WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Ser previdente – 26/08/11

1ª Leitura – 1º Tessalonicenses 4, 1-8
Salmo – 96(97)
Evangelho – Mateus 25, 1-13 

            Em continuidade a perícope de ontem, hoje Paulo exorta a comunidade dos Tessalonicenses a continuarem perseverantes na fé e no amor, pois quem conhece a Deus trilha o seu caminho evitando enganar seu irmão, os casais, se respeitando e se tratando com santidade. “Deus não nos chamou à impureza, mas à santidade” (1Ts 4, 7). E os alerta que o desrespeito a esses preceitos não estaria levando-os a negar a “um homem, sim a Deus, que nos deu o Espírito Santo” (1Ts 4, 8).
            Jesus, no Evangelho que refletimos hoje, nos conta a parábola “das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo” (Mt 25, 1) Explica que as previdentes levaram uma reserva de óleo, enquanto as imprevidentes somente as lâmpadas. Os noivos se atrasam e elas dormem. São acordadas repentinamente na chegada dos noivos, as imprevidentes percebem que a chama de suas lâmpadas estão se apagando por falta de óleo, pedem um pouco às outras. Estas negam justificando que a reserva não daria para repartir, se não, todas ficariam na escuridão e opinam para irem comprar aos vendedores, assim o fazem. Os noivos chegam e somente as previdentes entram para a festa de casamento. E a porta se fechou.  Enquanto as outras não são mais reconhecidas. Jesus nos adverte: “não sabeis qual será o dia nem a hora” (Mt 25, 13).
            Diante dos ensinamentos divinos de hoje chego a conclusão que somos aconselhados a entender como as coisas acontecem. Acredito na intervenção divina em nossas vidas, como também, ocorre em nosso cotidiano, desfechos de fatos positivos e negativos diante de nossas expectativas em consequência das ações e decisões tomadas no passado.  Paulo implora: trilhem no caminho de Deus. Jesus recomenda: sejam previdentes. Os acontecimentos, positivos ou negativos em nossas vidas, são consequência daquilo que falamos e fizemos. Se plantar batata, não queira colher banana. Essa lei é universal e muitas vezes nos esquecemos desse grande detalhe.
            A todos desejo um feliz dia e um abençoado final de semana na paz do Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário