WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Ser forte na fé – 29/08/11

1ª Leitura – Jeremias 1, 17-19
Salmo – 70(71)
Evangelho – Marcos 6, 17-29 

            Hoje celebramos o martírio de são João Batista o precursor da Boa-nova. Ele foi o profeta que apresentou o Cordeiro redentor. João foi o homem que batizou o próprio autor do batismo, ele que se colocou de corpo e alma aos desígnios do Pai. E Deus permanece ao lado, dando força àqueles que trilham seu caminho. Vemos isso na primeira leitura extraída do livro de Jeremias, onde Deus fala com o profeta e afirma que o fará forte frente a todos os príncipes e reis de Judá. Será como coluna de ferro e como muro de bronze, “’porque eu estou contigo para defender-te’, diz o Senhor”. (Jr 1, 19).
            No Evangelho é contado como ocorreu a morte de João Batista. Como ele criticava o casamento de Herodes com a mulher de seu irmão Filipe, Herodíades, ela odiava-o. Por insistência dela, João foi preso. Herodes tinha medo dele e, gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado ao escutá-lo. Em seu aniversário, Herodes fez um grande banquete para comemorá-lo, a filha de Herodíades dançou para ele e os convidados alegrando a festa. Após o término da dança, empolgado, Herodes promete realizar qualquer pedido que fizesse. Ela consulta sua mãe, do qual pede a cabeça de João Batista. Não podendo recusar, já que jurou frente aos convidados, Herodes mandou degolá-lo. Sabendo desse acontecimento, seus discípulos foram pegar o cadáver para sepultá-lo.
            Perguntamos: mas João morreu? E Deus, não iria protegê-lo? Por sermos pequenos, fica difícil entender as consequências da fé. Primeiramente, João não perdeu a vida, ganhou-a eternamente. Deus, desde Jeremias afirma e se compromete com todos que seguem seus mandamentos. Agora, para o homem, já que temos o livre-arbítrio, assumirá e responderá por suas atitudes. Quem rouba, quem mata, quem comete outras tantas injustiças contra o mundo e contra o seu próximo, pode ter certeza, que irá ser responsabilizado no juízo final. Esse é um caminho que todos nós passaremos, sejam: ricos e pobres, cultos ou ignorantes.
            Neste início de semana, a exemplo do profeta são João Batista, que viveu e se ofereceu totalmente a sua missão, ofertando gratuitamente o seu dom em benefício dos irmãos, também nós, possamos exercer com amor e dedicação a nossa profissão, fazendo com que todo o nosso esforço traga benefícios àqueles que temos como contato. Assim, as conseqüências serão de acordo com a verdade por nós semeada.
            A todos desejo um feliz dia com a benção de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário