algumas pessoas, questionaram por que estava tirando foto, ao explicar ouvi diversas reclamações, como por exemplo: um cidadão que depositou um cachorro morto (ridículo imaginar essa situação, mas é verdade), catadores de recicláveis ao procurarem objetos jogam  no chão e deixam assim mesmo. Ou seja, nós povo, somos culpados também por essa desorganização.
 
A Administração Pública, deveria iniciar um trabalho sério sobre como diminuir o lixo, educando e incentivando a coleta seletiva, isso será tema de outra pesquisa. (Leia a matéria já publicada referente ao editorial do Professor da UNESP Sandro Donnini Mancini, neste Blog)
 
Comentem, divulguem, vamos melhorar nossa Votorantim.

domingo, 20 de abril de 2014

Exploração na nossa reserva da Flona Ipanema

Isto é uma briga para toda a região, para todo o Estado. Em favorecimento a grupos privados vamos deixar destruir o pouco que temos?




sábado, 19 de abril de 2014

Estrada Votorantim-Piedade. via Itupararanga

Enfim foi aberta a licitação para recuperação da pista que liga Votorantim-Piedade, via Itupararanga, com criação de acostamento por toda a sua via, coisa que não existe em alguns trechos, deixando-a muito perigosa.
Queremos solicitar o empenho de  nossa classe política, para que haja um reforma estrutural na SP-79 que liga Votorantim a Piedade, duplicando-a, considerando, que muitos a usam para irem ao litoral e a Região Sul do país.





Ecoponto, agora, no Parque do Matão

Precisamos colaborar com o nosso próprio futuro e há materiais que tem pouco pontos de depósito, com por exemplo o óleo, pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes e muitos outros.
Parabéns pela iniciativa de retirar do lixo esses tipos de materiais, agora cabe ao povo, ter esse cuidado de destiná-los corretamente.



quarta-feira, 16 de abril de 2014

Ainda faltam vagas .... nas Creches e Pré-Escola em Votorantim

O pior de estar faltando vagas, é a falta de informação pela Secretaria de Educação, conforme Ministério Público. Mas ressalto, os espaços dentro das escolas. Há escola que está imprópria para administrar aulas para o ensino fundamental, por falta de espaço, como está, não é pedagógico.
 

 

O que fazer com o LIXO .... estamos a mais de 50 anos atrasados

Feliz artigo de Sandro Donnini Mancini, professor da UNESP de Sorocaba para o Jornal "Cruzeiro do Sul". É assunto que deveríamos estar discutindo na Câmara Municipal, no Executivo e até, acredito ser alvo do Ministério Público. Vamos deixar acabar com todas as nossas reservas para depois darmos destino correto aos resíduos sólidos? Temos o privilégio de investigar e copiarmos o que está sendo feito em outros países e que está dando certo. Por que não fazê-lo?
 



domingo, 13 de abril de 2014

MP investiga em Votorantim a falta de vagas em creches e pré-escolas

É um direito garantido pela Constituição Federal, sabemos que é difícil montar e manter uma creche, mas tem que ser realizado, tem que direcionar as verbas para atender principalmente os casos impostos por Lei Federal.



quinta-feira, 10 de abril de 2014

TCE/SP considera irregular dispensa de Licitação em 2007.

O empresário envolvido se justifica e afirma a legalidade de dispensa da licitação. 
O caminho é esse, tem que ser investigado, tem que ser provado por documentos que não houve má fé nas negociações. Aguardamos o desfecho do processo. Parabéns TCE/SP pela fiscalização.




Reajuste diferenciado para funcionários públicos? Está certo?

Não concordo com a diferenciação no percentual de reajuste, partindo do princípio, todos são servidores públicos. Não se está julgando aqui se é merecido ou não, mas, como o reajuste está para todos os funcionários do Legislativo, então, está errado.


sábado, 5 de abril de 2014

Ainda faltam materiais para a Educação em Votorantim

O que já fora veiculado em 20 de março, novamente veio a tona devido os prazos fornecidos pela Secretaria da Educação não foram cumpridos. Agora, publicamente, assumem que esse atraso não ocorrerá ano que vem.



terça-feira, 1 de abril de 2014

Transporte Público

Hoje, foi levantado o problema do transporte em Sorocaba na TVTEM. Há entrada de 50 novos veículos por dia, piorando o congestionamento em suas vias públicas. Pelo planejamento exposto pelo Secretário, o que prevê para suprir esse problema é no investimento do ônibus BRT e outras mudanças nas regras do trânsito, como também, mudar os semáforos.
Tenho certeza que isso não irá resolver, porque todos nós esperamos transportes rápidos, seguros e que atenda a cidade em toda a sua extensão no menor tempo possível, senão, iremos com veículos particulares.
Em 2013 fiquei um mês em Oak Park, no estado de Illinois, no Condado de Cook, EUA. No bairro onde fiquei existe três linhas de trens rápidos, que atravessam a cidade e chegam até ao centro da cidade de Chicago, de lá, você tem todas as alternativas possíveis. Com um sistema de cartão, o que optei foi a compra de um cartão com validade para 30 dias no valor de US$ 100,00, podendo usar quantas vezes quisesse, seja trem ou ônibus, em qualquer lugar no estado atendida pela concessionária. As estações desses trens eram simples, sem frescura, estrutura metálica, mas com um sistema de transporte eficiente. Durante todo esse tempo, não senti falta de ter um carro.
Nas fotos uma das Estações de Trens de Chicago e na cidade, havia linhas aéreas, terrestre e subterrânea. Diversas opções.