WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

“Diga com quem andas, eu te direi quem tu és” – 16/09/11

1ª Leitura – 1 Tim 6, 2-12
Salmo – 48(49)
Evangelho – Lucas 8, 1-3 
            Paulo, no trecho refletido, chama a atenção de Timóteo, ensinando que aqueles que se afastam dos ensinamentos deixados por Jesus Cristo, discordando de suas palavras é uma pessoa “obcecada pelo orgulho, um ignorante que morbidamente se compraz em questões e discussões de palavras” (1 Tim 6, 4). Neste sentido que “nascem as invejas, contendas, insultos, suspeitas, porfias de homens com mente corrompida e privados da verdade, que fazem da piedade assunto de lucro” (1 Tim 6, 5). Somos todos convidados à vida eterna, então pede que combatemos o bom combate.
            Lucas, na perícope a nós dirigida, descreve que ao lado de Jesus caminhavam os doze apóstolos, algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças.
            Analisando a escritura, somos convidados novamente a ouvirmos a Palavra, a agirmos conforme os desígnios ensinados para alcançarmos o Reino da Paz. É uma questão de decisão. Porque acompanhavam a Jesus? Porque devemos acompanhar as Palavras que nos traz paz, pede o respeito e amor ao próximo, que nos revigora encorajando-nos a enfrentarmos com alegria mais um dia?
Se ouvíssemos um pouco e orássemos mais, teríamos uma sociedade mais sadia, menos violenta, menos suja, porque com certeza faríamos aquilo que precisa ser feito e que realmente cabe a nós. Um exemplo que dou: em Votorantim há uma campanha para recolher as bitucas de cigarro do chão e ações para evitar que a joguem no chão novamente, disponibilizando na cidade vários recipientes coletores. Infelizmente vemos que a grande maioria persiste, mesmo ao lado dos coletores, jogando as bitucas no chão. De que adianta as passarelas, faixas de segurança se o povo, longe da palavra e discernimento, teimam em atravessar pelos jardins e enfrentam o trânsito desconsiderando o perigo para si e para a coletividade?
          Por enquanto houver uma oração haverá esperança e, nesse sentido, desejo a todos um feliz dia e um abençoado final de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário