WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

A palavra salva – 19/01/12


1ª Leitura – 1 Samuel 18, 6-9; 19, 1-7
Salmo – 55(56)
Evangelho – Marcos 3, 7-12

1ª Leitura – Após Davi ter matado o filisteu, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram às ruas dançando e cantando aos sons de tamborins e címbalos, dizendo em coro: “Saul matou mil, mas Davi matou dez mil” (1Sm 18, 7). Isso causou grande inveja no rei Saul que já estava destituído por Deus como rei, prometendo matar Davi. Saul fala de suas pretensões aos seus servos e a Jônatas, seu filho e amigo de Davi. Preocupado pede que Davi se esconda porque irá sair e conversar com seu pai. Jônatas acompanhando seu pai elogia a Davi, dizendo de sua fidelidade ao rei, de sua coragem frente aos filisteus, que ele mesmo, Saul, havia se alegrado com a morte do guerreiro, perguntando por que se mancharia com a morte de um inocente? “Saul ouvindo isso e aplacado com as razões de Jônatas, jurou: ‘Pela vida do Senhor, ele não será morto!’” (1 Sm 19, 6). Então Jônatas chamou Davi, levou-o a Saul e fez que retomasse o lugar de antes.

Evangelho – Jesus se retirou a beira do mar acompanhado de seus discípulos, o povo seguia-o e vinham de diversos lugares, pois queriam ouvir e tocá-lo. Jesus pede aos discípulos que arrumassem um barca, para não comprimi-lo. Jesus atraía multidões porque os curava e os espíritos maus caíam a seus pés dizendo: “Tu és o Filho de Deus!” (Mc 3, 11). Mas Jesus impedia-os de falarem quem ele era.

Quando deixamos nos levar pelo nosso egoísmo, ganância, soberba, automaticamente esses pecados nos afastam de Deus, perdemos sua proteção, por nossa e única decisão. Mesmo destituído do reino por Deus, Saul, continuava a frente do povo de Israel e era respeitado por Davi, que já fora ungido. Através da palavra, Jônatas, seu filho, fez enxergar o erro que iria cometer, caso deixasse se levar pelo pecado, principalmente a inveja. Nesse ponto que reflito: Estou evangelizando através de palavras e ações? Nesse caso devemos observar ao nosso redor e ver que obras temos realizado, que testemunho temos dado e como temos alcançado, diante dos homens, a autoridade de portadores da Boa Nova. Jesus se mantém presente através da evangelização e o mundo depende que mais evangelizadores se coloquem a serviço, não exigindo altos conhecimentos, diplomas, mas, a verdade, mudança de vida, decisão em querer participar do projeto, humildade, respeito e reconhecer no próximo Jesus Cristo, o nosso Deus.

Na paz do Senhor Jesus Cristo desejo um feliz e abençoado dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário