WELCOME

O meu dia a dia, meus pensamentos. Convido você a viajar comigo nestes preciosos momentos.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Conversão – 25/01/12


1ª Leitura – Atos 22, 3-16
Salmo – 116(117)
Evangelho – Marcos 16, 15-18

1ª Leitura – No livro de Atos, escrito pelo evangelista Lucas, Paulo nos fala de sua vida e de sua formação: “eu sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, mas fui criado aqui nesta cidade. Como discípulo de Gamaliel, fui instruído com todo o rigor da lei de nossos antepassados, tornando-me zeloso da causa de Deus, como acontece hoje convosco” (Atos 22, 3). Diante do que tinha como verdade perseguia os cristãos, prendia-os. Com autorização do conselho dos anciãos, foi enviado a Damasco para prender e trazer para Jerusalém mais cristãos para serem castigados, mas, na sua viagem, uma grande luz, ofuscando sua visão, derrubou-o do cavalo e ouviu uma voz que perguntava porque o perseguia. Os soldados que o acompanhavam viram a luz, mas não ouviram a voz. Paulo diz que perguntou quem estava falando e ouviu como resposta: “Eu sou Jesus, o Nazareno, a quem tu estás perseguindo” (Atos 22, 8). Paulo perguntou o que deveria fazer, Jesus respondeu que deveria ir a Damasco e lá lhe dirão o que deve fazer. Paulo assim o fez, chegando, foi procurado por Ananias, que em sonho, recebeu a missão de encontrá-lo. Ananias, de acordo com a vontade de Deus, fez Paulo recobrar a visão e informá-lo que está sendo convidado a participar do projeto de Deus como sua testemunha diante dos homens do que viu e ouviu, assim Ananias o batizou purificando-o de seus pecados em nome de Jesus Cristo.

Evangelho – Nos é narrado que Jesus investe seus discípulos de poder, em seu nome, de: expulsar os demônios, falar outras línguas, se atacados por serpentes ou beber algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum; quando impuser a mão sobre os doentes, eles ficarão curados, incumbindo-os de ir pelo mundo inteiro para anunciar o evangelho a toda criatura.

O que é o pecado? O pecado é negar uma verdade conscientemente. Paulo, já desde sua formação com Gamaliel se mostrou honesto, compromissado com aquilo que tinha como verdade. Hoje a Igreja celebra, louvando a Deus pela conversão de um dos grandes discípulos de Jesus, aquele que se considera abortivo, pois seu encontro foi após a sua ascensão. Foi um único, mas o suficiente para convencê-lo de uma única verdade. Através do seu testemunho, porque todos o conheciam como ferrenho inquisidor das leis judaicas, fiel à sua consciência, iria agora, testemunhar a verdade de Jesus Cristo. Paulo é o personagem de uma verdadeira conversão, não traz consigo dúvidas. Sabe que o mal nos ronda, espera o momento de nossa fraqueza para dominar-nos, mas Paulo sempre em oração, pede forças para superar o espinho encravado em sua carne. “Demais, para que a grandeza das revelações não me levasse ao orgulho, foi-me dado um espinho na carne, um anjo de Satanás para me esbofetear e me livrar do perigo da vaidade” (II Coríntios 12,7). Paulo cumpre com o mandado de Jesus, “ide pelo mundo inteiro e anunciai o evangelho a toda a criatura” (Mc 16, 15).

Devemos lutar por nossa conversão, através de nossa vida poder ensinar, transmitir verdades, podemos ser responsáveis e realizarmos o marketing da salvação. Temos o poder de convencimento no momento em que vivemos aquilo que acreditamos, sendo fiéis e compromissados com aquilo que julgamos e temos como verdade.

A todos desejo um feliz e abençoado dia na paz do Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário