WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Chamado – 11/01/12


1ª Leitura – Samuel 3, 1-10.19-20
Salmo – 39(40)
Evangelho – Marcos 1, 29-39

Samuel, desde sua concepção, como vimos na leitura de ontem, foi prometido para o serviço ao Senhor por sua mãe Ana, em agradecimento, porque ela era estéril e seu desejo foi atendido. Ele morava com sacerdote Eli no templo, naquele tempo em as palavras do Senhor eram raras e as visões não eram frequentes. À noite quando foi descansar Samuel ouviu alguém chamá-lo pelo nome, acreditou que fosse Eli, mas este negou que o tinha feito. Isso se repetiu por três vezes e Eli compreendeu que era o Senhor o chamando, falou a Samuel: “Volta a deitar-te e, se alguém te chamar, responderás: ‘Senhor, fala, que teu servo escuta’” (1 Sm 3, 9). Assim se sucedeu, Samuel ouviu novamente o chamado e se colocou a disposição do Senhor, Samuel cresceu e o Senhor estava com ele. “Todo Israel, desde  Dã até Bersabeia, reconheceu que Samuel era um profeta do Senhor”. (1 Sm 3, 20).

Jesus, na perícope extraída do Evangelho de Marcos, narra que depois que saiu da sinagoga, junto de Tiago e João, foi para casa de Simão e André. Chegando foi informado que a sogra de Simão encontrava-se de cama, enferma. Jesus foi até a ela ajudou-a a se levantar e ela ficou curada e pôs-se a servi-los. Muitos doentes e possuídos pelos maus espíritos foram trazidos a Jesus a procura da cura, ele não deixava os demônios revelarem quem ele era. De madrugada Jesus se afastou para orar num lugar deserto. Simão e os outros o procuravam, quando o encontrou falou que todos estavam procurando-o, “Jesus respondeu: ‘Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que vim” (Mc 1, 38).

Deus nos faz uma proposta clara, a todos nós – “muitos são chamados e poucos são os escolhidos” (Mt 22, 14) – desde a infância Samuel compreendeu sua missão, assumindo de corpo e alma, foi o responsável de ungir os dois primeiros reis de Israel: Saul e Davi. Deus também nos cura, na simples ajuda que Jesus faz a sogra de Simão ela sarou e, importante, se põe a serviço, não fica esperando, não se acomoda. A ação de Deus em nossa vida tem que trazer sérias mudanças de pensamento e consequentemente, de comportamento. Não nos deixa uma pessoa chata, lembre-se, Jesus participava de festas – “O Filho do homem vem, come e bebe, dizem: É um comilão e beberrão, amigo dos publicanos e dos devassos. Mas a sabedoria foi justificada por seus filhos.” (Mt 11, 19) – seja, o nosso comportamento frente ao próximo tem que levar a salvação, a mudança de vida. Incessantemente somos chamados pelo Pai, até quando permaneceremos na resguarda? Mesmo sendo Deus na segunda pessoa da Santíssima Trindade, Jesus, Filho do Altíssimo, sempre se punha a conversar com o Pai em oração. O que nos impede de fazermos o mesmo? Não será a falta deste diálogo que provoca nosso afastamento das coisas do Pai?

Irmanados com a Santa sabedoria, desejo a todos um feliz e abençoado dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário