WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Preconceito – 05/01/12


1ª Leitura – 1 João 3, 11-21
Salmo – 99(100)
Evangelho – 1, 43-51

Na primeira leitura somos levados a refletir que o amor é base do bem, da misericórdia. Pede que não façamos “como Caim, sendo do maligno, matou seu irmão” (1 Jo 3, 12). Ensina que passamos da morte para a vida através do amor. Aquele que não ama é um homicida, já Jesus deu sua vida por nós e foi por amor. Fala-nos que amemos não somente com palavras, mas, com ações e com verdade. Deus conhece todas as coisas e, “se nosso coração não nos acusa, temos confiança diante de Deus” (1 Jo 3, 21).

Narra-nos o Evangelho que Jesus decidiu partir para a Galileia, encontrando-se com Filipe convidou-o para segui-lo. Filipe ao encontrar-se com Natanael falou: “Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José” (Jo 1, 45). Natanael ironicamente perguntou se poderia vir algo de bom de Nazaré, Filipe insistiu e o convidou para conhecer Jesus. Ao chegar, Jesus o elogia dizendo que era um verdadeiro e honesto israelita, Natanael estranhou e perguntou de onde o conhecia, Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi” (Jo 1, 48). Natanael ficou maravilhado e Jesus o convidou, afirmando que muita coisa ainda poderá ver.

Natanael no primeiro momento peca, porque preconceituosamente rejeita o Mestre sem o conhecer, mas com uma simples palavra, com humildade e misericórdia, Jesus sabe o que acontece em nossos corações, conhece a Natanael, e o surpreende conquistando-o para sempre, porque Jesus é o rei do Amor. E é o que João coloca: quem está com Deus ama o seu próximo, não é um suicida, mas ao contrário, dá sua vida por amor de seu irmão. Somos convidados a evitarmos o pecado, deixarmos de fazer pré-conceitos das pessoas sem realmente a conhecermos, exigir que nossos irmãos se postem de acordo com o que idealizamos. Amar o nosso próximo é ter a capacidade de conviver na contrariedade. Cada um de nós é um ser único, e esta diversidade que faz com que a comunidade cresça, desde que esteja alicerçada no amor verdadeiro, desinteressado.

Dando continuidade a importância do cadastro de nossos contatos é importante o registro do que conversamos, evitando falar besteira ou, deixarmos de fornecer alguma informação assumida num encontro anterior. Organize uma pasta digital onde você possa estar anotando todo o seu trabalho, abrindo um arquivo para cada cliente, assim ficará fácil esse tipo de registro. Deste modo há condições de analisar a maneira como trabalha o seu contato, se ele está sendo verdadeiro ou não, desde que tenhamos tudo registrado, e antes de retornar a ele se faz necessário a leitura das visitas anteriores.

Na paz e benção de nosso Senhor Jesus Cristo, desejo um feliz e proveitoso dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário