1ª Leitura – Ageu
1, 15-2, 9
Salmo – 42(43)
Evangelho – Lucas
9, 18-22
O profeta Ageu, com o objetivo de animar a reconstrução do templo de
Jerusalém, como intermediário de Iahweh, transmite ao governador de Judá,
Zorobabel, mesmo no exílio, Deus nunca se afastou do seu povo. “Eu assumi um
compromisso convosco, quando saístes do Egito, e meu Espírito permaneceu no
meio de vós: não temais” (Ag 2, 5). Afirma que Deus é favorável na reconstrução
do templo e esta casa terá um esplendor maior que a primeira.
Lucas, na perícope de hoje, narra o questionamento que Jesus faz aos seus
discípulos: “Quem diz o povo que eu sou?” (Lc 9, 18). Depois de obter diversas
resposta do que o povo comentava, Jesus direciona a pergunta: “E vós, quem
dizeis que eu sou?” (Lc 9, 20). Pedro
inspirado pelo Espírito responde: “O Cristo de Deus” (Lc 9, 20). Jesus
interpela Pedro e o proíbe a divulgar a verdade antes que a missão seja
cumprida, “o Filho do Homem deve sofrer muito, deve ser rejeitado” (Lc 9, 22).
Esta semana encerramos motivados na reconstrução do templo, que somos
nós. O profeta Ageu falou para o governador naquela época e também, hoje, para
nós. Todas as riquezas serão direcionadas para que possamos reconstruir o
templo do Senhor: dignidade, postura, fortaleza. Mesmo nos instantes que nos
afastamos de Deus, Ele esteve e está do nosso lado, pertencemos ao seu povo
amado. Com essa certeza, Jesus pergunta: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Só
teremos condições de responder plenamente se vivermos ao seu lado, convivermos
de acordo com seus mandamentos. Para alcançarmos o nível da resposta dada por
Pedro, necessitamos melhorar muito, orar muito. Mas essa busca, desde que a
façamos de coração, cientes de nossas fraquezas, é uma caminhada possível, é um
objetivo tangível.
E assim, também, somos questionados e avaliados por aqueles a quem
visionamos como clientes. Se ficarmos inertes, esperando as coisas acontecerem,
morreremos devido a morosidade, o mercado atropela. Há um método, único, de
sermos bem cotados entre nossos concorrentes – se fazer presente. Crie uma
tabela, planejando seus contatos, não deixando o cliente se esquecer de você.
Lógico, evite ser inconveniente. Há clientes que obtive oportunidade depois de
20 meses de contato, há um ditado popular que preenche este comentário – “só é
lembrando que se faz presente”.
Um exemplo real: tinha um terreno para vender, e fui até a imobiliária
Patrimônio, em Sorocaba, porque num dia quando me encontrei no meio da rua com
um amigo que há tempos não o via, me falou do que fazia e deixou o seu cartão. Ao
chegar na imobiliária, depois de ter negociado a venda, encontrei um outro
amigo, do qual no mínimo o via duas vezes por semana, mas desconhecia o que
fazia. Ele nunca fez propaganda de seu emprego e, como pessoa física, sou um
cliente em potencial, tendo interesse em vender ou comprar imóveis. Nesse caso,
ele perdeu uma oportunidade de negócio.
Por isso, a pergunta: Quem és?
A todos desejo um feliz
final de semana na paz do Senhor Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário