WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Anjos – 29/09/11


1ª Leitura – Daniel 7, 9-10.13-14
Salmo – 137(138)
Evangelho João (1, 47-51)

            Nós, Igreja viva de Deus, templo de louvor e glória comemoramos e louvamos hoje aos arcanjos: Miguel (quem é como Deus) é o arcanjo que se insurgiu contra satanás e seus seguidores. É o defensor dos amigos de Deus e protetor de seu povo. Gabriel (força de Deus) revelou a Daniel os segredos do plano de Deus, anunciou a Zacarias o nascimento de João Batista e a Maria, o de Jesus. Rafael (Deus curou) acompanhou e protegeu Tobias nas peripécias de sua viagem e curou-lhe o pai cego.
            Na primeira leitura Daniel tem a visão que traz esperança ao povo de Deus. Daniel viveu na época em que Nabucodonosor arrasou e conquistou Jerusalém. Ele tem uma visão e vê um ancião tomar seu lugar ao trono, insistiu na visão noturna e viu das nuvens descer o Filho do Homem, apresentando-se ao ancião do qual deu-lhe “poder, glória e realeza...seu poder eterno que não lhe será tirado, e seu reino, um reino que não dissolverá” (Dn 7, 14).
            No evangelho, vemos como na profecia de Daniel, Jesus apresentado como a nova e definitiva aliança, o elo de ligação entre Deus e a humanidade. De acordo com a leitura, convidado por Filipe, Natanael se apresenta a Jesus, e antes de qualquer palavra Jesus comenta: “Aí vem um Israelita de verdade, um homem sem falsidade” (Jo 1, 47) Natanael estranha e quer saber de onde o conhece. Jesus revela a ele que já o conhecia desde que estava sentado debaixo da figueira e na continuidade afirma que ele terá o prazer de ver o “céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem” (Jo 1, 51).
            Ambas as leituras deixam explícito que somos protegidos e guiados por anjos. Deus nos ama e coloca seus fiéis arcanjos para caminhar ao nosso lado. Daniel conversava com o anjo. Mas para isso é necessário que tenhamos fé, que convertamos. Muitas graças acontecem em nossas vidas, diariamente, só que, a dureza de nossos corações, nosso egoísmo, faz com que não reconhecemos como um presente do Pai, que se preocupa com a nossa vida e nos ama.
            Hoje, principalmente, convido a todos a orarmos em agradecimento por esses fiéis soldados de Deus, que possamos ser seus amigos e darmos condições de ajudar-nos na compreensão da vida. Que nossa atitude seja de aproximação, uma vez assim, teremos dias mais felizes e prósperos.
            Desejo a todos um abençoado dia com a proteção dos arcanjos do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário