WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Misericórdia, não o sacrifício – 15/07/11

Êxodo 12, 7 - untar as portas
1ª Leitura – Êxodo 11, 10 – 12, 14
Salmo – 115(116b)
Evangelho – Mateus 12, 1-8 

            Deus coloca ao lado de Moisés, seu irmão Aarão, devido Moisés ser gago tendo dificuldade na elocução. Mesmo com todos os prodígios realizados frente ao faraó, este com o coração duro, não deixou o povo israelita partir. Compromissado com o povo de Israel, Deus ordena que seja oferecido um cordeiro, que bebessem um pouco do seu sangue e depois, os marcos e as portas das casas daqueles que acreditam fossem untadas. Com a família reunida, vestido para viagem, comessem a carne do cordeiro, assado ao fogo, inteiro, com cabeça, pernas e vísceras. O que sobrasse deveria ser queimado e nada deveria sobrar para o dia seguinte. Deveriam comer as pressas, “pois é a Páscoa, isto é, a passagem do Senhor” (Ex 12, 11b). “O sangue servirá de sinal nas casas onde estiverdes” (Ex 12, 13) O Espírito de Deus passaria e a praga exterminadora não os atingiria.
            Nos escritos de Mateus Jesus é criticado pela ação dos seus discípulos que não estavam guardando o sábado e estavam apanhando espigas para comer. Jesus os lembra da passagem em que o rei Davi, junto com seus soldados comeram as oferendas que somente eram oferecidas aos sacerdotes (1Sm 21, 2-7). “Quero a misericórdia e não o sacrifício” (Mt 12, 7b). Como Rei e Senhor, Jesus se coloca acima de todos, como o é, e que a lei é para gerar vida e não matá-la. Existem pessoas que acham que é difícil seguir Jesus por causa da radicalidade das exigências evangélicas, no entanto, essas mesmas pessoas ficam criando uma série de dificuldades a partir de um legalismo ritual, moral e religioso que acabam por fazer do seguimento de Jesus uma causa de sofrimento e de dor e não uma causa de alegria e felicidade de quem descobre os valores que o conduz para a vida eterna.
            Como Deus teve misericórdia com o povo de Israel que sofria com a escravidão no Egito, também Jesus tem misericórdia de nossas almas, machucadas e corrompidas por nossas fraquezas, imperfeições de caráter, falta de fé. Ter misericórdia é ter compaixão com o próximo, é externar o verdadeiro e salvador amor.
            Terminemos esta semana refletindo se somos suficientemente misericordiosos com o próximo, ou até, conosco mesmo. Se não criamos paradigmas que venham trazer sacrifícios desnecessários, criando situações que dificultam o alcance de nossos objetivos. Sejamos misericordiosos, sejamos simples.
            Na paz do Senhor Jesus, desejo a todos um feliz e abençoado final de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário