WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

“Coragem, sou eu” – 01/08/11

1ª Leitura – Números 11, 4-15
Salmos – 80(81)
Evangelho – Mateus 14, 22-36

            No livro de Números é narrado a reclamação do povo contra o Senhor. Estavam insatisfeitos com a alimentação, principalmente quando comparado com a que tinham no Egito. Conta-nos que o Senhor tomou-se de uma cólera violenta e Moisés, também não concordando, com a posição do povo e com a situação do povo pede intervenções do Senhor, colocando até um questionamento: “Acaso fui eu quem concebeu e deu à luz todo este povo...?” (Nm 11, 12a) Moisés pede ao Senhor que tire a sua vida, pois o encargo, sua missão é muito grande.
            Existe uma certa ligação entre as duas leituras de hoje, entre o Livro de Números e o Evangelho, que é falta de mudança comportamental. A falta de fé traz como consequência o desânimo, a desmotivação. Jesus vem nos dizer: “Coragem, sou eu” (Mt 14, 27).
            No Evangelho, após ter alimentado o povo, Jesus pede para os discípulos entrarem na barca e atravessarem o mar, que depois iria encontrar com eles, ficou para orar a sós. Pelas três horas da manhã Jesus foi ao encontro andando pela água, o mar encontrava-se agitado e ao vê-lo se assustaram e gritaram pensando ser um fantasma. Jesus os acalma dizendo: “Coragem, sou eu” (Mt 14, 27). Pedro pediu: “se és tu, manda-me ir ao teu encontro” (Mt 14, 28), Jesus ordenou que viesse. Pedro saiu da barca e foi andando até Jesus, mas depois de alguns passos fora da barca, sentiu o vento, teve medo e começou a afundar, nisto pediu ajuda a Jesus, para que não o deixasse morrer. Estendendo a mão Jesus disse: “Homem fraco na fé, por que duvidaste?” (Mt 14, 31). Conta o evangelista que todos reconhecerem que Ele realmente é o Filho de Deus. Ao desembarcarem em Genesaré, Jesus foi reconhecido e a ele muitos doentes foram levados.
            Tanto o deserto como o mar reconhecemos que esteja se referindo a nossa vida, as dificuldades que aparecem a cada dia. A caminhada é difícil, e ela fica impossível quando nos falta a fé. Chega-se ao ponto de até preferir voltar a ser escravo, como o povo de Israel se portou. Queriam voltar a escravidão? Voltar ao pecado? Também, Pedro, andando sobre a água faltou-lhe a fé. Mas, como nesses dois episódios narrados, em todos os momentos temos que ter a certeza que o único que não nos abandona é Deus, é Jesus. Sempre está ao nosso lado ouvindo e estendendo sua mão para evitar que morramos afogados nos nossos infortúnios.
            Iniciemos a semana reconhecendo que somos falhos, mas, por outro lado, temos aonde nos apoiar, somos seus filhos preferidos e estaremos sempre ouvindo nas horas de dúvidas: “Coragem, sou eu”.
            A todos desejo um feliz e aproveitável dia na paz do Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário