WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Ser rico – 16/08/11

1ª Leitura – Juízes 6, 11-24
Salmo – 84(85)
Evangelho – Mateus 19, 23-30 

            O livro de juízes, na leitura de hoje, nos mostra o Senhor atendendo novamente o lamento de seu povo. O povo se desviou do caminho não observando as leis e adorando outros deuses. Deus manda um anjo para chamar Gedeão. O anjo sentou à sombra de um carvalho que ficava em Efra e pertencia a Joás, da família de Abiezer. Gedeão, seu filho, estava limpando os grãos de trigos para esconder dos madianitas. O anjo, em nome de Deus, o convida para libertar o povo dos madianitas. Gedeão pede uma prova que é o anjo do Senhor, Gedeão então, saiu preparar um cabrito, com pães ázimos. Colocou tudo num cesto e o caldo em uma vasilhame e voltou. “O anjo do Senhor estendeu a ponta da vara que tinha na mão e tocou na carne e no pão ázimos. Levantou-se então um fogo da pedra e consumiu a carne e os pães. E o anjo desapareceu da sua vista” (Jz 6, 21). Deus afirmou a Gedeão força, que ao seu lado, ele venceria e libertaria o povo de Israel.
            No Evangelho Jesus é questionado se um rico entrará no reino dos céus. Jesus responde que é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no céu. Então assustados, falaram que é uma missão impossível. Jesus tranquiliza-os afirmando que para Deus nada é impossível. Pedro pergunta: para eles, que deixaram tudo para segui-lo? Jesus profetiza que os doze haverão de sentar nos doze tronos, depois de sua glória, e serão responsáveis em julgar as doze tribos de Israel. E todo aquele que desapegar às riquezas da terra em seu nome, terá cem vezes mais e sua recompensa será a vida eterna. “Muitos que agora são os primeiros serão os últimos. E muitos que agora são os últimos serão os primeiros” (Mt 19, 30).
            Ser rico monetariamente não é consequentemente, ser pecador, mas o coração está voltado para onde? Quais são suas prioridades? Jesus, como homem, foi um rico em sabedoria e propagador do amor. Respeitou e atendeu os necessitados. E nós o que priorizamos? Na primeira leitura, vemos que a infidelidade do povo, o desvio do caminho traçado pelo Pai, os levou novamente para a escravidão. E é isso que queremos para nossa vida? Devemos colocar tudo o que temos, tudo o que vem em consequência de nosso trabalho em louvor e agradecimento a Deus, não se esquecendo de participarmos da vida de nosso irmão.
Assim, podemos analisar como estamos enfrentando e cumprindo com os nossos compromissos. Temos ciência de nossas atuações porque meditamos muitas vezes sobre o atendimento ao cliente, a importância de estarmos realizando o que propagamos, negociamos. Para refletir: o simples atraso a uma visita agendada, prejudica a imagem do profissional, arranha sua credibilidade.
            Alimentados pela palavra, desejo a todos, um feliz e abençoado dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário