WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Manso e humilde de coração – 14/07/11

Povo de Israel na escravidão no Egito
1ª Leitura – Êxodo 3, 13-20
Salmo – 104(105)
Evangelho – Mateus 11, 28-30 

            Na primeira leitura Deus se mostra solícito ao clamor de seu povo que se encontra na escravidão no Egito. Confia a Moisés a missão de se encontrar com o faraó e pedir a libertação do povo de Israel, ele na dúvida perguntou o que deveria responder se questionassem quem o enviou, qual o seu nome? Deus respondeu: “Eu sou aquele que sou.....O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó” (Ex 3, 14a. 15a). Deus espera do homem sua compreensão e entendimento, sabia que o povo iria acreditar em Moises, como também, a resistência do faraó.
            No evangelho Jesus vem complementar e dirimir qualquer dúvida que tenhamos de Deus e seu Ágape ao seu povo. Convida-nos a recostarmos em seu Espírito: “vinde a mim, todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei o descanso” (Mt 11, 28). Novamente e com outras palavras Jesus reforça que não veio para condenar o mundo, mas para salvá-lo – “pois meu julgo é suave e o m eu fardo é leve” (Mt 11, 30).
            Como louva o salmo do dia: “Ele sempre se lembra da aliança” [Sl 104(105), 2]. Não é o Pai que se afasta, que rompe os compromissos assumidos, mas, como conta a história, é sempre nós, povo, que nos afastamos de Deus, que ilusoriamente acreditamos somente em nossa capacidade de decidir entre o bem e o mal, entre o certo e o errado, como no princípio ao sermos expulsos do paraíso. Sejamos manso e humilde de coração, imitamos a Jesus. Com toda a sua divindade e conhecimento da vida se pôs a ouvir o seu rebanho, não impõe seu poder sobre nós apenas convida-nos a santidade.
            É um reforço e continuidade na reflexão de ontem. Como ser humano, como profissional por mais domínio que tenhamos de nossa vida, de nossa carreira, devemos nos dispor as vontades do Pai, ouvir nosso próximo, sermos conciliadores das relações, sabendo responder: sim e, com a mesma ênfase, não.
            A todos desejo a paz do Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário