WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Restaurando as relações- 02/09/11

1ª Leitura – Colossenses 1, 15-20
Salmo – 99(100)
Evangelho – Lucas 5, 33-39

            Paulo, na primeira leitura, apresenta a nós um belo credo de fé, “Cristo Jesus é a imagem de Deus invisível” (Cl 1, 15). Inicialmente afirma que Jesus é Deus na segunda pessoa, como Filho. Afiança que o Filho participou de toda a criação, porque “tudo foi criado por meio dele e para ele” (Cl 1, 16). Ele é a cabeça da Igreja, “ele é o princípio, o primogênito dentre os mortos” (Cl 1, 18), ou seja, morreu por nossos pecados e ressuscitou, para que, pelo sangue em sua cruz reconciliemos com Deus e vivamos em paz.
            Já no Evangelho, Lucas retrata o momento em que Jesus é criticado pelos fariseus e mestres da lei frente a conduta de seus discípulos por não jejuarem com frequência. Jesus responde que tempos em que o noivo (Jesus) será tirado deles, aí sim jejuarão. Dando continuidade, através de parábola, Jesus os fez refletir: “ninguém tira retalho de roupa nova para fazer remendo em roupa velha” (Lc 5, 36), ou, “ninguém coloca vinho novo em odres velhos” (Lc 5, 37). No primeiro caso, além de não combinar, o retalho estragaria a roupa nova, como, o vinho novo estouraria os odres velhos. Assim, temos que aplicar em nossa vida, renovando-nos por completo, não querer remendar, ou, mudar somente um pouco, aquilo que acharmos que é conveniente e agradável.
            Novamente somos alertados em nosso relacionamento, principalmente quando aparece algum problema, Jesus nos ensina que devemos parar e analisar, rever o que e como evoluiu esse empecilho. Uma vez analisado e encontrado a causa, partamos para a reconstrução de um relacionamento novo, evitando os mesmos erros. Os desacertos é como o pó em uma engrenagem, caso não limpemos, acumulará até travá-la.
            Avigorando, Paulo em sua carta não a destina somente a comunidade de Colossas, mas também a nós, dois mil anos depois. Sendo testemunha, daquele que teve um encontro com Jesus, é o apóstolo abortivo, enfatiza: para vivermos melhor devemos permanecer sobre os desígnios de Deus.
            Desejo que a paz do Senhor Jesus cubra o seu dia e tenham todos um feliz final de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário