WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Natividade de Nossa Senhora – 08/09/11

1ª Leitura – Miqueias 5, 1-4
Salmo – 70(71); 12(13)
Evangelho – Mateus 1, 1-16.18-23

            Hoje a Igreja Católica Apostólica Romana celebra, louva e agradece o nascimento de Nossa Senhora. Deus a escolheu desde o princípio, ela não desviou de seu caminho, tinha como nós temos o livre arbítrio, foi humilde e simples, hoje, grandiosa mãe.
            Na primeira leitura o profeta Miqueias, natural de Moreset-Gat em Hebron, que profetizou durante os reinados de Joatão, de Acaz e de Ezequias, reis de Judá, 750 e 680 a.C., sendo assim contemporâneo de Isaías, onde a mesma referência faz em seu livro capítulo 7, versículo 14. Tendo vivido na época das invasões assírias sobre os reinos da Samaria e de Judá, os seus vaticínios são dirigidos contra ambos os reinos, aos quais ameaça com o castigo por intermédio dos assírios. O seu livro classificado pela Bíblia Cristã como livro profético, divide-se em três seções: na primeira condena os pecados da Samaria e de Judá, principalmente as injustiças praticadas pelos ricos e poderosos que despojavam injustamente os pobres; a segunda começa com um vaticínio sobre a restauração de Jerusalém, sobre a qual virão as nações estrangeiras e das quais esta se libertará; a terceira corresponde a um processo contra Jerusalém devido às suas idolatrias. No trecho de hoje, Miqueias profetiza a vinda da luz, através de uma mulher, na cidade de Belém, pequenina, mas que arrastará a si todos os filhos de Israel.
            Na perícope, no Evangelho de Mateus, ele nos contempla com a genealogia de Jesus, toda a sua procedência, desde Abraão até o rei Davi, 14 gerações, do rei Salomão, filho de Davi, até o exílio na Babilônia, mais 14 gerações e até José, pai de Jesus, 12 gerações. Revela que Jesus realmente pertence ao projeto de salvação, ele é o enviado e profetizado no Antigo Testamento. Na segunda parte do Evangelho, José ao saber da gravidez de Maria quis abandoná-la mas apareceu-lhe um anjo e este explicou a intervenção divina. “Eis que a virgem conceberá e dará a luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco” (Mt 1, 23).
            Hoje, através da história da salvação podemos reforçar a nossa fé. Primeiro, sempre existiu o projeto da salvação que nos é oferecido gratuitamente pelo amor incondicional do Pai, do qual nos mostra como onipresente, ou seja, tem o poder de estar em todos os tempos e lugares e, assim, onipotente, mesmo com todo o seu poder se preocupa em enviar seus mensageiros guiando-nos conforme seus desígnios, perdoando nossos pecados e por seu amor recebe-nos sempre quando o procuramos de coração.
            Com Maria, exemplo de dedicação e humildade, podemos aprender que a vitória vem como consequência, não necessitamos cobrar de ninguém o reconhecimento de nossas atuações, ela virá automaticamente. Então dediquemos em viver a nossa vida da melhor maneira plausível.
            A todos, com a benção e intercessão de Nossa Senhora, desejo um dia feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário