WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Autoridade – 10/01/12


1ª Leitura – 1 Samuel 1, 9-20
Salmo – 1 Sm 2
Evangelho – Marcos 1, 21-28

Nesta primeira leitura é narrada o pedido de Ana. O sacerdote Eli está sentado em uma cadeira à porta do templo e Ana chega, com coração amargurado, chorando, pede a Deus para olhar para sua serva. Angustiada falava sem emitir nenhum som, tanto que Eli pensou que estivesse embriagada. Pede que ela vá se curar da embriagues, mas Ana fala que não havia ingerido nenhuma bebida, apenas lamentava seu infortúnio de não ter um filho, do qual em oração, caso o tiver, oferecerá ao Senhor. Eli se compadecendo de seu pedido falou: “Vá em paz, e que o Deus de Israel te conceda o que tu pediste” (1 Sm 1, 17). Ana, concebe um filho e coloca o nome de Samuel, “porque – disse ela – ‘eu o pedi ao Senhor’” (1 Sm 1, 20).

Neste Evangelho refletido hoje narra que Jesus, junto com seus discípulos vai à sinagoga. Jesus começa a ensinar e todos ficam admirados com sua sabedoria e autoridade, diferentemente aos mestres da lei. Estava na sinagoga um homem com espírito do mal que perguntou: “Que queres de nós, Jesus nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o santo de Deus” (Mc 1, 24) Jesus manda-o calar e expulsa o demônio. O demônio com violência deu grande grito e abandonou o homem. Todos ficaram espantados se perguntando quem era ele que manda nos espíritos maus e eles o obedecem? A fama de Jesus espalhou por toda a Galileia.

O que é autoridade se não o direito de se fazer obedecer. Para se ter autoridade precisa-se acreditar naquilo que faz, conhecer profundamente, assim, sabendo intimamente porque acredita. Deste modo, tudo o que defender terá boas argumentações, terá razão. Neste sentido, pode-se ter autoridade para as coisas boas como também, para as coisas más. Eli, o sacerdote, tinha autoridade sobre as coisas de Deus, acreditava e servia-o de coração, por isso soube reconhecer a aflição de Ana e dar-lhe a mensagem enviada, Deus a ouvira. Quanto a Jesus, é inquestionável sua autoridade sobre todos os assuntos, sobre o bem e o mal. Ele tem autoridade para mover a montanha ao mar, para fazer secar a árvore que não lhe dá frutos. Ele ensina-nos o caminho da salvação, e com todo o seu poder, concede a liberdade de escolha.

Inspirados pela palavra, renovemos nossos conhecimentos para que tenhamos autoridade frente às pessoas, não com intenção de humilhar ou fazê-las de escravas, mas autoridade de poder informar, ensinar, conduzir na melhor solução de um problema. Não tenhamos a mesquinhez de ajudar somente quando se há algo em troca, tenhamos a coragem de dar gratuitamente, deixando a recompensa a Deus, pois Ele nos concede de acordo com nossas necessidades. As coisas boas ou más que acontecem em nossas vidas são reflexo e consequência de nossas decisões.

A todos desejo um feliz e abençoado dia na Paz do Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário