WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Compromisso – 30/01/12


1ª Leitura – 2 Samuel 15, 13-14.30; 16, 5-13
Salmo – 3
Evangelho – Marcos 5, 1-20

1ª Leitura – Vemos nesta narrativa a saída de Davi de Jerusalém devido a rebelião orquestrada por seu filho Absalão, que queria matá-lo. Davi foge com seu exército chorando, não porque queriam o seu trono, mas porque seu próprio filho queria matá-lo. Em sua saída foi apedrejado por Abisai, filho de Sárvia, da linha do rei Saul, que xingava-o dizendo que Davi era um rei sanguinário. Seus soldados queriam matar Abisai, mas Davi os proibiu alegando se, o seu filho quer matá-lo, deixai que o amaldiçoe.

Evangelho – Jesus, junto com seus discípulos chegaram a outra margem do mar, região dos gerasenos. Logo ao descer da barca veio um homem possuído por demônios que vivia entre os túmulos ninguém conseguia prendê-lo. Já haviam acorrentado e algemado, mas ele arrebentava as correntes e algemas. O homem caiu de joelhos na frente de Jesus e perguntou o que ele queria? Jesus mandou que o espírito saísse do homem e perguntou qual era o seu nome. O espírito imundo respondeu que era legião, porque eram muitos, pediram com insistência que Jesus não os expulsasse da região. Havia perto uma grande manada de porcos, então solicitaram que fosse enviados a eles. Jesus assim ordenou. Toda a legião saíram do homem e entraram  nos porcos – mais ou menos dois mil – atirando-se do monte ao mar, onde se afogaram. Os homens que cuidavam dos porcos, assustados, correram para a cidade, nisso vieram ver o que havia acontecido. Ao chegarem ao local viram o homem, antes um louco, sentado calmamente conversando com Jesus. Os que tinham presenciado o fato explicaram o que havia acontecido, então pediram que Jesus deixasse aquela região. Jesus sem criar problemas voltava a barca quando o homem que foi curado pediu para segui-lo, Jesus negou pedindo que voltasse para a sua família e testemunhasse a misericórdia do Senhor consigo. “Então o homem foi embora e começou a pregar na Decápole tudo que Jesus tinha feito por ele. E todos ficaram admirados” (Mc 5, 20).

Refletindo a primeira leitura podemos concluir que tudo, o bem ou o mal, geram consequências. Davi, conforme o profeta Natã havia dito: estava passando com sérios problemas com seus filhos, em decorrência do seu pecado, ao mandar Urias para morte. Mas na sua humildade reconhece e pede sincero perdão a Deus, não querendo que matem o seu filho, mesmo ele se rebelando contra seu reino. A ação de Deus é imediata em nossa vida, cabe a nós reconhecermos nossas falhas e querermos permanecer junto com Jesus, como o homem que vivia com os espíritos maus. Toda a confiança tem que ser depositada em nosso Senhor, Davi e o homem curado, assim fizeram. Ao contrário dos outros do povoado, que não reconheceram a ação de Deus, pedindo que Jesus saísse dali. Porque ficar com Jesus é assumir um compromisso com a vida, é testemunhar o seu reino de amor, ser solícito àqueles que mais necessitam.

Uma tecla que nós repetimos incessantemente é o compromisso, acreditar naquilo que faz, viver o que acredita, tornando-nos verdadeiras testemunhas do que propagamos. È uma lei básica de vendas – credibilidade. Jesus é o mestre, não somente por sua divindade, mas pela sua vivência, sua autoridade, seu domínio sobre as coisas porque, já partindo de suas ações demonstram o compromisso com o projeto do Pai.

Ciente que tudo gera consequência, rezo a Deus que assumamos e motivamo-nos com as nossas obrigações, difundindo-as para o bem. Em especial, hoje, meu filho que completa 21 anos, possa assumir com dignidade sua vida. Desejo a todos uma feliz a abençoada semana na paz do Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário