WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

O maior – 26/09/11

1º Leitura – Zacarias 8, 1-8
Salmo – 101(102)
Evangelho – Lucas 9, 46-50

            Em Zacarias, o profeta fala o que ouve do Senhor. Ele se colocará no meio do povo – “voltei a Sião e habitarei no meio de Jerusalém” (Zc 8, 3) Deus ressuscitará Jerusalém, prevê que em suas praças anciãos se sentarão, cada qual com seu bastão, devido a idade avançada. Meninos e meninas brincarão por suas ruas. Deus, Pai, se compromete com o povo amado: “serão meu povo e eu serei seu Deus, em verdade e com justiça” (Zc 8, 8).
            No Evangelho, Lucas narra mais um mandamento dado por Jesus, ele acolhe as crianças e ensina: “Quem recebe esta criança estará recebendo a mim. E quem me receber estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre todos vós for o menor esse é o maior” (Lc 9, 48). Em seguida os discípulos disseram que calaram um grupo de pessoas que curavam em seu nome, mas não andavam com eles, Jesus foi taxativo e repreendeu-os: “Não o proibais, pois quem não está contra vós está a vosso favor” (Lc 9, 50).
            É importante salientar que o Reino de Deus se completa justamente quando houver o respeito aos mais fracos. Já a 520 a.C. o profeta Zacarias clama através dos desígnios de Deus para que os homens e mulheres repudiassem o pecado manifestado no egoísmo, na avareza, na cobiça, esses principalmente que ferem e deterioram qualquer sociedade. Podemos ser simples e transparentes como uma criança, podemos ser sábios como os anciãos. São pessoas fracas no físico mas, fortes em amor que gera o respeito ao próximo. Quando o profeta menciona "cada qual com seu bastão", quer dizer que há dignidade e reconhecimento diante daqueles que contribuíram com a comunidade.
            Jesus complementa seus ensinamentos para aqueles que tem ou que galgam o poder: quer ser o maior, tenha o julgamento de uma criança. A criança, mesmo brava, não guarda rancor, não há maldade, há sim, um espelho do que ela vê das pessoas que ela ama. Infelizmente hoje, vemos muitas atrocidades por parte das crianças, mais isso é um pequeno reflexo daqueles que deveriam cuidar e educar.
            Na parte final da perícope de hoje, Jesus pede respeito a todos aqueles que fazem o bem, que promovem uma sociedade sadia, independentemente de qual religião pertença. Uma sociedade sadia é formada pela diversidade de pessoas que se confraternizam e se respeitam.
            Pensemos nesses ensinamentos de hoje e possamos iniciar esta semana procurando da melhor maneira possível iniciarmos o nosso trabalho. Não tenha medo de dizer que não sabe algo que foi questionado, mas, que irá querer conhecer e dirimir a dúvida. É feliz aquele que traz a solução, mesmo com um pouco de atraso, mas deixando o cliente ciente, do que aquele, que fala que sabe, sem o saber, e posterga na revelia a solução do problema.
            Sejamos o maior naquilo que fazemos, sendo simples como uma criança e sábios como um ancião.
            A todos desejo um feliz dia na paz do Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário