WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Assumindo a vida – 05/08/11

1ª Leitura – Deuteronômio 4, 32-40
Salmo – 76(77)
Evangelho – Mateus 16, 24-28 

            Na perícope narrada hoje, tirada do livro do Pentateuco, o Deuteronômio, Moisés reuniu o povo e, ao proporcionar as leis e os mandamentos, apresenta os argumentos para acreditarmos em Deus: “Investiga de um extremo ao outro dos céus se houve jamais um acontecimento tão grande ou se ouviu algo semelhante” (Dt 4, 32b). Moisés recorda ao povo a manifestação de Deus, seja: através do fogo que não consome, a escolha dos filhos de Israel, tantos prodígios fez frente aos egípcios para sua libertação, expulsou nações maiores e mais fortes. “Reconhece, pois, hoje, e grava-o em teu coração” (Dt 4, 39a).
            Complementando o discurso de Moisés, no livro do evangelista Mateus, Jesus diz aos seus discípulos: “...renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga” (Mt 16, 24). Aquele que perder sua vida por sua causa, na verdade encontrá-la-á. Questiona: “Que adianta ao homem ganhar ao mundo inteiro, mas perder a sua vida?” (Mt 16, 26)
            Hoje, somos convidados mais uma vez, por amor do Pai, a revisarmos os nossos atos e nossos pensamentos. Pede com insistência paternal que priorizemos a vida, não as mesquinhez humanas, mas que nos alimentemos do verdadeiro pão e bebamos no mesmo cálice. De que vale para nós conquistarmos o mundo e não termos ao lado um verdadeiro amigo? A expressão: “tome a sua cruz”, deixa-nos claro que assumir a responsabilidade de nossa vida significa enfrentar diversas contrariedades, como escalar enormes montanhas. Assumir a cruz, não nos faz imune aos problemas, o que diferencia, é a capacidade e perseverança em resolvê-los, ultrapassá-los, porque com certeza, para nossa proteção, temos um Pai que nos ama imensamente.
            Muitas vezes ouvimos que o mercado é cruel e feroz. Da mesma maneira devemos agir para sermos vitoriosos.
Não vejo assim, acredito que temos um mercado ativo, diariamente se inovando. Com o avanço tecnológico, tudo acontece muito rápido, muitos paradigmas são quebrados. Quem poderia prever que as cartas remetidas levavam uma semana para chegar ao destino, hoje, através de email, os documentos são enviados em segundos?
O que não mudou é a prioridade pela vida, é o respeito para com o próximo, para com o cliente. O verdadeiro profissional perde uma venda, mas não perde o cliente. Caso não tenha condições de cumprir com o prazo de necessidade, por exemplo, o vendedor de visão, ajuda seu cliente a resolver sua necessidade, mesmo, perdendo essa negociação. O que ainda pesa nos relacionamentos é a confiança, o compromisso, a responsabilidade.
Desejo uma feliz sexta-feira e um abençoado final de semana a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário