WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O templo – 22/09/11

1ª Leitura – Ageu 1, 1-8
Salmo – 149
Evangelho – Lucas 9, 7-9 

            Com Ageu começou o último período profético, posterior ao Exílio na Babilônia. A mudança é impressionante. Antes do Exílio, a palavra de ordem dos profetas fora Castigo. Durante o Exílio, passou a ser Consolação. Agora é Restauração. Ageu chega num momento decisivo para a formação do judaísmo: o nascimento da nova comunidade da Palestina. Suas breves exortações datam exatamente do final de agosto a meados de dezembro do ano 520. Os primeiros judeus que regressaram da Babilônia para reconstruir o Templo logo perderam a coragem. Mas os profetas Ageu e Zacarias reavivaram energias e induziram o governador Zorobabel e o sumo sacerdote Josué a recomeçarem os trabalhos do Templo, o que foi feito em setembro de 520 a.C. A construção do Templo é apresentada como a condição da vinda de Iahweh e do estabelecimento do seu reino; a era da salvação escatológica vai ser inaugurada. Assim se cristaliza em torno do santuário e do descendente de Davi a esperança messiânica, que Zacarias vai exprimir mais claramente.
            Lucas narra a preocupação do tetrarca Herodes sobre o homem que trazia a Boa-nova do Reino de Deus, uns diziam que João Batista havia ressuscitado dos mortos, outros diziam ser Elias, e de tanto ouvir, procurava conhecê-lo.
            Hoje temos o privilégio, inúmeras condições de adquirirmos informação, diversos meios: internet, jornal escrito, revistas, TV, rádio, etc., que nos dão certeza do que ocorre no mundo inteiro. Mas continuamos a pecar, do momento em que nos afastamos da informação que vem diretamente de Deus, através de um conjunto de livros que se chama Bíblia, escrito a milênio de anos e, retrata, atualizadamente, devido a sua divindade, a história do povo de Deus. E não há outra maneira de reconstruirmos o Templo do Senhor, se não seguirmos os seus mandamentos e, através da leitura e reflexão dessas escrituras que iremos conhecer os erros e os acertos desse povo. Hoje, o templo de Deus somos nós, nosso corpo e nossa alma. Não devemos imitar a Herodes, governador de uma das quatro partes do Estado Romano que ouve, mas quer conhecer Jesus por medo e curiosidade. Nós não devemos somente ouvir, mas fazer viver a Palavra em nossa vida, pondo em prática.
            Ontem, discutíamos entre amigos sobre o que é ser radical. Viver a Palavra de Deus não é ser radical, não é ser fundamentalista, pois esse tipo de atitude leva ao erro, ao pecado. Mas é, desde com a comunidade familiar até o nosso relacionamento profissional, postarmos como Filhos obedientes de um Pai que ama, por isso se dedica, perdoa e convive, assume os compromissos, tendo  transparência de sua vida, sensato ao dizer não e sim as diversas situações.
            Renove seu templo, reconstrua a morada do Senhor.
            A todos desejo um feliz e abençoado dia na paz do Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário