WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A Palavra – 23/01/12.


1ª Leitura - 2 Samuel 5, 1-7.10
Salmo – 88(89)
Evangelho – Marcos 3, 22-30

1ª Leitura – Após a morte de Saul e Jônatas, seu filho, em batalha, toda a tribo de Israel vieram a Hebron se encontrar com Davi, dizendo que no reinado de Saul era ele quem dirigia os negócios de Israel. Vieram também todos os anciãos de Israel e procuraram o rei de Heblon e Davi fez uma aliança, e foi ungido como rei de Israel. Davi tinha trinta anos e reinou por quarenta anos: “sete anos e seis meses sobre Judá, em Hebron, e trinta e três anos em Jerusalém, sobre todo o Israel e Judá” (2 Sm 5, 6). Davi reuniu seu exercito e marcharam contra os jebuseus, e mesmo sendo desacreditado, Davi conquistou sua cidade, a fortaleza de Sião. “Davi ia crescendo em poder, e o Senhor, Deus todo-poderoso, estava com ele” (2 Sm 5, 10).

Evangelho – Os mestres da lei que vieram de Jerusalém comentavam que Jesus estava possuído por Belzebu, sendo príncipe dos demônios expulsava os demônios. Jesus os chamou e em parábola perguntou: como que satanás pode expulsar satanás? Se um reino está dividido não poderá se manter. Assim também, se uma família estiver dividida, não se mantém. Ninguém pode entrar na casa de um homem forte sem antes amarrá-lo, só depois poderá saquear a casa. Jesus advertiu que todos os pecados poderão, caso haja arrependimento, ser perdoados. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo será culpado de um pecado eterno. “Jesus falou isso porque diziam: ‘Ele está possuído por um espírito mau’” (Mc 3, 30).

Blasfêmia é um dito ímpio ou insultante contra o que se considera como sagrado, como também, dito indecoroso contra pessoa muito respeitável. A palavra proferida não tem retorno, é como a pedra arremessada, de acordo com o que falamos podemos unir ou destruir, sendo que a segunda, é a mais forte, porque temos o vício de enaltecer o que destrói. Jesus vem alertar-nos do poder que temos através daquilo que falamos, atraímos aquilo o que proferimos e desejamos. Jesus explicitamente avisa-nos que todo o pecado tem perdão, desde que haja arrependimento, mas, contra o Espírito Santo, não. O Espírito Santo é Deus na terceira pessoa, é Deus que nos orienta, ilumina o nosso caminho. Mal se começa a ler a Bíblia e já se percebe que o Espírito está associado com Deus e é um ser poderoso.  O Pai, o Filho e o Espírito Santo desempenharam, cada um, um papel na criação (Gênesis 1:1-2; João 1:1-3; Colossenses 1:16). Uma das funções principais do Espírito Santo no projeto divino de redenção é a obra de revelar e confirmar a mensagem de Deus ao homem.  Sem a obra do Espírito, não seria possível que o homem se salvasse.

No nosso dia precisamos criar o hábito quando nos referirmos a uma terceira pessoa, discorrer, só se for para elogiar, para falar bem. Do contrário, aprenda a não comentar. A fofoca (falar mal de alguém sem a certeza da verdade) é como pó ao vento, se espalha rapidamente e é impossível recolher. Como nos ensina as leituras, qualquer estrutura, seja familiar ou jurídica, não pode estar desunida, pessoas concorrendo com a destruição de outra pessoa causarão a destruição da empresa.

Na paz do Senhor Jesus desejo a todos um feliz e abençoado dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário