WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Evite escândalos – 08/08/11

1ª Leitura – Deuteronômio 10, 12-22
Salmo – 147(147b)
Evangelho – 17, 22-27

            No livro de Deuteronômio, na perícope de hoje, Moisés continua a falar ao povo, ensinando a respeito de Deus, o que Ele nos pede? Ensina: “apenas que o temas e andes em seus caminhos; que ames e sirvas ao Senhor teu Deus com todo o teu coração e toda a tua alma” (Dt 10, 12). Deus é fiel, escolheu os filhos de Israel como seu povo não fazendo acepção de pessoas. Ele é o protetor do órfão, da viúva e estrangeiros, injustiçados na sociedade daquela época até os nossos dias, lembrando que os israelitas foram estrangeiros quando chegaram na terra do Egito.
            Já no Evangelho, Jesus após ter falado sobre o que aconteceria com ele aos discípulos, deixando-os tristes, foram a Cafarnaum. Ao chegarem os cobradores de impostos perguntaram se Jesus não pagava o imposto do templo, Pedro afirmou que sim. Jesus questiona: “os reis da terra cobram impostos e taxas de quem, dos filhos ou dos estranhos? Pedro respondeu: “Dos estranhos” (Mt 17, 25-26) Então Jesus, pediu para Pedro pescar um peixe, e neste encontrará uma moeda, com esta que pagasse o imposto, evitando assim qualquer chance de escândalo.
            Iniciemos a semana com a certeza do primeiro mandamento ensinado desde o Antigo Testamento e renovado no Novo Testamento: A adoração é o primeiro ato da virtude da religião. Adorar a Deus é reconhecê-lo como Deus, como o Criador e o Salvador, o Senhor e o Dono de tudo o que existe, o Amor infinito e misericordioso. "Adorarás o Senhor, teu Deus, e só a Ele prestarás culto" (Lc 4,8), diz Jesus, citando o Deuteronômio (6,13) (CIC 2096). Todo aquele que compreende o que é o amor entenderá o evangelho de hoje. Jesus, para poder desenvolver sua missão, não desviando de seus reais propósitos, respeita as leis humanas evitando o escândalo. Cumpre com a lei em vigor poupando desgastes desnecessários.
            Muitas vezes temos vontade de falar a verdade independente de suas consequências, e isso, não é adequado. A maneira como procedemos fará que atraiamos pessoas aos nossos propósitos ou não. Convencer o oponente (de idéias) é melhor que impor aquilo que acreditamos. A famosa expressão – namoro – nas relações comerciais, está ligada a essa situação, precisamos atrair clientes através do convencimento, de argumentos reais, ouvindo suas considerações e respeitando sua cultura e conhecimentos.
            A todos desejo uma feliz e abençoada semana, pedindo ao Pai o restabelecimento da saúde de nossa irmãzinha, que hoje encontra-se internada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário