WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O reino de Deus – 27/01/12


1ª Leitura – 2 Samuel 11, 1-10.13-17
Salmo – 50(51)
Evangelho – Marcos 4, 26-34

1ª Leitura –Davi envia Joab junto com seus oficiais e exército de toda a Israel para guerra, devastaram os amonitas sitiando Rabá. Davi havia ficado em Jerusalém. Um dia ao entardecer, levantando-se de sua cama, Davi ao passear pelo terraço, avistou uma bela mulher, era Betsabeia, filha de Eliam, mulher de Urias. Então Davi mandou que seus mensageiros a trouxessem até a ele. Ela veio e deitou-se com Davi. Retornando para casa, como concebeu, mandou dizer a Davi que estava grávida. Davi mandou uma ordem a Joab, chamando Urias. Ao chegar Davi pediu notícias de Joab, do exército e da guerra. Davi mandou Urias descer ir a sua casa e lavar os pés, mas não o fez, ele dormiu à porta do palácio junto com outros servos. Davi convidou-o para comer e beber à sua mesa, e o embriagou. “Mas ao entardecer, ele retirou-se e foi-se deitar no seu leito, em companhia dos servos do senhor, e não desceu para sua casa” (2 Sm 11, 13). Na manhã seguinte Davi entregou uma carta a Urias endereçada a Joab, pedindo que o colocasse a frente da batalha, onde o combate for mais violento e abandone-o para que seja ferido de morte. Assim morreu Urias, o hitita.

Evangelho – Jesus reunido com uma multidão explicava, por parábola, o que era o reino de Deus. Disse que é como a semente, que jogada a terra, o lavrador vai dormir, enquanto, sem saber como, noite e dia, a semente vai germinando, inicialmente aparecem as folhas, depois a espiga e, por fim os grãos que enchem as espigas. “Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou” (Mc 4, 29). Diz que é como um grão de mostarda, a menor de todas as sementes, quando plantado, se torna a maior de toda as hortaliças, “e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra” (Mc 4, 32). Jesus tinha o hábito de ensinar por parábolas para que pudessem entender e, retirado com os discípulos, explicava-os.

Através de parábolas Jesus nos ensina que o reino de Deus acontece todos os dias diante de nós, a partir dos pequenos acontecimentos, como o simples germinar de uma semente plantada. Jesus nos fala que o reino de Deus, por si só, se manifesta, cria raízes e cresce, como um grão de mostarda, inicialmente a menor de todas as sementes e a maior de todas as hortaliças. Voltando um pouco na narração da primeira leitura, Davi, pecou, deixando-se levar pelo poder e prazer. Uma vez cometido o pecado, quis amenizá-lo tentando fazer com que Urias assumisse a gravidez de Betsabeia, sem o saber, mas ele retornando da guerra, por ordem de Davi, não foi deitar-se com sua mulher. Davi, vendo-se obrigado a cometer um novo pecado para evitar um escândalo, mandando-o para morte. Podemos compreender que Deus não escolhe os melhores, mas nos faz melhores, nos capacita. O seu reino, frente ao pecado cometido por Davi, se manifesta, porque é superior. Não há mal que seja maior às vontades de Deus, não há problemas que sejam obstáculos para aquele que confia em Deus. O seu reino se manifesta em nossos dias, muitas vezes nós que não queremos senti-lo e reconhecê-lo.

Desejo a todos um feliz e abençoado final de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário