WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Confiar e agir – 03/08/11

1ª Leitura – Números 13, 1-2.25-14, 1.26-30.34-35
Salmo – 105(106)
Evangelho – Mateus 15, 21-28 

            Deus pede a Moisés que seja enviado um homem de cada tribo, este tem que ser o chefe do povo, e saiam para explorar a terra de Canaã, assim se fez durante quarenta dias. Após retornarem, apresentaram o que viram a Moisés, a Aarão e toda a comunidade. Afirmando que esta é a terra do mel e do leite, mas os habitantes dessas terras são fortíssimos, e narram que viram os descendentes de Enac que vivem em cidades fortificadas, os “amalecitas vivem no deserto do Negueb; os hititas, jebuseus e amorreus, na montanhas; mas os cananeus, na costa marítima e ao longo do Jordão” (Nm 13, 29). O povo ficou com medo, porque ao tentar entrar nas terras poderiam ser dizimados pelos outros povos, começaram a difamar, passando a noite inteira chorando. O Senhor perguntou a Moisés e a Aarão, até quando ouviria a ingratidão e falta de confiança desse povo? Jurou que todo aquele que murmurasse contra, para cada dia explorado, ficaria mais um ano no deserto e, essa geração não entraria na terra prometida.
            No Evangelho Jesus, retirou-se para região de Tiro e Sidônia, eis que uma mulher Cananéia ia atrás dele suplicando a cura para sua filha possuída pelo demônio. Jesus diz à mulher: “Eu fui enviado somente às ovelhas perdidas de Israel” (Mt 15, 24). Ela, mesmo assim, clamou. “Jesus lhe disse: ‘Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogar aos cachorrinhos’. A mulher insistiu: ‘É verdade, Senhor; mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos’”. (Mt 15, 26-27).
            Na visão do povo de Israel, eles são os únicos escolhidos por Deus, não havendo outro. É o que sentimos no primeiro momento com a resposta de Jesus, mas na persistência da mulher Cananéia Jesus mostra que a Eucaristia, a salvação é para todos. Deus se faz presente em nossa vida, não devemos nos portar como o povo no deserto, ter medo, falta de confiança de ir de encontro com a terra prometida. Quem vive, quem assume a missão, vai deparar com  obstáculos, estes, muitas vezes, ocasionados por nós mesmos ou por outros. A nossa força está em Deus, forte não é somente aquele que cumpre a missão, mas, principalmente, aquele que se levanta e continua todas as vezes que cai.
            A rejeição de nossas tentativas para um relacionamento comercial, não deve ser empecilho na continuidade de nosso trabalho. Com perspicácia e muita análise, devemos insistir no desenvolvimento de mercado. Confiar, sempre.
           Como exemplo prático: em um determinado desenvolvimento, recebi a rejeição. A pessoa com qual mantive contato afirmou que o serviço que queria vender não era de seu interesse. Observando a empresa, após mais ou menos um mês, tentei novo contato, mas agora em outro setor, com outro profissional. A empresa necessitava do serviço oferecido, hoje somos parceiros, apenas no início estava mantendo um contato com a pessoa errada.
            Como observei a empresa para insistir no desenvolvimento? Primeiro: qual é a atuação dela no mercado? Segundo: obter informações com funcionários da empresa, sem demonstrar seu interesse real, aprender como ela esta organizada. Terceiro: buscar pessoas chaves dentro da organização.
            Desejo a todos um feliz e abençoado dia na paz do Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário