WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Deixar tudo e seguir – 01/09/11

1ª Leitura – Colossenses 1, 9-14
Salmo – 97(98)
Evangelho – Lucas 5, 1-11 

            Hoje, ainda continuamos a refletir o início da carta de Paulo aos Colossenses, onde afirma estar em oração pela comunidade, para que cheguem a conhecer plenamente a vontade de Deus com muita sabedoria e discernimento da luz do Espírito. O Pai quer que seus filhos participem da luz, é uma herança dos santos. Fomos libertados das trevas através da redenção alcançada por seu Filho amado, por quem nossos pecados foram perdoados.
            Jesus, na liturgia de hoje, estava pregando junto ao Lago de Genesaré (Mar da Galileia). Grande é a multidão que se comprimiam para ouvi-lo. Estando na praia, viu duas barcas paradas, foi a elas subiu na de Simão e pediu para se afastar um pouco da margem, sentou e pôs-se a ensinar as multidões. Após solicitou que avançasse um pouco mais e lançassem as redes. Simão explicou que passaram a noite toda e não pescaram nada, mas como era uma ordem dele, o cumprirá. “Assim fizeram e apanharam tamanha quantidade de peixes, que as redes se rompiam”. (Lc 5, 6)
            Simão atirou-se aos pés de Jesus e pediu para se afastar porque ele era pecador, mas como mestre e conhecedor, acalmou a Pedro e a seus sócios convidando-os, dizendo: “Não tenhas medo! De hoje em diante será pescadores de homens”! (Lc 5, 10). Deixaram tudo e seguiram Jesus.
            Para seguirmos o caminho que nos leva ao reino de Deus precisamos nos manter em oração, como afirma Paulo. O Pai já nos concedeu a luz, porque dela somos filhos, mas necessitamos pedir incessantemente o discernimento para podermos entender o mundo, o nosso próximo. Diariamente somos convidados a deixarmos tudo para seguirmos a Jesus. Somos convidados a largarmos nosso egoísmo, comodismo, as invejas, enfim, tudo o que dificulta a nossa caminhada. Ficamos excessivamente preocupados com situações banais e desprendemos do essencial. Em nosso trabalho é a mesma situação, em certos momentos, deixamos de atender adequadamente o nosso cliente se justificando em outras atividades que só trazem prazeres fortuitos. Por isso vigiar nossa conduta é importante, temos o dever de estar reavaliando nossas atuações semanalmente, no mínimo.
            Deixar tudo e seguir, esse é o convite. Jesus não escolhe o melhor, não descrimina as pessoas entre ricos e pobres, mas nos capacita para a missão, oferece a todos a oportunidade para a mudança de vida.
            Na paz do Senhor Jesus, desejo a todos um feliz e abençoado dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário