WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Somos enviados – 07/07/11

José recebe seus irmãos no Egito
1ª Leitura – Gênesis 44, 18-21.23-29; 45, 1-5
Salmo – 104(105)
Evangelho – Mateus 10, 7-15 

            No livro de Gênesis lemos a continuidade da história de José. Com o término do alimento que haviam levado para Canaã, Jacó (Israel) pede para os filhos voltarem ao Egito para comprarem mais trigo, só que para isso teriam que levar Benjamim, o filho mais novo, conforme ordem expressa do chefe dos egípcios, que é José, mais eles não sabiam. Ao voltarem, José, pede que todos saiam da sala ficando somente ele e seus irmãos, chorando muito, revela que ele é o irmão mais novo que tinham vendido para o Egito. Não precisavam temer. Interpreta que Deus o enviara primeiro para poder sustentar todas as nações, como também, sua família. José não tinha rancor ou mágoa, simplesmente agradecia a Deus.
            No evangelho, Jesus concede a missão aos apóstolos: saiam e anunciem que “o reino dos céus está próximo” (MT 10, 7b). Jesus dá o poder de cura, de ressurreição, purificação e o poder de expulsar os demônios. Concedeu-lhes a graça do Pai, que a levasse a todas as nações, se a casa que os recebessem for digna “desça sobre ela a vossa paz, se ela não for digna, volte para voz a vossa paz. Se alguém não vos receber nem escutar vossa palavra, saí daquela casa ou daquela cidade e sacudi a poeira de vossos pés” (Mt 10, 13-14). Jesus mostra-nos que Deus é providente, desde que nos submetamos aos seus desígnios, pediu que nada levassem, garantindo “que o operário tem direito ao seu sustento” (Mt 10, 10b).
            Confiemos no Senhor, façamos nossos trabalhos com respeito e dedicação. Não usemos de artifícios fraudulentos ou, deixemo-nos esvaziar por comodismo e insatisfações. Como no caso de José, parecia que tudo estava errado, mas José sempre foi fiel ao Senhor, deixou-se guiar, simplesmente respeitando-O e vivendo um dia após o outro. Se ele não organizasse a colheita dos primeiros 7 anos de fartura, muitos morreriam, inclusive seu pai e seus irmãos.
            Com a certeza que nosso alicerce é firme, sejamos os enviados do Senhor neste novo dia e com o nosso trabalho anunciar que o reino de Deus está próximo.
            A todos um bom dia na paz de Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário