WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Transformar – 13/01/12


1ª Leitura – 1 Sm 8, 4-7.10-22
Salmo – 88(89)
Evangelho – Marcos 2, 1-12

1ª Leitura - Os anciãos de Israel se reuniram e procuraram o profeta Samuel em Ramá e pediram, alegando que seu povo necessita de um rei, por que ele já está velho e seus filhos não seguiram o seu caminho. Querem um rei que os guiasse, que administrasse o seu povo e esteja a frente nas batalhas defendendo a nação de Israel, querem um rei como em outras nações. Samuel coerentemente fala a eles que um rei exige pagamentos: cobrará dízimo e o destinará aos seus eunucos e aos seus criados, retirará seus filhos e os colocará nas batalhas, parte de sua colheita, a melhor parte, lhe será confiscada. Levantou diversas perdas que o povo terá, mas, não os convenceu. Samuel levou o pedido ao Senhor, do qual explicou que eles não estavam o rejeitando, mas rejeitavam ele, o Senhor, e pediu para atender a sua vontade.

Evangelho - Nesta narrativa Jesus retorna a Cafarnaum, quando o povo soube se reuniram com ele e Jesus pôs-se a ensinar. Alguns homens trouxeram um paralítico e não podendo chegar até Jesus, subiram sobre o telhado, abrindo o teto e descendo numa cama o paralítico. Jesus vendo a fé daqueles homens disse ao paralítico: “Filho, os teus pecados estão perdoados” (Mc 2, 5). Alguns mestres da lei que se encontravam ali recriminavam em seus corações, questionando: “Como este homem pode falar assim? Ele esta blasfemando: ninguém pode perdoar a não ser Deus” (Mc 2, 7). Jesus sabendo o que pensavam, falou: “Por que pensais assim em vossos corações? O que é mais fácil, dizer ao paralítico: “Os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te, pega tua cama e anda?’” (Mc 2, 9) Jesus ordena que o paralítico se levante pegue a sua cama e vá para casa, assim ocorreu. Todos ficaram maravilhados admirando a Deus.

A mudança em nossa vida tem que ser ponderada. Tudo que é radical pode gerar pecado, não podemos nos desprender de nossa natureza humana,  reconhecendo que dependemos da proteção divina. O povo de Israel, querendo ser práticos, porque começaram acreditar que um rei seria a solução de seus problemas, não levaram em consideração que esse rei, como Samuel, tem que estar sob os desígnios de Deus, caso contrário, será um ditador, escravizará o seu povo. Sabiamente Samuel alertou os anciãos, mas estes estavam cegos, acreditavam que poderiam transformar a vida elegendo um como todo-poderoso. Como nos mostra a perícope do evangelho de Marcos, a fé, a confiança em Deus, faz toda a diferença. Podemos perdoar e sermos perdoados, podemos amar e sermos amados, podemos respeitar e sermos respeitados. Transformar a nossa vida, não é esquecer nossa origem, mas sim, se colocar a disposição da batalha que temos diariamente e internamente contra o satanás, contra o pecado. O que mais fácil dizer? Com fé em Deus podemos afirmar: Levante e siga o seu bom caminho.

Na paz do Senhor Jesus Cristo desejo a todos um feliz e abençoado final de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário