WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Escolha – 20/01/12


1 Samuel 24, 3-21
Salmo – 56(57)
Evangelho – 3, 13-19

1ª Leitura – O rei Saul mal orientado faz com que a inveja prevaleça sobre seus sentimentos em relação a Davi, toma três mil homens escolhido por toda Israel e sai em sua captura para matá-lo. Em certo momento Saul com seus homens entraram numa gruta para satisfazerem suas necessidades sem saber que no fundo estava Davi e seus homens. Seus homens aconselharam a Davi que este é o momento - Deus entregava o seu opositor - mas Davi foi até onde estava Saul e cortou um pedaço de seu manto, ficou com remorso, e pediu ao Senhor que não o deixe levantar a mão contra ao seu ungido, o seu rei, assim Davi conteve os seus homens. Saul saiu da gruta com seus homens e pôs-se a caminho. Davi levantou e seguiu, gritando atrás dele perguntando por que o rei dava ouvidos àqueles que dizem que Davi quer fazer o mal? Fala que Deus entregou-o em suas mãos, mas optou por preservar sua vida, porque o respeita como o ungido do Senhor, como rei de Israel e que é inocente e, sua mão não o tocará, mostrando o pedaço do manto que cortara na gruta. Saul chora e fala: “Tu és mais justo do que eu, porque me tens feito bem e eu só tenho feito mal. Hoje me revelaste a tua bondade comigo, pois o Senhor me entregou em tuas mãos e não me mataste ... Agora eu sei com certeza que tu serás rei e que terás em tua mão o reino de Israel” (1 Sm 24, 18-21).

Evangelho – Jesus sobe no monte e após rezar chamou alguns consigo e “designou doze para ficar com ele e para enviá-los a pregar, com autoridade para expulsar os demônios” (Mc 3, 14. Designou desde Simão, que veio se chamar Pedro até “Judas Iscariotes, aquele que depois o traiu” (Mc 3, 19).

Todos nós somos escolhidos por Deus. Quanto ao bem e ao mal, na sua misericórdia e bondade Deus não interfere, mostra-nos o caminho, não nos empurra nele. Podemos verificar isso quando Davi tinha todas as condições para matar o rei Saul e ser o novo rei de Israel, mas devido a sua pureza e lealdade, não o fez. No Evangelho vemos que Jesus escolheu para evangelizar homens sem cultura, pescadores, cobrador de impostos e Judas Iscariotes, que estava ligado aos grupos dos zelotes, responsáveis por violentos ataques contra força romana. Agora, a decisão de fazer o bem ou não, cabe a cada um de nós. Todos somos convidados a expulsar os demônios, de levar a palavra de Deus, de divulgar o seu evangelho ao próximo – somos convidados e não obrigados. Vemos que nossa sociedade carece de paz, será porque não estamos optando em sermos humildes? Honestos? Fraternos? Compreensivos? Vemos nos telejornais que a ênfase é dado para os casos que prejudicam a sociedade, não poderia ser diferente? Não estamos trocando os valores e com isso, cada vez mais, caímos num abismo? Tente a partir de hoje enaltecer tudo aquilo que pode trazer vida, principalmente a compaixão, o respeito ao próximo, porque só podemos amar a Deus se amamos o próximo como a nós mesmos.

Na paz do Senhor Jesus, desejo a todos um feliz e abençoado final de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário