WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Agir – 30/09/11

1ª Leitura – Baruc 1, 15-22
Salmo – 78(79)
Evangelho – Lucas 10, 13-16

            Baruc escreve mostrando ao povo o motivo de sua ruína, porque foram massacrados e sua Jerusalém foi arrasada. “Ao Senhor nosso Deus cabe justiça; enquanto a nós, resta-nos corar de vergonha” (Br 1, 15). O povo se afastou de Deus, desde que saíram da escravidão do Egito tomaram decisões longe dos seus mandamentos. Mesmo Deus enviando os profetas não houve mudança de atitudes, “e entregamo-nos, cada qual, às inclinações do perverso coração” (Br 1, 22).
            No Evangelho Jesus informa aos habitantes de Corazim, Betsaida e Carfanaum para mudarem de atitudes, a salvação está passando no meio deles e devido as suas ações não conseguem reconhecê-la. Jesus exemplifica com as cidades da derrota: Tiro e Sidônia, se tivessem essa mesma oportunidade, estariam salvas. O fim desses habitantes é o inferno – “e quem vos rejeita a mim despreza; mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou” (Lc 10, 16), diz Jesus.
            Chegamos em mais um final de semana, contíguo com o fim do mês. Novo planejamento  deve ser feito para o mês que se inicia. É importante, mesmo sabendo que é um dia após o outro, obedecer o calendário, dividindo-o por semanas e meses. Com isso podemos planejar nosso trabalho com etapas bem definidas, o que realmente queremos e precisamos alcançar. Como nos alerta Deus diante das leituras de hoje, a perversidade de nossos corações, ou seja, a rejeição e omissão, deixar de fazer o que deve ser feito, leva-nos indiscutivelmente à destruição.
            Somos um povo privilegiado, temos todas as informações necessárias para podermos mudar de atitude, temos a Escritura para iluminar nossos dias, aí pergunto: O que falta para começarmos uma nova maneira de viver? É notório que os resultados são provenientes daquilo que fazemos ou, deixamos de fazer. Caso tenha a intenção de obter um resultado díspar daquilo que tem hoje, precisa com urgência agir diferentemente – se rouba, você é ladrão, se faz o bem, você é uma pessoa boa. As coisas são simples, por isso tenha atitudes simples e eficaz.
            A todos desejo um feliz final de semana abençoado por Deus, nosso Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário