WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Sermos simples como uma criança – 09/08/11

1ª Leitura – Deuteronômio 31, 1-8
Salmo – Dt. 32
Evangelho – Mt 18, 1-5.10.12-14 

            Moisés, já ao 120 anos, ciente que não atravessará o rio Jordão à terra que Deus preparou para o povo de Israel, como verdadeiro pastor deste povo e servo fiel do Senhor oferece seus últimos conselhos. Pede ao povo para ser forte e valente frente à vida, sejam obedientes as vontades do Pai, concede a Josué a responsabilidade de ir a frente do povo e entrar na terra prometida, pois deve colocar toda sua confiança no Senhor.
            Jesus, no Evangelho narrado hoje, como na simplicidade de Moisés, responde aos discípulos a pergunta: “Quem é maior no reino dos céus?” (Mt 18, 1b) Recolhe uma criança colocando-a no meio deles e diz: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes e não vos tornardes como criança, não entrareis no reino dos céus. E quem recebe em meu nome uma criança como esta é a mim que recebe” (Mt 18, 3.5). Completa afirmando que o Pai é feliz com todos esses pequeninos que são salvos para o seu reino.
            Hoje as leituras imploram que sejamos simples como uma criança. Criança não guarda rancor, não tem preconceito a nada: nem a raça, nem a religião, não tem opção sexual, tudo isso é ensinado. Moisés reconhece os seus limites, não complica ou cobra de Deus, apenas aceita, sabendo até onde pode chegar e, Jesus vem abrir nossos olhos – sejamos como as crianças. Para a criança não existe a expressão – “já na primeira impressão não gostei dele”, ela não faz um pré-conceito.
            Ocorreu numa visita quando fiz a uma transportadora. Cheguei e conversei com uma pessoa que vestia roupas simples: camiseta, calça jeans e tênis. Tirei algumas informações e este me indicou onde era a recepção. A minha surpresa foi, quando fui direcionado ao proprietário da transportadora, conversei com a mesma pessoa que encontrei ao chegar. Imagine se eu me portasse com arrogância e superioridade? Se não mantivesse educação ao abortá-lo sem saber quem era?
            Alicerçados à Palavra de Deus, reflitamos sobre nossas ações e como nos relacionamos. Preparemos o nosso futuro se portando adequadamente em nosso presente, hoje, agora.
            Na paz do Senhor Jesus, desejo a todos um feliz e aproveitável dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário